Portfólio Black Fraude
Portfólio Black Fraude. Produção Textual Black Fraude.
Curso: Tecnologia em Marketing / Marketing Digital
Semestre: 2º/3º
A proposta da Produção Textual Individual (PTI) está fundamentada no seguinte tema: “Black Fraude?”. A seleção desse eixo temático está pautada na possibilidade de essa proposta viabilizar a abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para a elaboração do trabalho.
Passo 1: Conhecendo o mercado
a) Apresente exemplos (nacionais e internacionais, se encontrar) de órgãos, regimentos e entidades que agem em prol da defesa do consumidor e da regulação do que é veiculado nas mídias (tradicionais e/ou digitais).
b) Faça uma pesquisa em artigos, reportagens, em sites (como o site Reclame Aqui), para identificar empresas que NÃO são bem-vistas por seus consumidores (empresas que possuem muitas reclamações e não buscam solucioná-las). Identifique pelo menos 4 (quatro) empresas.
c) Com relação a essas empresas, comente quais são os principais problemas (suas práticas) que resultaram no alto nível de insatisfação dos seus consumidores. Se possível, apresente recortes da tela (prints) e outras evidências.
d) Faça uma análise e comente quais podem ser as consequências para essas empresas que possuem um alto nível de reclamações de seus consumidores. Essas empresas (ou gestores) já sofreram sanções/punições? Se sim, quais?
e) Proponha quais poderiam ser as ações de marketing e o que essas empresas poderiam implementar para solucionar seus problemas e melhorar sua imagem perante os consumidores.
Passo 2: Interagindo com o cliente
a) Descrição da empresa escolhida: qual o ramo da empresa; faturamento; tipo de produto ou serviço; região; público-alvo; estratégias de comunicação. Insira o link do case e/ou site que utilizou para pesquisa.
b) Adote uma estratégia de posicionamento para empresa. Lembre-se de observar os produtos e o serviços oferecidos e o perfil do público-alvo, buscando reposicionar a empresa de forma ética e transparente diante dos consumidores, buscando corrigir os erros anteriores.
c) Após posicionar a empresa, você deve estabelecer as estratégias de propaganda, promoção de vendas, marketing direto e mídias sociais*.
d) As organizações podem idealizar os seus canais de venda para que assim seus produtos cheguem a todos os consumidores onde quer que eles estejam. Cada um dos agentes e/ou intermediários que executam algum tipo de esforço para levar o produto até o público-alvo é considerado um nível de canal. No caso de sucesso do Magazine Luiza, como a empresa desenvolveu constantemente seus canais de distribuição? Como isso afetou positivamente no sucesso na Black Friday?
e) No caso escolhido de empresas que NÃO realizam boas práticas junto aos seus consumidores, como foi desenvolvido o canal de distribuição? Como isso afetou o seu desempenho na Black Friday?
Passo 3: Criando a reputação da marca
a) Explique os conceitos de “engajamento”, “visibilidade” e “influência” e como esses contribuem para a formação da reputação de uma marca nos ambientes on-line e off-line.
b) Explique o que é “brand awareness” e qual a sua importância para uma marca no processo de construção de sua reputação.
c) Apresente e exemplifique três soluções que poderiam ser seguidas por empresas da sua região que desejam avançar para outros níveis de brand awareness, em datas comemorativas como a Black Friday, de forma que os gestores consigam melhorar e monitorar os resultados.
Passo 4: Diferenciais competitivos para a experiência do cliente
a) As vendas pela Internet já ultrapassaram a marca de 23 milhões de usuários no Brasil, porém, a qualidade dos serviços de e-commerce não tem acompanhado essa evolução. Em 2019, só o Procon de São Paulo registrou mais de 40 mil atendimentos referentes a problemas com compras pela Internet. Segundo especialistas, as principais causas dessas reclamações são atrasos na entrega das mercadorias. Considerando o Código de Defesa do Consumidor, o cliente que não receber o produto comprado no site tem direito à devolução do valor pago. O Magazine Luiza não está isento destas reclamações.
Pede-se: Pesquise os principais canais de reclamação dos consumidores e quais são as principais reclamações relacionadas ao comércio on-line do Magazine Luiza.
b) Uma das tendências atuais do comportamento de compra é a Ubiquitous Delivery, que se traduz na entrega possível em todos os lugares. Esta é uma das práticas que o Magazine Luiza coloca à disposição dos seus consumidores.
Pede-se: Pesquise sobre esta tendência e explique como ela é utilizada pelo Magazine Luiza.
c) A Ubiquitous Delivery é uma das práticas que o Magazine Luiza coloca à disposição dos seus consumidores. Esta prática consiste em diferentes tipos de canais de compra e entrega.
Pede-se: Quais são os canais de compra e entrega que têm modificado o hábito de compra dos consumidores e quais deles são utilizados pelo Magazine Luiza.
d) Analisando o Bob (aplicação de Big Data do Magazine Luiza) e o e-commerce do Magazine Luiza, bem como as práticas como a Black Friday e a Liquidação Fantástica, quais foram os principais benefícios do Bob para a empresa?
e) Dentre as principais tendências de consumo atuais encontramos o consumo midiático. O Magazine Luiza é uma das empresas que melhor trabalha com este tipo de consumo.
Pede-se: Pesquise sobre o consumo produzido pela mídia e destaque uma ação do Magazine Luiza que está de acordo com esta nova tendência.
Portfólio Black Fraude. Produção Textual Black Fraude.
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