atividades extensionistas

Manual de Atividades Extensionistas

E aí, estudante!

Você precisa fazer atividades extensionistas, que são parte do seu currículo e exigem sua participação com a comunidade, seguindo a Resolução CNE/CES nº 7/2018. Nessa disciplina, você trabalhará com a comunidade ao implementar um projeto de extensão para ajudar a sociedade a encontrar soluções juntos para melhorar a vida de um grupo ou da própria comunidade.

Tudo começa entendendo os projetos, que você precisará desenvolver durante sua formação e separados em quatro programas: a) Programa de Contexto à Comunidade; b) Programa de Ação e Difusão Cultural; c) Programa de Inovação e Empreendedorismo; e d) Programa de Sustentabilidade – tudo isso será apresentado no Template PDCA e no Relatório Final de Atividades Extensionistas específicos para cada disciplina.

Isso foi proposto com base em quatro áreas: (i) Artes e Comunicação; (ii) Exatas e Negócios; (iii) Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; e (iv) Saúde e Biológicas. O Template PDCA é onde você vai desenvolver seus projetos usando a ferramenta e inclui:

  • Curso: cada curso tem suas próprias disciplinas de extensão distribuídas ao longo da grade curricular.
  • Disciplina: identificação da disciplina que você está cursando no semestre/módulo.
  • Programa de Extensão: identificação do programa ao qual a ação está ligada à disciplina da etapa.
  • Objetivo e Motivação: apresentação do objetivo e motivação da ação, incluindo sugestões de locais para desenvolver a atividade de extensão.
  • Competências: apresentação das habilidades que serão desenvolvidas durante a realização da atividade.”
– Perfil de egresso: mostra as habilidades que você precisa desenvolver, conectando com as necessidades locais e regionais. Há um plano para ampliá-las de acordo com as exigências do mercado de trabalho.
  • Soft Skills: São as competências sociais e emocionais que moldam suas atitudes e personalidade, valorizadas pelo mundo corporativo atual.
  • Objetivos de aprendizagem: representam o que você espera alcançar com a atividade planejada, unindo habilidades, conhecimentos, atitudes e métodos a serem estimulados durante o projeto.
  • Conteúdos: são os temas do seu curso, conectados na prática, para que você possa aplicar seus conhecimentos na comunidade.
  • Indicações bibliográficas: lista de livros relacionados ao tema, para te ajudar nas pesquisas.
  • Referências bibliográficas: ao final do seu projeto, você deverá listar os livros que consultou.
Se você não sabe o que é PDCA, não se preocupe, ao longo do documento vamos te dar uma visão geral e disponibilizar um modelo do seu AVA. Quanto ao Relatório Final de Atividades Extensionistas, que você precisará entregar após realizar suas ações, ele inclui os seguintes itens:
  • Sua identificação e a identificação da sua instituição de ensino superior.
  • Itens já incluídos no Template PDCA: Curso, Componente Curricular; Programa de Extensão; Finalidade e Motivação; Competências; Perfil de Egresso; Soft Skills; Objetivos de Aprendizagem; Conteúdos, Indicações de Bibliografias.
  • Descrição da Ação com Resultados Alcançados: nesta seção, você deve descrever os seguintes passos: (1) Local onde a atividade extensionista foi realizada; (2) Durante a ação; (3) Ocorrências durante a ação, caso tenha sido necessário fazer mudanças de estratégia para alcançar o resultado desejado; (4) Resultado da ação; (5) Conclusão; e (6) Depoimentos, se houver.
Relate sua Visão das Ações Extensionistas no Programa:
Nesta seção, você precisa escrever pelo menos 15 linhas sobre sua experiência com as atividades extensionistas e expor sua percepção sobre sua realização.
  • Referências Bibliográficas: Aqui você deve listar as referências bibliográficas e outras fontes usadas em seu projeto.
  • Autoavaliação da Atividade: Nesta seção, você responderá às primeiras seis perguntas, que são fechadas, e atribuirá um valor de 0 a 10, sendo 0 muito insatisfatório e 10 muito satisfatório. Na sétima questão, há espaço para suas contribuições. Para facilitar sua organização, serão fornecidos os seguintes documentos/modelos em seu Ambiente Virtual: CARTA DE APRESENTAÇÃO: Para comprovar sua vinculação à sua IES quando entrar em contato com a instituição parceira onde você deseja aplicar seu projeto de extensão. TEMPLATE PDCA: Modelo de documento para ajudar na aplicação da metodologia PDCA, organizado em cada fase de aplicação. Este modelo não precisa ser entregue, é apenas para ajudá-lo na elaboração de seu projeto extensionista. RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS: Modelo de documento para escrever o relatório final após as atividades planejadas no local escolhido. Este é o documento comprobatório da realização da atividade in loco e deve ser entregue no seu Ambiente Virtual para avaliação e atribuição de sua nota.
Dicas iniciais para Começar seu Projeto
Você pode acessar o Template PDCA através do Ambiente Virtual de Aprendizagem ligado à sua extensão. Com esse documento, você vai escolher o projeto que irá fazer, avaliar o conteúdo e as habilidades descritos no template e planejar como vai desenvolver cada projeto. Além disso, você precisa encontrar uma comunidade para aplicar suas ações. Lembre-se que a extensão é obrigatória na grade curricular, então você precisa fazer seu projeto e entregar o Relatório Final de Atividades Extensionistas para ser avaliado. Você precisa ter uma nota mínima para ser aprovado, caso contrário, você terá que fazer tudo de novo. Se por algum motivo a instituição parceira ou você mesmo desistir, você é responsável por encontrar outra parceria para entregar o relatório a tempo. Se não entregar dentro do prazo, você não será aprovado na extensão. Se você tiver dificuldades para encontrar uma nova parceria, você pode pedir ajuda ao tutor.
Iniciando o Projeto Extensionista
Depois de concluir todas as atividades de formalização do projeto, você precisa desenvolver o seu projeto extensionista usando a metodologia PDCA. Se você não conhece a metodologia, pode assistir ao tutorial de vídeo disponível em seu ambiente virtual. O Template PDCA deve ser utilizado para elaborar seu projeto extensionista. A metodologia PDCA é composta pelas seguintes etapas: Planejar, Fazer, Verificar e Agir.

