Portfólio A prática de Handebol para pessoas com e sem deficiência.
Curso: | Educação Física | Semestre: 4º flex/ 5º regular |
Disciplinas: | • Anatomia aplicada a educação física • Metodologia do ensino de lutas na escola • Metodologia do ensino do Handebol, • Atividades Físicas e Esportes Adaptados, • Medidas e Avaliação em Educação Física. • Práticas pedagógicas: identidade docente |
Produção Textual Interdisciplinar em Grupo
Caro(a) aluno(a):
Neste semestre, vocês vivenciam diferentes conhecimentos, advindos das
disciplinas ofertadas neste período letivo. Assim, foram abordadas as disciplinas de Ciências
Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório, Ciências Morfofuncionais dos Sistemas
Tegumentar, Reprodutor e Locomotor, Metodologia do ensino do Handebol, Atividades Físicas e
Esportes Adaptados e Medidas e Avaliação em Educação Física, os quais irão auxiliar em seu
desenvolvimento acadêmico, profissional e desenvolver a autonomia de estudos, a qual é importante
para o EaD. As disciplinas presentes no curso, tanto em sua parte teórica, como no desenvolvimento
de atividades práticas, contribuem para sua formação acadêmica, de forma que vocês possam aplicar tais conhecimentos como futuros profissionais. Desta forma, propomos neste trabalho em grupo
uma atividade interdisciplinar que contemple as disciplinas pertinentes ao semestre vigente.
1º PARTE – INTRODUÇÃO
Tema: A prática de Handebol para pessoas com e sem deficiência.
Realize a leitura (obrigatória) dos textos relacionados às disciplinas estudadas no semestre para a
redação da introdução.
2º PARTE – EMBASAMENTO TEÓRICO E DESENVOLVIMENTO – Resolução das situações-problema
relacionadas a Situação Geradora de Aprendizagem.
Realize a leitura (obrigatória) dos textos relacionados às disciplinas estudadas no semestre para a
resolução do desenvolvimento (situações-problema):
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Bruno Vinícius é um professor de Educação Física, que atua em uma escola da sua
cidade. Ele trabalha com turmas de diferentes anos, e, por isso, desenvolve desde a iniciação
esportiva, até trabalha com alunos que estão iniciando as diferentes modalidades, dentre elas o
Handebol, e, também com alunos que já participam de campeonatos e eventos amadores desta
modalidade.
Para que Bruno possa diversificar as propostas que leva para seus alunos, ele planeja
atividades com antecedência, estuda constantemente, e, para acompanhar as adaptações de seus
alunos às práticas de exercícios e a suas evoluções no desempenho, ele periodicamente realiza
avaliações físicas nos alunos.
O trabalho de Bruno vem trazendo benefícios importantes para os alunos da escola, que
cada vez mais vão apresentando melhores resultados nas modalidades esportivas, e, por isso foi
contratada uma estagiária, Mirela, para auxiliar Bruno Vinícius no trabalho com os alunos.
1) O que é a lesão da medula espinhal? Qual a diferença da lesão completa e incompleta?
2) Qual é a diferença da lesão “tetra” e a lesão “para”?
3) Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
4) Quais são as principais sequelas morfológicas e fisiológicas da lesão medular?
5) Que cuidados devem ser tomados ao prescrever exercício físico para Carlos e pessoas com
lesão medular?
Portfólio A prática de Handebol para pessoas com e sem deficiência.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Rede de Mini Mercados Luza
Portfólio Doenças Parasitárias
Avaliações
Não há avaliações ainda.