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Modelo PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] | ||||||||||
RA: [Número do RA do aluno] | ||||||||||
POLO / UNIDADE: | ||||||||||
CURSO: | ||||||||||
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADO | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
Os potenciais benefícios da realização de atividades extensionistas no curso de Ciências Contábeis vinculadas pelo Programa de Contexto à Comunidade são estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências profissionais e de cidadania e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Identificar e analisar processos contábeis com visão sistêmica e interdisciplinar;
II – Interpretar e aplicar as normatizações, os pronunciamentos e as legislações inerentes à contabilidade, gerando informações para o processo decisório; III – Elaborar pareceres e relatórios, valendo-se da quantificação de informações. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
A IES busca que o egresso do curso de Ciências Contábeis seja um profissional que tenha como pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, propositivo, dinâmico, humanístico e reflexivo, capaz de atuar como profissional ético, produzindo informações contábeis que subsidiem os usuários para a tomada de decisões, pronto para exercer as funções contábeis com conhecimento e proficiência técnica e científica, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Aprendizado Ativo |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
A extensão universitária do curso de Ciências Contábeis, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, tem como principal objetivo a geração do novo saber originário da aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações a partir de sua aprendizagem multidisciplinar adquirida no curso. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Teoria da contabilidade;
II – Contabilidade e custos; III – Legislação tributária; IV – Sociedade e direitos humanos. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
ALVES, Robinson. Teoria da contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. FÉLIX, Gláucia Vieira. Legislação tributária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. POLIZEL, Gisele Zanardi; VILLAVA; Wagner Luiz; SANTOS, Willian Ferreira dos. Contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PROENÇA, Fábio Rogério et al. Gestão de custo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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4.7: “Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”. | ||||||||||
Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Luiza de Melo. | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Projeto: “Educação financeira para adolescentes”
O projeto tem como objetivo promover a educação financeira para adolescentes da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Luiza de Melo, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis financeiramente.
Passo-a-passo das ações práticas do projeto ‘Educação financeira para adolescentes’:
Etapa 1 – Planejamento
– Identificação dos principais problemas financeiros enfrentados pelos adolescentes da escola: Após a realização de entrevistas com alunos e professores, foi identificado que muitos alunos têm dificuldades em controlar seus gastos e não entendem a importância de poupar dinheiro. – Elaboração de um plano de ação: Com base nos conteúdos do curso de Ciências Contábeis, foi elaborado um plano de ação que incluiu atividades como palestras, oficinas, jogos educativos, entre outras, para abordar os problemas identificados. – Definição das atividades a serem realizadas: Para tornar o aprendizado mais divertido e dinâmico, foram definidas atividades como a realização de palestras sobre educação financeira, oficinas de planejamento financeiro, jogos educativos sobre finanças pessoais e a criação de um grupo de estudos sobre finanças pessoais.
Etapa 2 – Execução
– Realização de palestras sobre educação financeira: As palestras foram ministradas por professores de Ciências Contábeis e abordaram temas como a importância da educação financeira, orçamento pessoal, planejamento financeiro, consumo consciente, entre outros. – Promoção de oficinas de planejamento financeiro: Nas oficinas, os alunos puderam aprender a criar um orçamento pessoal e a planejar seus gastos e investimentos com a ajuda dos professores de Ciências Contábeis. – Realização de jogos educativos sobre finanças pessoais: Os jogos foram desenvolvidos pelos próprios professores de Ciências Contábeis e incentivaram a aprendizagem de forma lúdica e divertida. – Criação de um grupo de estudos sobre finanças pessoais: O grupo de estudos foi formado pelos próprios alunos e teve como objetivo possibilitar a troca de experiências e o aprendizado conjunto.
Etapa 3 – Verificação
– Avaliação da participação dos alunos nas atividades propostas: Foram realizados questionários e entrevistas para avaliar o nível de engajamento dos alunos nas atividades propostas. – Verificação de mudanças de comportamento financeiro dos alunos: Foram feitas análises dos gastos dos alunos antes e depois das atividades propostas para verificar se houve mudanças de comportamento financeiro, como a redução de gastos desnecessários e o aumento de investimentos. – Identificação dos pontos fortes e fracos do projeto: Foi feita uma análise dos resultados das atividades propostas para identificar os pontos fortes e fracos do projeto e aprimorá-lo para futuras edições.
Etapa 4 – Ação
– Realização de uma campanha de arrecadação de materiais escolares: Para incentivar a prática da solidariedade e a importância de cuidar do dinheiro, foi realizada uma campanha de arrecadação de materiais escolares para doar a alunos de baixa renda da escola. |
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Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Os resultados positivos alcançados pelo aluno com a aplicação do projeto de extensão foram diversos. O projeto “Educação financeira para adolescentes” contribuiu para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis financeiramente, além de promover ações sociais na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Luiza de Melo.
Através do projeto, foi possível identificar os principais problemas financeiros enfrentados pelos adolescentes da escola e elaborar um plano de ação que incluiu atividades como palestras, oficinas, jogos educativos, entre outras, para abordar os problemas identificados.
As palestras ministradas pelos professores de Ciências Contábeis abordaram temas como a importância da educação financeira, orçamento pessoal, planejamento financeiro, consumo consciente, entre outros. Já as oficinas de planejamento financeiro permitiram aos alunos aprender a criar um orçamento pessoal e a planejar seus gastos e investimentos com a ajuda dos professores de Ciências Contábeis.
