Portfólio Calce Leve 2019/2° e 3º Semestre – versão revisada3
ATENÇÃO: REVISADO 25/ABRIL/2019. Estamos disponibilizando a revisão dos cálculos de Análise Financeira. Quem comprou através deste sistema poderá fazer o download. Quem comprou fora do sistema basta entrar em contato por e-mail solicitando a atualização.
VAI UM ARQUIVO EXTRA PARA APROVEITAR PARTE DO TEXTO.
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Temática Interdisciplinar: “Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira de um negócio”
Curso: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas
Cenário Proposto: A proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como temática
Gestão de Projetos e a Viabilidade Financeira.
A CALCE LEVE é uma empresa familiar localizada na cidade de Curitiba/PR, especializada na venda de calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Atualmente a CALCE LEVE tem cinco lojas, três em Curitiba nas ruas do centro da cidade, uma em um shopping de grande movimento e uma loja em Londrina.
Tarefas do portfólio calce leve:
1. GESTÃO DO ESCOPO
Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um
projeto. A rede de lojas CALCE LEVE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão
de projetos seguindo a metodologia do PMBOk. Esta metodologia prevê que um
projeto tem um ciclo de vida (início – planejamento – execução – monitoramento
e controle – encerramento) e abrange 10 áreas de conhecimento em gestão de
projetos. Uma destas áreas é o Gerenciamento de Escopo.
2. ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA
José é sua equipe estão gerenciando os custos, aquisições e riscos do
projeto de expansão da CALCE LEVE. O projeto de investimento em discussão
é a construção de três filiais, nas cidades de Florianópolis e Londrina. A missão
da equipe é analisar a viabilidade econômica financeira dos três projetos.
3. GESTÃO DE CUSTOS
Com o objetivo de atender a expectativa da empresa na comercialização
da bolsa de couro envernizado, a CALCE LEVE adquiriu 8.000 unidades no valor
total de R$ 253.920,00. As despesas provisionadas para o período estão
distribuídas de acordo com a proporção em relação às receitas, que são:
despesas administrativas 9%; despesas comerciais 12%; comissões 10%;
tributos (ICMS, PIS, Cofins) 28,3%. A margem de lucro esperada é de 15%.
4. ANÁLISE DE DEMANDA
Uma análise de mercado não é algo simples, obrigatoriamente deve
envolver uma análise da concorrência (direta e indireta) e uma análise da
demanda (do consumidor).
5. GESTÃO DO TEMPO
Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao TEMPO de um projeto.
A rede de lojas CALCE LEVE ao abrir nova filiais vai recorrer a Gestão de
Projetos seguindo a metodologia do PMBOk.
6. DIREITO DO CONSUMIDOR
Com base nas aulas ministradas, no material didático do curso e na
bibliografia indicada, sua TAREFA é elaborar um termo de garantia para os
produtos vendidos pela empresa, que acompanhará o produto em sua
entrega, quer seja através de um pequeno encarte ou mesmo impresso na
embalagem, no caso de calçados.
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