Portfólio Empresa Ulymais. Ulymais S/A
Curso:
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Semestre: 3º/4º Disciplinas:
Desenvolvimento de Pessoas
Sistemas de Informação Gerencial
Saúde e Segurança do Trabalho
Negociação e Gestão de Conflitos – ONLINE
Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais
Seminário do Projeto Integrado IV
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a análise de práticas de gestão de pessoas no contexto da Indústria 4.0. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Na atividade de produção textual, vocês deverão seguir as instruções e questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema (situação geradora de aprendizagem– SGA) proposta.
Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade.
Situação-problema:
A empresa Ulymais S/A, de médio porte sediada no interior do estado de São Paulo, identificou a necessidade de adaptar seus processos operacionais, administrativos e de gestão de pessoas ao contexto da indústria 4.0, considerando especialmente o risco de perder competitividade em curto/médio prazo.
O planejamento das mudanças necessárias envolve investimentos em automação, em sistemas integrados e providos de inteligência artificial, visando gerar informações em tempo real, alinhadas aos objetivos e indicadores estratégicos da organização. Com isso, os gestores terão resultados com maior agilidade, precisão e confiabilidade.
No entanto, a empresa Ulymais S/A entende que toda essa atualização nos processos só será efetiva se a área de RH também aprimorar suas políticas e práticas e alinhando-se ao contexto descrito.
Por essa razão, a alta administração traçou quatro desafios para a área de Recursos Humanos e que se referem:
– Ao Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e jogos Vivenciais;
– À utilização de Sistemas de Informações Gerenciais na gestão das pessoas;
– Aos impactos desse contexto na Saúde e Segurança do Trabalho;
– Ao desenvolvimento de habilidades de Negociação e Gestão de Conflitos;
DESAFIO 1 – TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E JOGOS VIVENCIAIS
O ambiente das organizações, assim como a empresa Ulymais S/A, no cenário da Indústria 4.0, está cada vez mais dinâmico e desejoso por mudanças, sendo a capacidade de inovar um dos fatores-chave para a sobrevivência das empresas e, por conta disso, treinar e desenvolver pessoas tornou-se hoje uma necessidade estratégica.
De acordo com Junior e Saltorato (2018), a necessidade do aperfeiçoamento de competências e habilidades é uma consequência lógica do cenário atual na geração de empregos que exigem maior qualificação.
Os autores, apropriando-se do termo utilizado por Edwards e Ramirez (2016), afirmam que desenvolver competências diz respeito a uma “reciclagem” do trabalhador, na qual, semelhante às três primeiras revoluções industriais, esta quarta exige a adaptação às novas tecnologias e às mudanças organizacionais que elas provocam, com vistas a manter as condições de empregabilidade.
Os mesmos autores identificaram as principais competências comuns a algumas pesquisas que eles próprios estudaram, classificando essas competências em três categorias, sem qualquer tipo de predominância entre uma e outra:
1. Competências funcionais – aquelas necessárias para o desempenho técnico e profissional das tarefas;
2. Competências comportamentais – mais intrínsecas e relacionadas às atitudes do indivíduo, e
3. Competências sociais – relacionadas com a capacidade de interagir e trabalhar com outras pessoas.
Considerando a busca por atualização nos processos da empresa Ulymais S/A, bem como no aprimoramento de suas políticas e práticas, verificou-se a necessidade de desenvolver, à princípio, novas competências em três cargos específicos:
1. Auxiliar de Produção, responsável por tarefas técnicas do setor produtivo da empresa;
2. Supervisor de TI (Tecnologia da Informação), responsável pela equipe do setor que atua com rede de computadores, processamento dos dados da empresa e engenharia de software;
3. Diretor de Recursos Humanos, responsável por toda a equipe que atua no setor de RH da empresa, bem como na gestão do capital humano da organização.
Diante dessa necessidade, o grupo deverá eleger, dentre os três tipos de competências apresentadas no quadro acima (competências funcionais, competências comportamentais e competências sociais), uma competência para cada cargo, que deverá ser desenvolvida pelo colaborador que o desempenha.
Além de eleger a competência para cada um dos cargos, o grupo deverá justificar o motivo dessa competência ser a prioridade no processo de desenvolvimento desse profissional,
descrevendo os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que serão adquiridos e/ou aperfeiçoados.
Após o mapeamento das competências a serem desenvolvidas para a atuação em cada um dos três cargos, o grupo deverá planejar um programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), por meio do qual essas competências serão aprendidas ou aperfeiçoadas.
