Portfólio Hospital Campo Florido
Curso: CST em Gestão Hospitalar Semestre: 4º / 5º
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é
fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso do Hospital Campo
Florido, apresentado na sequência.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O Hospital Campo Florido é uma organização privada e de nível secundário de atendimento em
saúde. Atualmente, encontra-se com dificuldades para atender sua demanda, que aumenta a cada
dia. A Instituição não é a única da cidade com certificação. Atualmente o hospital conta com o título
de ‘Acreditado’ (Nível 1), no entanto, o hospital já passou três auditorias para recertificação, válida
por dois anos cada, e, anualmente, recebe auditores externos para uma visita periódica. A direção
do Hospital então, preocupada com padrão de segurança e na efetividade dos atendimentos, quer
receber o título de Acreditado Pleno (Nível 2), trabalhando, assim, para manter níveis elevados de
qualidade na prestação de serviço. Diante da situação, o gerente do Hospital, contratou uma equipe
de profissionais especializados em gestão da qualidade/acreditação e processos de auditoria, para
avaliar a instituição como um todo. Vale lembrar, que a auditoria visa identificar as fragilidades,
analisando-as e sugerir melhorias para o alcance dos objetivos desejados. Durante a auditoria
externa, foram identificadas questões relevantes em algumas unidades:
Farmácia
• Medicamentos com baixo estoque.
• Problemas com alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores
não qualificados).
• Problemas com o gerenciamento das informações com relação a controle de estoque (materiais de
consumo, medicamentos e etc).
• Problemas com a comunicação e gerenciamento das informações entre diferentes setores.
Unidade de Terapia Intensiva
• Ausência de um protocolo de avaliação por gravidade ou atendimento.
• Fragilidades no Plano de Gerenciamento de Resíduos por falta de local adequado para armazenar
o lixo no local de geração.
• Dificuldade de comunicação entre a Unidade de Terapia Intensiva e os demais setores.
• Equipamentos (monitores, eletrocardiógrafo, esfigmomanômetro digitais e manuais, entre
outros) apresentando falhas operacionais, evidenciando fragilidade no gerenciamento da unidade
Estes são problemas que preocupam o gestor do hospital e que precisam ser rapidamente
solucionados para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. Além disso, um
dos objetivos é atingir certificação de “Nível 2 – Hospital Acreditado Pleno” pela Organização
Nacional de Acreditação (ONA). Esse processo de acreditação é realizado pelos demais hospitais na
busca pela melhoria da qualidade dos serviços em saúde. Portanto, iniciativas deverão ser tomadas
a fim de prepará-la para tal processo. É importante destacar que a acreditação em saúde,
corresponde a uma metodologia de avaliação espontânea, ou seja, a instituição procura este tipo de
avaliação, no sentido de garantir a qualidade da assistência em saúde, por meio de parâmetros
previamente aceitos. A acreditação está voltada para três princípios básicos:
• Estrutura da organização: recursos físicos, materiais e humanos;
• O processo da prestação de serviços em saúde;
• Os resultados, incluindo a satisfação do cliente.
Diante deste contexto, você, enquanto futuro gestor hospitalar, precisa identificar soluções para que
o hospital consiga melhorar seus serviços.
Baseado na situação geradora descrita acima produza um texto que aborde todos os tópicos
mencionados abaixo:
Para isso, busque soluções para os problemas apresentados, mas, lembre-se de que TODOS os
desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a SGA apresentada e a teoria
respectiva. Logo, é fundamental apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das
justificativas.
DESAFIOS PROPOSTOS
DESAFIO 1 – Sistemas de Informação Gerencial
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) proporcionam aos gerentes o controle e monitoramento
das operações, e apoiam o planejamento e a tomada de decisão. Os SIG geram informações das
diversas áreas funcionais de uma organização, a partir da integração com os Sistemas de
Processamento de Transações (SPT) e com os Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Considerando o contexto da SGA, o diretor do Hospital Campo Florido decidiu investir na
reestruturação dos sistemas de informação e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),
principalmente do setor da farmácia hospitalar, responsável pela gestão da aquisição e estoque dos
medicamentos e equipamentos médicos, para controlar a entrada e distribuição dos produtos para
as farmácias setoriais e centros cirúrgicos, e assim, assegurar e garantir o nível de Acreditado Pleno
(Nível 2) do Hospital.
Agora, é o momento de você elaborar um plano para a implantação de um ERP, considerando os
principais objetivos de um ERP, que possibilita a integração dos processos de negócio das diferentes
áreas funcionais de uma organização de forma flexível e segura, para apoiarem a padronização dos
processos de negócio e acreditação, garantindo a segurança dos pacientes e, consequentemente
reduzindo custos e glosas médicas.
O plano deve contemplar:
1. A descrição dos benefícios e melhorias que o ERP proporcionará para a empresa e
principalmente para o setor da farmácia hospitalar, responsável pelo controle do estoque.
2. A definição e descrição dos processos de negócio que o sistema ERP contemplará. Pode-se
adotar um Fluxograma ou um Diagrama de Processos de Negócio – Business Process Diagram
(BPD) para representar os processos de negócio definidos.
