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Portfólio Empresa Ulymais. Ulymais S/A

Curso:
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Semestre: 3º/4º Disciplinas:
 Desenvolvimento de Pessoas
 Sistemas de Informação Gerencial
 Saúde e Segurança do Trabalho
 Negociação e Gestão de Conflitos – ONLINE
 Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais
 Seminário do Projeto Integrado IV

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a análise de práticas de gestão de pessoas no contexto da Indústria 4.0. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Na atividade de produção textual, vocês deverão seguir as instruções e questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema (situação geradora de aprendizagem– SGA) proposta.
Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade.

Situação-problema:
A empresa Ulymais S/A, de médio porte sediada no interior do estado de São Paulo, identificou a necessidade de adaptar seus processos operacionais, administrativos e de gestão de pessoas ao contexto da indústria 4.0, considerando especialmente o risco de perder competitividade em curto/médio prazo.
O planejamento das mudanças necessárias envolve investimentos em automação, em sistemas integrados e providos de inteligência artificial, visando gerar informações em tempo real, alinhadas aos objetivos e indicadores estratégicos da organização. Com isso, os gestores terão resultados com maior agilidade, precisão e confiabilidade.
No entanto, a empresa Ulymais S/A entende que toda essa atualização nos processos só será efetiva se a área de RH também aprimorar suas políticas e práticas e alinhando-se ao contexto descrito.
Por essa razão, a alta administração traçou quatro desafios para a área de Recursos Humanos e que se referem:
– Ao Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e jogos Vivenciais;
– À utilização de Sistemas de Informações Gerenciais na gestão das pessoas;
– Aos impactos desse contexto na Saúde e Segurança do Trabalho;
– Ao desenvolvimento de habilidades de Negociação e Gestão de Conflitos;

DESAFIO 1 – TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E JOGOS VIVENCIAIS
O ambiente das organizações, assim como a empresa Ulymais S/A, no cenário da Indústria 4.0, está cada vez mais dinâmico e desejoso por mudanças, sendo a capacidade de inovar um dos fatores-chave para a sobrevivência das empresas e, por conta disso, treinar e desenvolver pessoas tornou-se hoje uma necessidade estratégica.
De acordo com Junior e Saltorato (2018), a necessidade do aperfeiçoamento de competências e habilidades é uma consequência lógica do cenário atual na geração de empregos que exigem maior qualificação.
Os autores, apropriando-se do termo utilizado por Edwards e Ramirez (2016), afirmam que desenvolver competências diz respeito a uma “reciclagem” do trabalhador, na qual, semelhante às três primeiras revoluções industriais, esta quarta exige a adaptação às novas tecnologias e às mudanças organizacionais que elas provocam, com vistas a manter as condições de empregabilidade.
Os mesmos autores identificaram as principais competências comuns a algumas pesquisas que eles próprios estudaram, classificando essas competências em três categorias, sem qualquer tipo de predominância entre uma e outra:
1. Competências funcionais – aquelas necessárias para o desempenho técnico e profissional das tarefas;
2. Competências comportamentais – mais intrínsecas e relacionadas às atitudes do indivíduo, e
3. Competências sociais – relacionadas com a capacidade de interagir e trabalhar com outras pessoas.

Considerando a busca por atualização nos processos da empresa Ulymais S/A, bem como no aprimoramento de suas políticas e práticas, verificou-se a necessidade de desenvolver, à princípio, novas competências em três cargos específicos:
1. Auxiliar de Produção, responsável por tarefas técnicas do setor produtivo da empresa;
2. Supervisor de TI (Tecnologia da Informação), responsável pela equipe do setor que atua com rede de computadores, processamento dos dados da empresa e engenharia de software;
3. Diretor de Recursos Humanos, responsável por toda a equipe que atua no setor de RH da empresa, bem como na gestão do capital humano da organização.
 Diante dessa necessidade, o grupo deverá eleger, dentre os três tipos de competências apresentadas no quadro acima (competências funcionais, competências comportamentais e competências sociais), uma competência para cada cargo, que deverá ser desenvolvida pelo colaborador que o desempenha.
 Além de eleger a competência para cada um dos cargos, o grupo deverá justificar o motivo dessa competência ser a prioridade no processo de desenvolvimento desse profissional,

