Portfólio a atuação do professor de Educação Física no desenvolvimento e na gestão de um
projeto/planejamento interdisciplinar a partir do conceito de educação em suas
diferentes concepções (Educação Informal, Formal e Não Formal)
Portfólio Atuação do Professor.
Curso: | Educação Física – Licenciatura | Semestre: 7º semestre regular / 8º semestre flex |
Disciplinas: | • Educação formal e não formal • Gestão educacional • Medidas e avaliação em educação física • Práticas pedagógicas em educação física: práticas corporais – da brincadeira ao esporte • Tópicos em movimento humano |
A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em dois momentos/partes:
1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO
✓ Você deverá fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados a seguir:
COELHO, A. L. Z.; SCORTEGAGNA, A.; SASSI, V. O. interdisciplinaridade nas aulas de
educação física. Anais. XII Congresso Nacional de Educação – Educere, PUCPR,
Curitiba, 2015. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19648_9037.pdf.
CORREIA, W. R. Educação Física Escolar: o currículo como oportunidade histórica. Revista
Brasileira de Educação Física e Esporte, (São Paulo) 2016 Jul-Set; 30(3):831-36.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v30n3/1807-5509-rbefe-30-03-0831.pdf.
GRANDO, D. et al. A educação física na base nacional comum curricular: pressupostos,
avanços e retrocessos. COMPEF – 9º Congresso Norte Paranaense de Educação Física
Escolar. Londrina, PR, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%202019%20-
%20ARTIGOS%20COMUNICACAO%20ORAL%20E%20CARTAZ/A%20EDUCACAO%20
FISICA%20NA%20BASE%20NACIONAL%20COMUM%20CURRICULAR.pdf.
Após leitura, análise e reflexão dos textos propostos, o grupo deverá redigir uma
produção textual, em forma de texto crítico-argumentativo, a partir do seguinte tema: “O
planejamento na Educação Física e a interdisciplinaridade no contexto educacional.
✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados,
com uma reflexão sobre a Educação Física no contexto da Base Nacional Curricular,
destacando a importância do planejamento e a interdisciplinaridade.
✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a
respeito do tema desta etapa de produção de texto com artigos científicos de fontes
confiáveis, livros e publicações de trabalhos em anais de congresso.
Portfólio Atuação do Professor.
1º Situação-problema
Educação Física e Linguagens: futebol como arte
Márcia é professora de Educação Física do Ensino Fundamental II, mais
especificamente das turmas de 9ºano de uma escola pública. Em uma reunião pedagógica,
Márcia destaca a importância do trabalho interdisciplinar e que a escola precisa dar os
primeiros passos nesse sentido. Consoante aos apontamentos da BNCC acerca da
interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem, a professora de Educação Física
propõe, aos colegas de Língua Portuguesa e Artes, um trabalho com os nonos anos, a partir
do tema: Futebol, identidade nacional? O material proposto para integrar as disciplinas no
trabalho é uma crônica de Nelson Rodrigues:
“É chato ser brasileiro” – Crônica de Nelson Rodrigues.
“O povo já não se julga mais um vira-latas. Sim, amigos: — o brasileiro tem de si
mesmo uma nova imagem. Ele já se vê na generosa totalidade de suas imensas virtudes
pessoais e humanas.” Dizem que o Brasil tem analfabetos demais. E, no entanto, vejam
vocês: — a vitória final, no Campeonato do Mundo, operou o milagre. Se analfabetos
existiam, sumiram-se na vertigem do triunfo. A partir do momento em que o rei Gustavo, da
Suécia, veio apertar as mãos dos Pelés, dos Didis, todo mundo, aqui, sofreu uma
alfabetização súbita. Sujeitos que não sabiam se gato se escreve com “x” ou não iam ler a
vitória no jornal. Sucedeu essa coisa sublime: — analfabetos natos e hereditários devoravam
vespertinos, matutinos, revistas, e liam tudo com uma ativa, uma devoradora curiosidade,
que ia do “lance a lance” da partida até os anúncios de missa. Amigos, nunca se leu e, digo
mais, nunca se releu tanto no Brasil. E a quem devemos tanto? Ao escrete, amigos, ao
escrete, que, hoje, é o meu personagem da semana, múltiplo personagem. Personagem
Pergunta norteadora:
Após a leitura e análise da crônica “É chato ser brasileiro”, o grupo deverá apresentar
uma possibilidade/proposta de trabalho interdisciplinar com as disciplinas de Língua
Portuguesa e Artes. Portanto, nossa pergunta norteadora é a seguinte: Como a professora
de educação física Márcia, do 9º ano, poderia trabalhar interdisciplinarmente essa
crônica com as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, a partir do tema central:
Futebol, identidade nacional? Qual poderia ser a participação da Educação Física
nesse trabalho?
2º Situação-problema
Educação Física e Corpo: Visão biológica
O primeiro trabalho interdisciplinar realizado pela professora Márcia foi um sucesso
na escola. De maneira interdisciplinar, além de reunir três áreas do conhecimento, também
conseguiu envolver os alunos no processo de ensino e aprendizagem, de forma significativa.
O professor Ítalo, de Ciências também dos nonos anos, está trabalhando aspectos
nutricionais com seus alunos e sua importância para a realização das atividades físicas
diárias e exercícios físicos. Assim, partindo da realidade escolar atendida, passou a
analisar a importância da merenda escolar em seus aspectos nutricionais e seus impactos
Pergunta norteadora:
Tendo como referência, de modo específico, os conhecimentos da disciplina de
Medidas e Avaliação em Educação Física (através dos conteúdos do livro didático e aulas),
como a Márcia poderia contribuir nesse trabalho, no que diz respeito aos aspectos
morfológicos e os componentes de aptidão física de seus alunos e alunas?
Portfólio Atuação do Professor.
VEJA MAIS:
Portfólio Cultura Afro-Brasileira
Portfólio Centro de Treinamento
Portfólio Retratos da Real Beleza – Do conceito ao lançamento de produtos
Avaliações
Não há avaliações ainda.