Portfólio a compreensão da relação entre as aplicações radiológicas e atuação profissional
Curso: Radiologia Semestre: 2°
Prezado(a) aluno(a),
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a compreensão
da relação entre as aplicações radiológicas e atuação profissional. Escolhemos este assunto para
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse
semestre.
Por meio da leitura da Situação Geradora de Aprendizagem descrita, você deverá
realizar uma produção textual com os tópicos referentes ao tema proposto.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Em 1895, os raios x foram descobertos acidentalmente por um professor de física
alemão chamado Willhelm Röntgen estudando os tubos catódicos. Com suas observações, o
professor descreveu diversas características dos raios x entre elas que estes raios atravessam
corpos opacos à luz, provocam fluorescência em alguns materiais, a radiopacidade está
relacionada com a densidade dos corpos, propagam-se em linha reta e não sofrem polarização.
Estas características e outras, permitiram o desenvolvimento e o emprego de técnicas
radiográficas em diversas áreas, mas que tem como fundamento o mesmo princípio: a
utilização de raios x para formação de imagens.
Sendo assim, imagine que você é um profissional da radiologia responsável pela
instalação de equipamentos radiológicos. Enquanto você estava realizando a manutenção de
um destes equipamentos, você sofreu uma exposição acidental aos raios x devido a um defeito
no tubo e em decorrência dessa exposição, acabou sofrendo queimaduras na região dos braços
por excesso de radiação ionizante que evoluiu com um processo infeccioso.
A partir dessa SGA, você deverá desenvolver sua produção textual levantando
conhecimentos e informações sobre o que será pedido a seguir. Para isso, busque soluções
para as tarefas apresentadas, mas, lembre-se de que TODOS os desafios propostos devem ser
respondidos fazendo articulações com a SGA apresentada e a teoria respectiva. Logo,
é fundamental apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
TAREFA 1
A Lei 7.394 de 29 de outubro de 1985, regulamento o exercício do profissional de
radiologia. Desde então, ela sofreu algumas alterações e decretos bem como foi
complementada pela NR 32. De acordo com norma regulamentadora, qual (is) ações são
necessárias quando ocorre ou há suspeita de exposições acidentais a radiações ionizantes?
TAREFA 2
As queimaduras comprometem a integridade funcional da pele, quebrando a
homeostase hidroeletrolítica e alterando o controle da temperatura interna, flexibilidade e
lubrificação da superfície corporal. O comprometimento da pele nas queimaduras ocorre em
virtude da sua extensão e profundidade das lesões ocasionadas. Dentro desse panorama, quais
são os tipos de queimaduras? Comente sobre as estruturas do sistema tegumentar que são
afetadas em cada tipo de queimadura e, também quais as características clínicas que cada tipo
apresenta.
TAREFA 3
As queimaduras alteram a barreira epidérmica além da presença de proteínas
degradadas e tecidos desvitalizados que proporciona um excelente meio para o
desenvolvimento e a proliferação de microrganismos permitindo a entrada de microrganismos
que levam a processos infecciosos. Essa infecção, mesmo em queimaduras mais leves, é causa
comum de sepse que leva a possíveis complicações e morte do indivíduo. Os patógenos mais
comuns são estreptococos e estafilococos durante os primeiros dias e bactérias Gramnegativas após 5 a 7 dias; contudo, a flora é sempre mista. Com relação ao mecanismo de
infecção, quais são os estágios da infecção bacteriana?
TAREFA 4
Materiais radioativos devem ser manipulados apenas por pessoas treinadas e
autorizadas. No entanto em caso de contato acidental com a pele das mãos e outras partes do
corpo, quais são as medidas de primeiros socorros?
Avaliações
Não há avaliações ainda.