descrevendo os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que serão adquiridos e/ou aperfeiçoados.
 Após o mapeamento das competências a serem desenvolvidas para a atuação em cada um dos três cargos, o grupo deverá planejar um programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), por meio do qual essas competências serão aprendidas ou aperfeiçoadas.
Para isso, o grupo deverá responder às questões do checklist (roteiro), que segue no exemplo abaixo – um checklist para cada cargo – cujo propósito é o de nortear a condução e realização do programa de T&D.
EXEMPLO:
Checklist de Treinamento e Desenvolvimento
CARGO: Auxiliar de Produção
COMPETÊNCIA: ____________________
– Quem irá treinar? Diz respeito ao instrutor/ treinador/ facilitador.
– Quem será treinado? Diz respeito ao público alvo.
– Para que treinar? Diz respeito ao objetivo (ou objetivos) que o grupo pretende alcançar com o programa de T&D (deve começar com um verbo que indique ação).
– O que será ensinado? Diz respeito ao conteúdo relacionado à competência que precisa ser desenvolvida.
– Como treinar? Diz respeito aos métodos e técnicas de ensino que serão utilizados.
– Quanto treinar? Diz respeito à carga horária total do programa de T&D.
– O que será preciso? Diz respeito aos recursos materiais necessários.

DESAFIO 2 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Para a realização desta etapa, será preciso desenvolver os passos (A e B) a seguir:
 A) Com base nos dados levantados nas etapas anteriores, elabore uma tabela (exemplo abaixo) contendo o resumo das informações mais importantes sobre dos dados levantados no checklist de cada cargo. Além dos tópicos contemplados na tabela apresentada no exemplo, sinta-se à vontade para inserir outras informações que considerar relevante para o detalhamento das informações.

Objetivo central desta etapa consiste em organizar as informações, para que se tenha um banco de dados completo e acessível para diversas áreas dentro da organização, sobretudo contendo dados para utilização no departamento de gestão de pessoas.
 B) Além da construção da tabela, defina o conceito de Banco de Dados e assinale as principais vantagens da utilização dessa ferramenta para a gestão de pessoas dentro da organização.
DESAFIO 3 – SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Como observado ao longo de nossa leitura da situação-problema, no momento em que o conceito da indústria 4.0 se torna realidade em uma empresa uma série de fatores sofrem alteração, incluindo aqueles relacionados à saúde e segurança do trabalho.
A automatização de um setor pode solucionar alguns problemas com relação aos custos com a segurança do trabalho e proporcionar outros novos.
Um possível exemplo para estas alterações mencionadas acima, é observada em uma empresa que realiza inspeções de engenharia em galpões industriais, onde a verificação da estrutura de cobertura dos galpões é inspecionada por drones não tripulados, reduzindo assim os custos com treinamentos de funcionários, com relação à NR-35, gastos com equipamentos e andaimes, sem mencionar a eliminação do risco de queda.
Entretanto, surgem necessidades de novas metodologias relacionadas a segurança dos trabalhadores quanto a inspeções de segurança, adaptação do novo modelo com relação às normas regulamentadoras e correta forma de utilização dos equipamentos.
Baseando-se em seus conhecimentos e no descrito acima, responda as seguintes questões:

 Com base na segurança dos trabalhadores e nas Normas Regulamentadoras, quais as novas adaptações que devem ser realizadas em uma empresa que adotou o modelo da indústria 4.0?
 Ao falar sobre a Indústria 4.0 qual a principal Norma Regulamentadora que deve ser observada? Justifique. Ainda, em sua opinião quanto a NR-17 cite ao menos 2 benefícios que a indústria 4.0 pode trazer para o trabalhador, justifique.
DESAFIO 4 – NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
Para solucionar os desafios propostos anteriormente, evidencia-se a importância da adoção de alguns fatores essenciais à etapa de planejamento de uma negociação bem-sucedida:
1- Determinação dos objetivos;
2- Atribuição de um custo às concessões;
3- Percepções e pressupostos referentes às forças e deficiências;
4- Planejamento de cada fase da negociação;
5- Preparação e planejamento de negociadores hábeis;
6- Pesquisa: fontes de informação.
Especialmente, na fase do planejamento é importante pensar detalhadamente em cada etapa do processo de negociação, considerando que quanto mais tempo for investido no planejamento, maiores serão as possibilidades de excelentes acordos. Considerando o quadro abaixo, represente por meio de ações uma situação hipotética que elucide a importância de cada etapa do processo de negociação.


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Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

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