A intervenção pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos de diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de escolaridade
Portfólio A intervenção pedagógica do professor de Educação Física.
Curso: Educação Física Semestre: 7°
Disciplinas:
• Educação de Jovens e adultos
• Educação e Diversidade
• Educação Inclusiva
• Práticas Pedagógicas em Educação Físíca: cult. corp.e cida.
• Fisiologia do Exercício
• Psicologia da Educação e da Aprendizagem
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo terá como tema “A intervenção
pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos de diversidade e
inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de escolaridade
1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO
TEMA: A intervenção pedagógica do professor de Educação Física diante dos
conceitos de diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de
escolaridade”
✓ Vocês deverão fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados:
OLIVEIRA, R. C. de. Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível. Conexões,
Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 19–30, 2008. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637876.
FERREIRA, F. M.; DAOLIO, J. Educação física escolar e inclusão: alguns desencontros.
Kinesis, Santa Maria, v. 2, n. 32, p. 52-68, 2014. Disponível em:
https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/16505.
CAETANO, S. P. N.; SANTOS, M. R. dos. Educação Física na Educação de Jovens e
Adultos: Um Relato De Experiência. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE,
Curitiba- Pr, 2011.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4564_3561.pdf
✓ Fazer a discussão destas referências em grupo;
✓ Após leitura e discussão dos textos propostos, vocês deverão redigir uma produção
textual, em forma de texto crítico-argumentativo, com o tema: A intervenção pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos de
diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de
escolaridade”.
✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados,
além de uma reflexão sobre a prática do profissional de Educação Física, fazendo a
interlocução entre: a ação docente no ensino de jovens e adultos, a educação
inclusiva e voltada à diversidade.
✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a
respeito do tema desta etapa de produção de texto com artigos científicos de fontes
confiáveis, livros e publicações de trabalhos em anais de congresso.
Orientações específicas:
– Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito,
sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT.
2º PARTE – RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Objetivo: Integrar os aspectos teóricos materializados diante de um cenário prático, de
forma interdisciplinar, para a resolução de uma situação real da área, com o tema “Ensino
de Educação Física no Ensino Médio: temas relacionados à fisiologia do exercício”
a) Que tipo de metabolismo está associado as atividades cardiorrespiratórias e de força
muscular? Explique sua resposta.
b) Quais poderiam ser os exercícios/atividades físicas indicadas aos alunos? Justifique
as respostas utilizando seus conhecimentos de fisiologia do exercício.
c) Quais aspectos os docentes poderiam estudar nas aulas, a partir destes três temas?
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Rede de Mini Mercados Luza – Apostileiros
Portfólio Construção do Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro do Sul
Portfólio Hospital Santa Cruz – Apostileiros . Portfólio Unopar, Anhanguera
Portfólio Violência contra a Mulher : a pandemia que não cessa.
Portfólio de Enfermagem SAMU – Apostileiros
Avaliações
Não há avaliações ainda.