Os jogos educativos desenvolvidos pelos próprios professores de Ciências Contábeis incentivaram a aprendizagem de forma lúdica e divertida. Além disso, o grupo de estudos sobre finanças pessoais possibilitou a troca de experiências e o aprendizado conjunto entre os alunos.
Após a realização das atividades propostas pelo projeto, foram realizados questionários e entrevistas para avaliar o nível de engajamento dos alunos nas atividades propostas e verificar se houve mudanças de comportamento financeiro, como a redução de gastos desnecessários e o aumento de investimentos.
Os resultados obtidos foram extremamente positivos, proporcionando aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Luiza de Melo a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. |
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Conclusão: | ||||||||||
Considerando a experiência vivenciada pelo aluno durante o projeto extensionista, é possível afirmar que este foi uma oportunidade de grande aprendizado e desenvolvimento. Através do projeto “Educação financeira para adolescentes”, o aluno teve a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis financeiramente.
Durante a execução do projeto, o aluno teve a oportunidade de identificar os principais problemas financeiros enfrentados pelos adolescentes da escola e elaborar um plano de ação que incluiu atividades como palestras, oficinas, jogos educativos, entre outras, para abordar os problemas identificados. Além disso, o aluno pôde colaborar na realização de uma campanha de arrecadação de materiais escolares para doar a alunos de baixa renda da escola, incentivando a prática da solidariedade e a importância de cuidar do dinheiro.
Através das palestras ministradas pelos professores de Ciências Contábeis, o aluno pôde aprofundar seus conhecimentos sobre temas como a importância da educação financeira, orçamento pessoal, planejamento financeiro, consumo consciente, entre outros. As oficinas de planejamento financeiro permitiram ao aluno aprender a criar um orçamento pessoal e a planejar seus gastos e investimentos com a ajuda dos professores de Ciências Contábeis. Já os jogos educativos desenvolvidos pelos próprios professores de Ciências Contábeis incentivaram a aprendizagem de forma lúdica e divertida, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante.
O projeto extensionista representou uma oportunidade única para o aluno desenvolver suas competências profissionais e de cidadania, além de promover ações sociais na escola. Através do engajamento nas atividades propostas pelo projeto, o aluno pôde contribuir para a transformação da realidade social e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida, demonstrando seu comprometimento com a comunidade e com os valores de sustentabilidade e responsabilidade social.
Diante disso, pode-se afirmar que o projeto extensionista representou uma experiência enriquecedora para o aluno, que pôde aplicar seus conhecimentos em prol da comunidade e, ao mesmo tempo, adquirir novas habilidades e competências. O projeto contribuiu para a formação de um profissional ético, crítico, propositivo, dinâmico, humanístico e reflexivo, capaz de atuar como um agente de transformação social e de promoção do desenvolvimento sustentável. |
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Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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Minha experiência com as ações extensionistas foi muito positiva e enriquecedora. Durante o projeto “Educação financeira para adolescentes”, pude aplicar os conhecimentos que adquiri no curso de Ciências Contábeis e contribuir para a transformação da realidade social. Além disso, desenvolvi novas habilidades e competências que serão úteis em minha carreira profissional.
Ao participar das palestras e oficinas sobre educação financeira, pude aprofundar meus conhecimentos sobre temas como orçamento pessoal, planejamento financeiro e consumo consciente. Esses conhecimentos foram fundamentais para que eu pudesse colaborar com a elaboração do plano de ação do projeto, identificando os principais problemas financeiros enfrentados pelos adolescentes da escola e propondo soluções para esses problemas.
Durante as atividades propostas pelo projeto, pude articular os conhecimentos adquiridos no curso com as práticas extensionistas. Isso me permitiu compreender melhor a realidade social e econômica do meio em que estamos inseridos, e desenvolver competências socioemocionais como análise e resolução de problemas e aprendizado ativo.
Além disso, pude contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos da escola, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis financeiramente. Através do engajamento nas atividades propostas pelo projeto, pude contribuir para a transformação da realidade social e para o desenvolvimento social, demostrando meu comprometimento com a comunidade e com os valores de sustentabilidade e responsabilidade social. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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Gostaria de parabenizar o aluno pelo excelente trabalho realizado durante o projeto “Educação financeira para adolescentes”. Fiquei muito satisfeito em ver que o aluno pôde aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis em prol da comunidade, contribuindo para a transformação da realidade social e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida.
O projeto extensionista foi muito bem planejado e executado, permitindo que os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Luiza de Melo pudessem aprender sobre educação financeira de forma lúdica e interessante. As palestras, oficinas e jogos educativos foram fundamentais para que os adolescentes pudessem compreender a importância do planejamento financeiro e do consumo consciente.
Além disso, o engajamento dos alunos nas atividades propostas pelo projeto foi muito positivo, demonstrando seu comprometimento com a comunidade e com os valores de sustentabilidade e responsabilidade social. Acredito que a iniciativa contribuiu para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis financeiramente, além de promover ações sociais na escola.
Espero que projetos como esse possam ser realizados novamente no futuro, pois são fundamentais para a formação de profissionais éticos, críticos, propositivos, dinâmicos, humanísticos e reflexivos, capazes de atuar como agentes de transformação social e de promoção do desenvolvimento sustentável.
Parabéns novamente ao aluno e a todos os envolvidos no projeto. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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ALVES, Robinson. Teoria da contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2017. CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. FÉLIX, Gláucia Vieira. Legislação tributária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. POLIZEL, Gisele Zanardi; VILLAVA; Wagner Luiz; SANTOS, Willian Ferreira dos. Contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PROENÇA, Fábio Rogério et al. Gestão de custo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. |
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||