E aí, estudante!
Você precisa fazer atividades extensionistas, que são parte do seu currículo e exigem sua participação com a comunidade, seguindo a Resolução CNE/CES nº 7/2018. Nessa disciplina, você trabalhará com a comunidade ao implementar um projeto de extensão para ajudar a sociedade a encontrar soluções juntos para melhorar a vida de um grupo ou da própria comunidade.
Tudo começa entendendo os projetos, que você precisará desenvolver durante sua formação e separados em quatro programas: a) Programa de Contexto à Comunidade; b) Programa de Ação e Difusão Cultural; c) Programa de Inovação e Empreendedorismo; e d) Programa de Sustentabilidade – tudo isso será apresentado no Template PDCA e no Relatório Final de Atividades Extensionistas específicos para cada disciplina.
Isso foi proposto com base em quatro áreas: (i) Artes e Comunicação; (ii) Exatas e Negócios; (iii) Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; e (iv) Saúde e Biológicas. O Template PDCA é onde você vai desenvolver seus projetos usando a ferramenta e inclui:
- Curso: cada curso tem suas próprias disciplinas de extensão distribuídas ao longo da grade curricular.
- Disciplina: identificação da disciplina que você está cursando no semestre/módulo.
- Programa de Extensão: identificação do programa ao qual a ação está ligada à disciplina da etapa.
- Objetivo e Motivação: apresentação do objetivo e motivação da ação, incluindo sugestões de locais para desenvolver a atividade de extensão.
- Competências: apresentação das habilidades que serão desenvolvidas durante a realização da atividade.”
- Soft Skills: São as competências sociais e emocionais que moldam suas atitudes e personalidade, valorizadas pelo mundo corporativo atual.
- Objetivos de aprendizagem: representam o que você espera alcançar com a atividade planejada, unindo habilidades, conhecimentos, atitudes e métodos a serem estimulados durante o projeto.
- Conteúdos: são os temas do seu curso, conectados na prática, para que você possa aplicar seus conhecimentos na comunidade.
- Indicações bibliográficas: lista de livros relacionados ao tema, para te ajudar nas pesquisas.
- Referências bibliográficas: ao final do seu projeto, você deverá listar os livros que consultou.
- Sua identificação e a identificação da sua instituição de ensino superior.
- Itens já incluídos no Template PDCA: Curso, Componente Curricular; Programa de Extensão; Finalidade e Motivação; Competências; Perfil de Egresso; Soft Skills; Objetivos de Aprendizagem; Conteúdos, Indicações de Bibliografias.
- Descrição da Ação com Resultados Alcançados: nesta seção, você deve descrever os seguintes passos: (1) Local onde a atividade extensionista foi realizada; (2) Durante a ação; (3) Ocorrências durante a ação, caso tenha sido necessário fazer mudanças de estratégia para alcançar o resultado desejado; (4) Resultado da ação; (5) Conclusão; e (6) Depoimentos, se houver.
- Referências Bibliográficas: Aqui você deve listar as referências bibliográficas e outras fontes usadas em seu projeto.
- Autoavaliação da Atividade: Nesta seção, você responderá às primeiras seis perguntas, que são fechadas, e atribuirá um valor de 0 a 10, sendo 0 muito insatisfatório e 10 muito satisfatório. Na sétima questão, há espaço para suas contribuições. Para facilitar sua organização, serão fornecidos os seguintes documentos/modelos em seu Ambiente Virtual: CARTA DE APRESENTAÇÃO: Para comprovar sua vinculação à sua IES quando entrar em contato com a instituição parceira onde você deseja aplicar seu projeto de extensão. TEMPLATE PDCA: Modelo de documento para ajudar na aplicação da metodologia PDCA, organizado em cada fase de aplicação. Este modelo não precisa ser entregue, é apenas para ajudá-lo na elaboração de seu projeto extensionista. RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS: Modelo de documento para escrever o relatório final após as atividades planejadas no local escolhido. Este é o documento comprobatório da realização da atividade in loco e deve ser entregue no seu Ambiente Virtual para avaliação e atribuição de sua nota.
Dicas iniciais para Começar seu Projeto
Iniciando o Projeto Extensionista
Planejar
Nesta etapa, você precisa escolher a instituição ou local onde irá realizar seu projeto de extensão, seguindo todos os procedimentos apresentados acima para formalizar a parceria. Em seguida, é preciso identificar um problema para resolver ou minimizar, investigando a causa de sua existência e planejando as melhorias por meio do projeto de extensão. Para isso, você pode usar o design thinking, que é um método que ajuda a identificar problemas e encontrar ideias e soluções. Se você não conhece o método, pode acessar o tutorial de vídeo disponibilizado em seu ambiente. O método é organizado em imersão, análise crítica e tomadas de decisão. Você também precisa escolher uma ou mais metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e incluir no Template PDCA. Há 17 ODS, cada um com uma lista de metas. Escolha pelo menos uma meta relevante para o seu projeto. Deixamos as orientações e links para você no Template PDCA. Esta é uma grande oportunidade de participar dos esforços de um organismo mundial!
Geração de Ideias: É a etapa onde se criam novas ideias para o projeto, levando em conta as visões e experiências anteriores. Ferramentas como Mapa Mental podem ser usadas para ajudar a encontrar soluções ideais para o projeto.
Validação de Ideias: É a fase em que as soluções identificadas na Geração de Ideias são testadas e validadas. Isso pode acontecer ao longo de todo o projeto e é o momento para decidir qual solução tem mais chances de sucesso.
No Template PDCA você tem um espaço para registrar ideias e orientações que surgirem ao longo do desenvolvimento do projeto. Este espaço pode ser usado a qualquer momento e deve registrar pontos importantes.
Fase de Execução: Nesta fase, você deve criar um cronograma para organizar o projeto, dividir as atividades e estabelecer prazos. O Template PDCA oferece um modelo de tabela para o cronograma.
O cronograma deve ser criado com base no tempo estabelecido para seu curso/modalidade e deve ser alinhado com o calendário acadêmico. Fique atento a ações simultâneas de outros componentes ou mesmo dentro do projeto.
Outro ponto importante é definir o tempo de duração do seu projeto extensionista. Lembre-se que ele durará o semestre, mas tente concluí-lo antes do período avaliativo para evitar dificuldades no momento do estudo final e da conclusão do projeto.