Planejar

Nesta etapa, você precisa escolher a instituição ou local onde irá realizar seu projeto de extensão, seguindo todos os procedimentos apresentados acima para formalizar a parceria. Em seguida, é preciso identificar um problema para resolver ou minimizar, investigando a causa de sua existência e planejando as melhorias por meio do projeto de extensão. Para isso, você pode usar o design thinking, que é um método que ajuda a identificar problemas e encontrar ideias e soluções. Se você não conhece o método, pode acessar o tutorial de vídeo disponibilizado em seu ambiente. O método é organizado em imersão, análise crítica e tomadas de decisão. Você também precisa escolher uma ou mais metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e incluir no Template PDCA. Há 17 ODS, cada um com uma lista de metas. Escolha pelo menos uma meta relevante para o seu projeto. Deixamos as orientações e links para você no Template PDCA. Esta é uma grande oportunidade de participar dos esforços de um organismo mundial!

Geração de Ideias: É a etapa onde se criam novas ideias para o projeto, levando em conta as visões e experiências anteriores. Ferramentas como Mapa Mental podem ser usadas para ajudar a encontrar soluções ideais para o projeto.

Validação de Ideias: É a fase em que as soluções identificadas na Geração de Ideias são testadas e validadas. Isso pode acontecer ao longo de todo o projeto e é o momento para decidir qual solução tem mais chances de sucesso.

No Template PDCA você tem um espaço para registrar ideias e orientações que surgirem ao longo do desenvolvimento do projeto. Este espaço pode ser usado a qualquer momento e deve registrar pontos importantes.

Fase de Execução: Nesta fase, você deve criar um cronograma para organizar o projeto, dividir as atividades e estabelecer prazos. O Template PDCA oferece um modelo de tabela para o cronograma.

O cronograma deve ser criado com base no tempo estabelecido para seu curso/modalidade e deve ser alinhado com o calendário acadêmico. Fique atento a ações simultâneas de outros componentes ou mesmo dentro do projeto.

Outro ponto importante é definir o tempo de duração do seu projeto extensionista. Lembre-se que ele durará o semestre, mas tente concluí-lo antes do período avaliativo para evitar dificuldades no momento do estudo final e da conclusão do projeto.

Verificação: Esta é a fase para verificar se as ações planejadas foram alcançadas e se o resultado esperado está sendo atingido. Crie uma lista de verificação para o seu projeto. No Template PDCA fornecido em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, há uma sugestão que pode ser usada. Se precisar, faça complementações.
Agir: Aqui é a hora de agir ou corrigir. Analise se deu certo e, caso sim, o projeto atingiu seu objetivo. Portanto, você deve avançar para a próxima fase, que é a elaboração do seu relatório final. O Modelo de Relatório Final de Atividades Extensionistas está disponível em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem e você precisa preenchê-lo e entregá-lo para avaliação. Se algo não deu certo, avalie o que precisa ser mudado e comece o processo PCDA novamente para corrigir o que não funcionou na primeira tentativa. Lembre-se de registrar todas as etapas da realização da ação/atividade. Anote, marque, destaque. Em outras palavras, siga a metodologia PDCA. Isso é uma ajuda valiosa para você elaborar o seu relatório final.
Relatório Final de Atividades Extensionistas
O Relatório Final de Atividades Extensionistas é uma compilação de todas as informações incluídas em seu Template PDCA. Esse será o documento que você precisará entregar, por isso, é importante seguir as normas ABNT para citar as fontes utilizadas e seguir uma linguagem formal. A entrega é individual e deve ser feita através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, incluindo sua identificação no início do relatório. Ele também já vem com informações acadêmicas sobre o componente currículo, mas você precisa preencher as partes sobre o seu projeto. Ao final, há uma seção de autoavaliação onde você pode compartilhar sua opinião sobre a atividade, ajudando na melhoria futura. Lembre-se de que a entrega desse relatório é crucial para aprovação e avaliação do componente. Sem ele, você será considerado inapto e terá que refazê-lo. Siga as diretrizes do Regulamento de Extensão para a boa organização didática dos Projetos de Extensão, já que as atividades de extensão estão distribuídas na matriz curricular com uma carga horária específica para promover a interação entre a universidade e a comunidade, unindo ensino, pesquisa e extensão.
Resumidamente, você deve seguir as premissas definidas no seu curso para realizar suas atividades de extensão, que podem acontecer dentro ou fora da universidade. É sua responsabilidade escolher a instituição parceira e entregar um relatório após o término das atividades. Lembre-se de estar sempre atualizado com os documentos da universidade e se apropriar do material de apoio. Mantenha o respeito e comunique qualquer problema que possa surgir. Você será responsável por arcar com os custos necessários e elaborar o Relatório Final.
Estamos animados por você viver momentos incríveis ao lado de outros atores do seu ambiente e perceber no final de tudo o quanto você evoluiu durante o curso e o impacto que isso teve em sua capacidade de ajudar na solução de problemas na sua comunidade. Vamos lá e boa sorte no seu trabalho!
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