Portfólio Cancro Cítrico.
Portfólio Cancro Cítrico. Produção Textual de Agronomia Estudos relacionados ao Cancro Cítrico Semestre: 2º/3º
A) Fundamentos de Cálculo Aplicado
Considere que a armazenagem das laranjas é feita em câmaras frigoríficas onde são depositadas em caixas de madeira (bin) sobrepostas e que comportam até 380 kg de fruta (corresponde a 2500 frutas aproximadamente). Quando alguma fruta está contaminada com cancro cítrico, a doença se propaga rapidamente contaminando as outras frutas de tal forma que, em 10 dias, metade das laranjas da caixa estão contaminada. Neste caso, o questionamento se refere ao processo de comprometimento de um estoque de laranjas sujeito à contaminação das mesmas.
Considere as seguintes variáveis: P = P(t) é a população contaminada (número de frutas doentes); L = população total em um bin = 2500 laranjas; t = tempo de propagação (em dias).
Suponha que em 0 dias, P(0) = 1, ou seja, uma laranja está contaminada, e em 12 dias, P(12) = 0,85 L (aproximadamente), ou seja, em 12 dias 80% das laranjas estão doentes. Suponha também que “a velocidade de propagação da doença é proporcional à proximidade entre uma laranja contaminada e uma sadia”. A velocidade de propagação pode ser entendida como o aumento (em relação ao tempo) da quantidade de laranjas contaminadas, ou seja, dP/dt. A partir dessas hipóteses, o problema pode ser modelado matematicamente através de uma equação diferencial (que envolve derivadas) ordinária:
onde k é a taxa de contaminação, considerada constante para o cancro cítrico.
O problema acima possui a seguinte solução aproximada (ver Bassanezi, 2011):
Tendo como base a equação acima, realize as tarefas abaixo.
Tarefa 01: Faça o gráfico da função acima, utilizando um software (geogebra, excel, etc.), no intervalo de tempo entre 0 e 20 dias.
Tarefa 02: Após 13 dias, qual a porcentagem de laranjas doentes?
B) Química Orgânica
Para controle biológico desta bactéria, alguns produtos químicos podem ser utilizados, principalmente nos estágios iniciais de propagação. Entre estes produtos, temos as estrobirulinas, mais especificamente, a fluoxastrobina. Sobre esta substância química, faça uma breve descrição de seu princípio de ação, apresente sua estrutura molecular e identifique e indique os grupos funcionais presentes na estrutura molecular do composto.
C) Bioquímica
A patogenicidade desta bactéria está relacionada à sua capacidade de colonização no hospedeiro somada à produção e secreção de enzimas e proteínas que facilitam a penetração do microrganismo nas células causando danos à planta.
Quais exemplos de enzimas e qual mecanismo de ação participam desta infecção? Descreva-as.
D) Anatomia e Fisiologia Vegetal
A fotossíntese é um dos processos fisiológicos mais importantes da planta. Quando se tem a incidência de uma doença como o Cancro Cítrico, folhas são destruídas e consequentemente, ocorre uma queda na taxa fotossintética da planta, pela redução da área foliar.
Compreender o processo de fotossíntese nos ajuda a compreender como esse processo contribui para o desenvolvimento da planta. Sendo assim, nossos estudos se concentrarão no processo de fotossíntese.
Sobre o processo de fotossíntese, reflita e responda os questionamentos a seguir:
1. Os Citros, em relação a fotossíntese, podem ser classificados como C3, C4 ou CAM?
2. Quais as diferenças entre plantas C3, C4 e CAM?
3. A fotossíntese pode ser dividida em duas fases: fase fotoquímica e fase química. Explique os processos que ocorrem na fase fotoquímica e na fase química da fotossíntese.
E) Microbiologia Agrícola
De acordo com a composição de sua parede celular, as bactérias podem ser divididas em Gram-positivas e Gram-negativas. A coloração de Gram é muito importante quando estudamos bactérias, pois permite identifica-las e classificá-las.
Sobre o processo de coloração de Gram, descreve sucintamente todo o processo de coloração de Gram, os fatores e as diferenças entre as Bactérias Gram+ e Gram-.
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