Para isso, o grupo deverá responder às questões do checklist (roteiro), que segue no exemplo abaixo – um checklist para cada cargo – cujo propósito é o de nortear a condução e realização do programa de T&D.
EXEMPLO:
Checklist de Treinamento e Desenvolvimento
CARGO: Auxiliar de Produção
COMPETÊNCIA: ____________________
– Quem irá treinar? Diz respeito ao instrutor/ treinador/ facilitador.
– Quem será treinado? Diz respeito ao público alvo.
– Para que treinar? Diz respeito ao objetivo (ou objetivos) que o grupo pretende alcançar com o programa de T&D (deve começar com um verbo que indique ação).
– O que será ensinado? Diz respeito ao conteúdo relacionado à competência que precisa ser desenvolvida.
– Como treinar? Diz respeito aos métodos e técnicas de ensino que serão utilizados.
– Quanto treinar? Diz respeito à carga horária total do programa de T&D.
– O que será preciso? Diz respeito aos recursos materiais necessários.
DESAFIO 2 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Para a realização desta etapa, será preciso desenvolver os passos (A e B) a seguir:
A) Com base nos dados levantados nas etapas anteriores, elabore uma tabela (exemplo abaixo) contendo o resumo das informações mais importantes sobre dos dados levantados no checklist de cada cargo. Além dos tópicos contemplados na tabela apresentada no exemplo, sinta-se à vontade para inserir outras informações que considerar relevante para o detalhamento das informações.
Objetivo central desta etapa consiste em organizar as informações, para que se tenha um banco de dados completo e acessível para diversas áreas dentro da organização, sobretudo contendo dados para utilização no departamento de gestão de pessoas.
B) Além da construção da tabela, defina o conceito de Banco de Dados e assinale as principais vantagens da utilização dessa ferramenta para a gestão de pessoas dentro da organização.
DESAFIO 3 – SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Como observado ao longo de nossa leitura da situação-problema, no momento em que o conceito da indústria 4.0 se torna realidade em uma empresa uma série de fatores sofrem alteração, incluindo aqueles relacionados à saúde e segurança do trabalho.
A automatização de um setor pode solucionar alguns problemas com relação aos custos com a segurança do trabalho e proporcionar outros novos.
Um possível exemplo para estas alterações mencionadas acima, é observada em uma empresa que realiza inspeções de engenharia em galpões industriais, onde a verificação da estrutura de cobertura dos galpões é inspecionada por drones não tripulados, reduzindo assim os custos com treinamentos de funcionários, com relação à NR-35, gastos com equipamentos e andaimes, sem mencionar a eliminação do risco de queda.
Entretanto, surgem necessidades de novas metodologias relacionadas a segurança dos trabalhadores quanto a inspeções de segurança, adaptação do novo modelo com relação às normas regulamentadoras e correta forma de utilização dos equipamentos.
Baseando-se em seus conhecimentos e no descrito acima, responda as seguintes questões:
Com base na segurança dos trabalhadores e nas Normas Regulamentadoras, quais as novas adaptações que devem ser realizadas em uma empresa que adotou o modelo da indústria 4.0?
Ao falar sobre a Indústria 4.0 qual a principal Norma Regulamentadora que deve ser observada? Justifique. Ainda, em sua opinião quanto a NR-17 cite ao menos 2 benefícios que a indústria 4.0 pode trazer para o trabalhador, justifique.
DESAFIO 4 – NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
Para solucionar os desafios propostos anteriormente, evidencia-se a importância da adoção de alguns fatores essenciais à etapa de planejamento de uma negociação bem-sucedida:
1- Determinação dos objetivos;
2- Atribuição de um custo às concessões;
3- Percepções e pressupostos referentes às forças e deficiências;
4- Planejamento de cada fase da negociação;
5- Preparação e planejamento de negociadores hábeis;
6- Pesquisa: fontes de informação.
Especialmente, na fase do planejamento é importante pensar detalhadamente em cada etapa do processo de negociação, considerando que quanto mais tempo for investido no planejamento, maiores serão as possibilidades de excelentes acordos. Considerando o quadro abaixo, represente por meio de ações uma situação hipotética que elucide a importância de cada etapa do processo de negociação.
Portfólio Empresa Prime S/A e Sol S/A
Portfólio Estágio Supervisionado – Empresa Copel S/A
Avaliações
Não há avaliações ainda.