Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura reformulação devido à pandemia covid-19 Estágio II anos inicias do ensino fundamental (Pedagogia)
Plano de Estágio de Pedagogia II 2022.1
PEDAGOGIA | 4 e 5 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Texto complementar:
A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem
Juares da Silva Thiesen
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação
Centro Universitário de São José, Departamento de Educação
1. PLANO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS,
E ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado
devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Educação Infantil,
Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais).
Plano de Trabalho Reformulado |
Atividade A: Ler os textos indicados. |
Atividade B: Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP). |
Atividade C: Conhecer a atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina. |
Atividade D: Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia). |
Atividade E: Pesquisar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. |
Atividade F: Elaborar 2 (dois) planos de aula, conforme campo de estágio. |
Atividade G: Produzir Relatório de Estág |
1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de
Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais
dos cursos de Licenciatura, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o
período da pandemia COVID-19.
Verifique seu campo de estágio no Plano de Trabalho original, de acordo com seu curso
e semestre.
ATIVIDADE A – Ler os textos indicados
Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na
pasta “Leitura” – Materiais Externos – Textos Estágios.
A pasta “Textos Estágios” está compactada, sendo necessário baixá-la e descompactar.
Ao acessar a pasta, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique
na respectiva pasta para visualizar o texto.
Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativoargumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos
autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.
ATIVIDADE B – Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância
para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa
sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional
brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a
necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar,
professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e as
necessidades da realidade escolar que representa.
Leia um exemplo de PPP disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” –
Arquivos.
A partir da leitura realizada, responda:
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define
as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação
básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse
documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais
da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de
aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos
que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de
que modo a escola apresenta o processo de avaliação?
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.
ATIVIDADE C – Conhecer a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica
e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do
desenvolvimento da disciplina
Identifique, a seguir, seu campo de estágio. Depois, veja os vídeos disponíveis no AVA
do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos – Vídeos Complementares Adaptados –
Covid, e responda às respectivas perguntas:
Campo de estágio: Educação Infantil
1. VÍDEO A (Tema: Atuação do professor da Educação Infantil)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. VÍDEO D (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação
infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do
professor e explique como essas atividades devem ocorrer.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
1. VÍDEO E (Tema: Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. VÍDEO D (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem
trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das
regulamentações apresentadas na BNCC?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Finais
1. VÍDEO F (Tema: Atuação do professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na
Educação Básica recentemente. Esse documento fornece orientações e determina
competências, habilidades e componentes essenciais para estudantes de todas as
escolas brasileiras, públicas e privadas. Porém, esse não é o único documento que
o professor deverá considerar no momento de planejar a sua prática pedagógica.
a. Por que a BNCC não pode ser o único documento orientador do
planejamento docente?
b. Quais outros documentos deverão ser considerados?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.
ATIVIDADE D – Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC
(meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e
tecnologia)
Além dos conteúdos estruturantes, conforme orientações dos documentos oficiais que
norteiam o ensino no país, todo professor deve proceder à abordagem de conteúdos
transversais: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e
ciência e tecnologia. Para isso, as escolas podem contar com a disponibilização de materiais
de apoio para a abordagem desses temas, além de, em alguns casos, receber o auxílio da
atuação de uma equipe multidisciplinar, constituída para o gerenciamento de ações nessa
esfera.
Leia o texto disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos –
Guia prático – Temas Contemporâneos.
A partir da leitura do texto, você deverá responder às questões listadas a seguir:
1. Como podemos entender o termo Transversalidade?
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu
curso de graduação?
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos
TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua
perspectiva sobre essa metodologia.
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final.
ATIVIDADE E – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme
respectivo estágio
A partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”
– Arquivo – Metodologias Ativas, e da situação-problema nele apresentada, você deverá
redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula.
O texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas.com a solução da situaçãoproblema, deve ser inserido no relatório final.
ATIVIDADE F – Elaborar Planos de Aula
A partir da situação-problema da atividade E, você deverá elaborar uma sequência de
2 (dois) planos de aula para uma turma fictícia, de acordo com seu campo de estágio.
Para a elaboração de cada um dos planos de aula, utilize o modelo a seguir.
MODELO DE PLANO DE AULA
Plano de Aula | ||
Identificação | Disciplina | Especificar disciplina |
Série | Xº ano | |
Turma | X | |
Período | Matutino / Vespertino / Noturno | |
Conteúdo | Descrever, em tópicos, os conteúdos a serem contemplados. *Atentar-se para a quantidade adequada de conteúdos. |
|
Objetivos | Objetivo geral Iniciar por verbo, em um único tópico, para indicar o resultado geral relativo à execução de conteúdos e procedimentos da aula. Objetivos específicos Iniciar por verbo, indicando resultados mais específicos, alcançáveis pelos alunos, e não pelo estagiário. Inserir entre três e quatro objetivos. Utilizar as sugestões de verbos a seguir. Verbos ligados ao: – nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear, parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar, sumariar, contar; – nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar; – nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar, desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou classificar, recomendar. |
|
Metodologia | Descrever, em tópicos, as ações a serem executadas pelo professor estagiário para o alcance dos objetivos propostos, com ênfase em sua abordagem teórica e prática. Inserir, no mínimo, cinco tópicos. Seguir exemplos como os apresentados abaixo, que retratam uma aula baseada na abordagem da oralidade. |
12
1) Inicialmente, os alunos ouvirão um pequeno trecho de um texto oral e, em grupos, deverão transcrevê-lo. 2) A partir da transcrição, serão explicadas, aos alunos, as diferenças entre a língua falada e a língua escrita. 3) Após a explicação, os alunos realizarão uma atividade prática, em que deverão retextualizar, em grupos, o texto transcrito por eles anteriormente, eliminando marcas estritamente interacionais, hesitações e partes de palavras. 4) Na sequência, os alunos deverão reestruturar o texto, introduzindo pontuação e excluindo repetições, reduplicações e redundâncias, bem como deverão reconstruir as estruturas truncadas e as concordâncias, além de reordenar o texto sintaticamente. 5) Ao final, cada grupo apresentará o texto reestruturado para a turma. |
|
Recursos | Descrever, em tópicos, os recursos utilizados (impressos, objetos, equipamentos etc.). Atenção: é obrigatório o uso de um recurso tecnológico digital para a execução das atividades em, pelo menos, uma das aulas a serem ministradas. Por exemplo: para uma atividade de leitura, podem ser mobilizados textos digitais, como vídeos, memes ou outros hipertextos, além de dispositivos móveis como suportes (celulares ou tablets). |
Avaliação | Descrever o modo como a avaliação será realizada na aula, discriminando, em tópicos, os itens a seguir: Atividades Exemplos: solução de situações-problema; debate; discussão roteirizada; lista de exercícios; análise de textos/imagens etc. Critérios Exemplos: completude da proposta; quantidade de acertos; interação com os colegas etc. |
Referências | Inserir as referências consultadas para a preparação da aula e/ou das atividades, seguindo as normas da ABNT: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, 0000. SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: www.site.com.br. Acesso em: 7 jun. 2019. |
13
ATIVIDADE G – Produzir Relatório de Estágio
Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas no Plano de Trabalho.
1 Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.
2 Elementos textuais
Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo
o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Atenção:
Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.
O relatório deve ser postado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese,
trabalhos enviados em PDF.
3 Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• ap
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Gamificação Educação Infantil
Portfólio A utilização de jogos digitais
Avaliações
Não há avaliações ainda.