Portfólio o papel da cultura afro-brasileira e indígena para a democratização social
Portfólio Cultura Afro-Brasileira.
Curso: | NC – Licenciatura | Semestre: 1º flex / 2º reg |
Disciplinas: | • Políticas Públicas da Educação Básica • Ética, Política e Cidadania • Psicologia da Educação e da Aprendizagem • Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem • Educação e Diversidade |
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) é refletir sobre o
papel da escola como promotora de ações justas e igualitárias. O tema do trabalho será: o
papel da cultura afro-brasileira e indígena para a democratização social. Escolhemos este tema para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a reflexão sobre a prática em um ambiente educativo que compreende a riqueza da diversidade e o respeito às diferenças.
Todos adoraram o projeto e Ana organizou as atividades dos professores para a elaboração da semana. Desta forma, os professores precisarão construir um texto que discuta “A importância da cultura afro-brasileira e indígena na construção de uma escola democrática” e deverão propor uma postagem na rede social da escola que possibilite a interação dos alunos.
1º) Realizem a leitura dos textos sugeridos abaixo.
Além dessas sugestões, vocês poderão utilizar para a elaboração da produção
textual os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre.
Texto 1: | BORGES, Elizabeth Maria de Fátima. A inclusão da história e da cultura afro brasileira e indígena nos currículos da educação básica. Vassouras. v. 12. n. 1. p. 71-84. 2010. Disponível em: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1IN8l5YjrMDY_MDA_606d5_/05A_Incl usaodahistoriaculturaafro.pdf Acesso em: 16. jul. 2020. |
Texto 2: | BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília, DF, p. 1-37, 2004. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/ /asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/488171 Acesso em: 16. Jul.2010. |
Texto 3: | Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Diário Oficial da União, DF. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11645.htm Acesso em: 16. jul.2020. |
Texto 4: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embai xa_site_110518.pdf Acesso em: 16. jul. 2020. |
2º) Construam a Introdução da produção textual. Neste tópico vocês deverão fazer
uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a
importância de sua realização. Nesta etapa poderão utilizar até uma (01) página.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, vocês deverão elaborar duas atividades
indicadas a seguir. Nesta etapa vocês poderão utilizar de quatro e seis páginas.
a) Elaborem um texto com o seguinte tema: “A importância da cultura afro-brasileira
e indígena na construção de uma escola democrática”. Para essa construção
utilizem as leituras indicadas anteriormente.
b) Construam uma postagem formativa sobre a cultura afro-brasileira e indígena.
Para isso, vocês poderão consultar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação das Relações Étnico-Raciais e, também, analisar os conteúdos
transversais a esta temática na BNCC. Seguem algumas sugestões de postagens.
4º) Para finalizar, vocês deverão elaborar as Considerações Finais
apresentando a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos no
seu texto. Manifestem o ponto de vista e as opiniões do grupo sobre o assunto
trabalhado. Lembrem-se de que esta etapa deve ser fundamentada nas
referências bibliográficas. Apresentem também as contribuições que o trabalho
trouxe para o aprendizado do grupo. Nesta etapa vocês poderão utilizar uma (01)
página.
5º) Referências: não se esqueçam de listar todos os autores e materiais que
utilizaram para desenvolver o trabalho, de acordo com as normas.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Instituto Dr Rodrigues
Portfólio Reestruturação Financeira da Empresa SÓ REFRI
Avaliações
Não há avaliações ainda.