Portfólio Empresa Praticidade
Curso: | Administração | Semestre: 6º e 7º |
Disciplinas: | Gestão Ambiental Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento Mercado de Capitais Planejamento Financeiro e Orçamentário |
Portfólio Empresa Praticidade
Praticidade – Gestão Sustentável
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como tema “a
empresa “Praticidade” que está no mercado há 10 anos, trabalhando com qualidade na produção
de copos descartáveis, canudos, pratinhos e outros. Ao longo do tempo, a empresa tem percebido
que a aceitação por seus produtos tem sofrido uma leve queda e, por meio de pesquisas, conseguiu
constatar que se trata de consumidores mais atentos às questões ambientais. Nesse sentido a
empresa descobriu que deve se adequar tanto com relação à uma proposta inovadora, ofertando
novos produtos, principalmente mais ecologicamente corretos, além de adequar-se frente às
legislações e normas ambientais em vigência. Certos dessa decisão, a alta administração começou a
movimentar-se, buscando com sagacidade essa mudança que poderá ser muito benéfica e coloca-la
novamente em posição de destaque no mercado.
Etapa 1
A gestão de resíduos é um ponto chave para que a empresa alcance sucesso dentro dos
objetivos e metas que possui. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010 prevê a
obrigatoriedade da elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos aos grandes
geradores. No caso da empresa “Praticidade”, este plano existe, mas outras incorporações estão
sendo pensadas, como trabalhar com a destinação de reciclados às cooperativas que possam
promover a venda desses produtos, melhorando a renda de algumas famílias. Pensando
especificamente na implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA, a empresa quer trabalhar
com o apoio do ciclo PDCA, o qual pode ser uma valiosa ferramenta para auxiliar no planejamento e
implementação desse sistema
Analise a seguir como este ciclo funciona:
Fonte: BERNARDES, J.R. 2020.
Diante disso, sabendo que os objetivos e metas da empresa é trabalhar dentro da
conformidade legal e normativa ambiental, escreva como poderia ser executada a etapa do fazer,
do checar e do agir. Quais atividades poderão ser desenvolvidas em cada etapa deste ciclo?
Etapa 2
Com as mudanças projetadas pela empresa “Praticidade” ela decidiu contratar um
profissional tecnólogo em gestão ambiental e cabe a você auxilia-la neste desafio. Para tanto
elabore uma explicação sobre a diferença entre recrutamento e seleção.
Na sequência elabore um plano de recrutamento e seleção da vaga de tecnólogo em gestão
ambiental.
Neste sentido considerando que o processo de recrutamento e seleção deve estar baseado
no perfil da vaga e uma vez que, até então, não existia esta função na empresa você deve
considerar as características e competências da função conforme as descritas pelo Ministério do
Trabalho na classificação CBO (código brasileiro de ocupação). Para tanto acesse o link:
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/FiltroTabelaAtividade.jsf |
considerando também as competências pessoais elencadas para a função.
Após esta análise elabore o plano de recrutamento e seleção da vaga de tecnólogo em
gestão ambiental, definindo as etapas e técnicas que serão utilizadas, tanto para o recrutamento
quanto para a seleção.
As mudanças que a empresa “Praticidade” pretende realizar irá influenciar a sua cultura
organizacional. Uma das demandas que se apresenta para a empresa neste momento é informar os
seus colaboradores sobre este novo posicionamento. Como que essa demanda pode ser atendida
pelo processo de integração? Explique o que é um programa de integração e quais os conteúdos
podem ser abordados e quando ele pode ser utilizado.
Etapa 3
A empresa “Praticidade” tem percebido que a aceitação por seus produtos sofreu uma
queda recentemente e, por meio de pesquisas, “conseguiu constatar que se trata de consumidores
mais atentos às questões ambientais”. Explique por que algumas organizações têm vida curta e
outras se tornam centenárias, considerando que em “uma economia onde a única certeza é a
incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento”. Você deve utilizar
como base as possíveis mudanças realizadas pela “Praticidade”, que estejam associadas à gestão do
conhecimento. Portanto, antes de dissertar acerca do ponto sugerido, você deverá elencar (criar)
pelo menos três aspectos relacionados ao tema da Gestão do Conhecimento, que servirão como
base para exposição de seus argumentos.
Etapa 4
Historicamente, a maior parte dos investimentos realizados pela empresa “Praticidade”
foram financiados por meio de empréstimos bancários e parcerias estratégicas com outros grupos.
Porém, frente ao crescimento da empresa e à necessidade de um melhor desempenho econômico
e financeiro, tais estratégias não eram mais sustentáveis, tornando a abertura de capital da
empresa uma medida economicamente viável para a captação de recursos para os investimentos a
serem realizados no sistema de gestão ambiental (SGA). No entanto, para esse processo de
abertura de capital, dois pontos importantes devem ser observados pela diretoria da companhia:
– Processo de abertura de capital (IPO).
– Estratégias de Governança Corporativa.
Neste contexto, o grupo deverá auxiliar os gestores da empresa por meio dos seguintes
passos:
Passo 01: Acerca do processo de abertura de capital da elabore um relatório apresentando
todos os passos necessário para a abertura do capital da empresa na Bolsa de Valores. Cite e
explique quais as vantagens e desvantagens da abertura do capital da empresa.
Passo 02: Para atrair os acionistas, é necessário investir em mecanismos de governança
corporativa que propiciem a geração de valor de longo prazo para a empresa e possibilite ao
investidor acesso a informações financeiras tempestivas e transparentes. Sendo assim, elabore um
roteiro com as principais práticas de governança corporativa que a “Praticidade” deve adotar para
alcançar o nível mais alto de governança corporativa da BM&FBOVESPA o “Novo Mercado”.
Etapa 5
O planejamento financeiro tem origem no planejamento estratégico, as ações realizadas no
planejamento estratégico influenciam toda a organização. As empresas buscam criar e agregar
valor aos seus produtos, para isso utilizam diversos escopos de processos para desenvolvê-los. O
objetivo da administração financeira é o de criar valor para os seus acionistas e clientes. Segundo
Padoveze (2010, p. 5), “A base sobre a qual se fundamenta o processo de criação de valor
empresarial é a produção e a venda dos produtos e serviços da empresa. Cada unidade de produto
ou serviço traz dentro de si seu valor agregado (VA), que é a diferença entre o preço de venda
obtido no mercado e o preço de compra dos insumos e serviços adquiridos de terceiros também no
mercado”.
A gestão ambiental gera diversos benefícios financeiros, a gestão de resíduos além de ser
excelente para o meio ambiente, se bem aplicada, pode gerar grande lucratividade para as
empresas. Portanto, você e o seu grupo deverá apontar as estratégias de que irão agregar valor ao produto de descartáveis da “Praticidade” e que gerem impacto positivo financeiramente.
Identifique a repercussão causada pela gestão de resíduos nos resultados financeiros da empresa.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Produção de laranja e a demanda pela fruta na pandemia
Portfólio Construção Civil Semestre 8°
Portfólio Consultoria a Empresa de Roupas T-Shirt
Portfólio Startup de Consultoria – Consultoria para a Construarte
Avaliações
Não há avaliações ainda.