3. A definição e descrição detalhada de todos os recursos e funcionalidades do ERP que será
implantado (indicar o nome e fabricante), bem como, das demais tecnologias que se
integrarão com os serviços do ERP escolhido, considerando principalmente as tecnologias
emergentes, como por exemplo, a tecnologia Radio-Frequency IDentification (RFID –
Identificação por Rádio Frequência) para o controle de estoque dos medicamentos e
equipamentos de alto custo, por exemplo.
DESAFIO 2 – Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar:
O processo de acreditação está intimamente relacionado com a qualidade e com a segurança do
atendimento em saúde. Desse modo, as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde podem
solicitar o processo de Acreditação, realizado por organizações não governamentais, com ou sem fins
lucrativos. A principal entidade mantenedora da Acreditação brasileira é a Organização Nacional de Acreditação (ONA), criada em 1999, responsável por credenciar Instituições Acreditadoras para
realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA.
Considerando que o Hospital Campo Florido deseja ser um Hospital “Acreditado Pleno (Nível 2)’’, ele
precisa submeter-se a fase de avaliação, compreendida pela vistoria de todos os setores e unidades
hospitalares. Para que o hospital seja avaliado é importante que todos os colaboradores sejam
informados e preparados para tal processo. A visita, propriamente dita, deve ser voluntária e
solicitada formalmente à Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA.
Diante deste contexto e da situação-problema, é importante que você, enquanto futuro gestor
hospitalar, compreendam o processo de acreditação. Por isso:
Destaque as principais características do “Nível 2 – Acreditado Pleno”, além de identificar quais
estratégias podem ser realizadas pelo hospital frente às fragilidades encontradas. Ressalte o período
em que a instituição pode permanecer com este Nível de Acreditação, ou seja, a validade dele.
DESAFIO 3 – Processos Logísticos:
A logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e
de informações nas fases de: compra, armazenagem, manipulação de material, movimentação,
distribuição e transporte. Dentre os subprocessos que se destaca a logística de suprimentos que é
responsável pela entrada de todos os suprimentos, ou seja, todos os insumos necessários à atender
a demanda, como por exemplo, medicamentos, gases, equipamentos e mão de obra, até a liberação
para que possam ser efetivamente consumidos. Envolve ainda as atividades de seleção de
fornecedores, aquisição, definição dos meios de transporte, processos de armazenagem, a gestão e
ainda coordena o fluxo de informações relacionados a estes insumos.
Como mencionado na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), o Hospital Campo Florido
apresenta problemas com alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento,
fornecedores não qualificados). Deste modo, cabe a você neste momento desenvolver um manual
que servirá para orientar o desenvolvimento, avaliação e cadastro de novos fornecedores. Isso
significa dizer que nenhum fornecedor poderá trabalhar com o Hospital San Martin caso todos os
requisitos e critérios não estejam de acordo com este manual.
DESAFIO 4 – Auditoria em Saúde:
Assim como o processo de acreditação contribui para a melhoria da qualidade e da segurança na área
da saúde, a auditoria também contribui a estes aspectos por meio do planejamento e execução dos
trabalhos de auditoria que permitem que o auditor avalie uma situação para recomendar melhorias.
Em razão dos problemas mencionados na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), está sendo
feita uma auditoria plena em todo o hospital, no entanto, você e sua equipe de profissionais de
Auditoria, preocupados com qualidade da saúde e dos trabalhos, foram designados para o trabalho
de auditoria no hospital na Farmácia.
Durante a execução da auditoria, foram registradas nos papéis de trabalho os achados e as
evidências, os quais são elementos fundamentais para embasar a opinião da auditoria sobre as
atividades e os processos do hospital e permitir que ela forneça recomendações, levando, esta
avaliação, ao aumento da qualidade e da segurança dos atendimentos na saúde.
Os achados identificados foram: a) Medicamentos com baixo estoque; b) Problemas com
alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não qualificados); c)
Problemas com o gerenciamento das informações com relação a controle de estoque (materiais de
consumo, medicamentos e etc).
Assim, com base nas informações obtidas e apresentadas a respeito da Farmácia Hospitalar,
comente o papel do programa de auditoria nesta situação e liste pelo menos cinco recomendações,
de modo, a sugerir as ações que o hospital poderia tomar para resolver os problemas identificados.
Veja a lista de referências, pois é sugerida a leitura de alguns manuais de auditoria:
DESAFIO 5 – Bioética e Biossegurança:
Todas as instituições geradoras de resíduos de serviços de saúde devem elaborar um Plano de
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, também conhecido pele sigla PGRSS. Esse plano
dever ser baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação destes, estabelecendo
as diretrizes para o seu manejo.
Percebe-se que a Unidade de Terapia Intensiva apresenta fragilidades no Plano de Gerenciamento
de Resíduos por falta de local adequado para armazenar o lixo no local de geração.
Diante desse problema identificado na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), conceitue o que
é Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e qual o seu objetivo. Após isso,
pensando enquanto gestor hospitalar, pontue e explique o passo-a-passo da elaboração do PGRSS
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