Portfólio Hospital Santa Cruz

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Portfólio Hospital Santa Cruz.

Curso: Tecnologia em Gestão
Hospitalar
Semestre: 4º / 5º
Disciplinas: Auditoria em Saúde.
Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar.
Processos Logísticos.
Bioética e Biossegurança.
Sistemas de Informação Gerencial.

Portfólio Hospital Santa Cruz

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é
fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso do
Hospital Santa
Cruz
, apresentado na sequência.

DESAFIO 1 – Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar:
O processo de acreditação está intimamente relacionado com a qualidade e com a segurança do
atendimento em saúde. Desse modo, as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde podem
solicitar o processo de Acreditação, realizado por organizações não governamentais, com ou sem fins
lucrativos. A principal entidade mantenedora da Acreditação brasileira é a Organização Nacional de
Acreditação (ONA), criada em 1999, responsável por credenciar Instituições Acreditadoras para
realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA.
Considerando que o Hospital Santa Cruz deseja ser um Hospital “Acreditado Pleno (Nível 2)’’, ele
precisa submeter-se a fase de avaliação, compreendida pela vistoria de todos os setores e unidades
hospitalares. Para que o hospital seja avaliado é importante que todos os colaboradores sejam
informados e preparados para tal processo. A visita, propriamente dita, deve ser solicitada
formalmente à Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA.
Diante deste contexto e da situação-problema, é importante que vocês, enquanto futuros gestores
hospitalares, compreendam o processo de acreditação. Por isso:
Destaque as principais características do “Nível 2 – Acreditado Pleno”, além de identificar quais
estratégias podem ser realizadas pelo hospital frente às fragilidades encontradas. Ressalte o período
em que a instituição pode permanecer com este Nível de Acreditação, ou seja, a validade dele.

DESAFIO 2 – Sistemas de Informação Gerencial:
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) proporcionam aos gerentes o controle e monitoramento
das operações, e apoiam o planejamento e a tomada de decisão. Os SIG geram informações das
diversas áreas funcionais de uma organização, a partir da integração com os Sistemas de
Processamento de Transações (SPT) e com os Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais
(ERP). Considerando o contexto da SGA, o diretor do Hospital Santa Cruz decidiu investir na
reestruturação dos sistemas de informação e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),
principalmente do setor da farmácia hospitalar, responsável pela gestão da aquisição e estoque dos
medicamentos e equipamentos médicos, para controlar a entrada e distribuição dos produtos para
as farmácias setoriais e centros cirúrgicos, e assim, assegurar e garantir o nível de Acreditado Pleno
(Nível 2) do Hospital.
Agora, é o momento de você e sua equipe elaborarem um plano para
a implantação de um ERP,
considerando os principais objetivos de um ERP, que possibilita a integração dos processos de
negócio das diferentes áreas funcionais de uma organização de forma flexível e segura, para
apoiarem a padronização dos processos de negócio e acreditação, garantindo a segurança dos
pacientes e, consequentemente reduzindo custos e glosas médicas.
O plano deve contemplar:
1. A descrição dos benefícios e melhorias que o ERP proporcionará para a empresa e
principalmente para o setor da farmácia hospitalar, responsável pelo controle do estoque.
2. A definição e descrição dos processos de negócio que o sistema ERP contemplará. Pode-se
adotar um Fluxograma ou um Diagrama de Processos de Negócio –
Business Process Diagram
(BPD) para representar os processos de negócio definidos.
3. A definição e descrição detalhada de todos os recursos e funcionalidades do ERP que será
implantado (indicar o nome e fabricante), bem como, das demais tecnologias que se
integrarão com os serviços do ERP escolhido, considerando principalmente as tecnologias
emergentes, como por exemplo, a tecnologia
Radio-Frequency IDentification (RFID –
Identificação por Rádio Frequência) para o controle de estoque dos medicamentos e
equipamentos de alto custo, por exemplo.

DESAFIO 3 – Auditoria em Saúde:
Assim como o processo de acreditação contribui para a melhoria da qualidade e da segurança
na área da saúde, a auditoria também contribui a estes aspectos por meio do planejamento e
execução dos seus trabalhos, permitindo que o auditor avalie as situações para recomendar
melhorias. Nesse sentido, em razão dos problemas mencionados na Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), está sendo realizado uma auditoria plena em todo o hospital, no entanto, você
e sua equipe de profissionais de Auditoria, preocupados com qualidade da saúde e dos trabalhos,
foram designados para realizar a auditoria na Farmácia desse hospital.
Durante a execução da auditoria, foram registradas nos papéis de trabalho os achados e as
evidências, os quais são elementos fundamentais para embasar a opinião da auditoria sobre as
atividades e os processos do hospital e permitir que ela forneça recomendações, levando, esta
avaliação, ao aumento da qualidade e da segurança dos atendimentos na saúde.
Os achados identificados foram: a) Medicamentos com baixo estoque; b) Problemas com
alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não qualificados); c)
Problemas com o gerenciamento das informações com relação a controle de estoque (materiais de
consumo, medicamentos e etc).
Assim, com base nas informações obtidas e apresentadas a respeito da Farmácia Hospitalar,
descreva o papel do programa de auditoria nesta situação. Agora, liste pelo menos cinco
recomendações, de modo, a sugerir as ações que o hospital poderia tomar para resolver os
problemas identificados. Veja a lista de referências, pois é sugerida a leitura de alguns manuais de
auditoria:

DESAFIO 4 – Processos Logísticos:
A logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e
de informações nas fases de: compra, armazenagem, manipulação de material, movimentação,
distribuição e transporte. Dentre os subprocessos que se destaca a
logística de suprimentos que é
responsável pela entrada de todos os suprimentos, ou seja, todos os insumos necessários à atender
a demanda, como por exemplo, medicamentos, gases, equipamentos e mão de obra, até a liberação
para que possam ser efetivamente consumidos. Envolve ainda as atividades de seleção de
fornecedores, aquisição, definição dos meios de transporte, processos de armazenagem, a gestão e
ainda coordena o fluxo de informações relacionados a estes insumos. Como mencionado na Situação
Geradora de Aprendizagem (SGA), o Hospital Santa Cruz apresenta problemas com alguns
fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não qualificados). Deste
modo, cabe a você e sua equipe neste momento desenvolver um manual que servirá para orientar o
desenvolvimento, avaliação e cadastro de novos fornecedores. Isso significa dizer que nenhum
fornecedor poderá trabalhar com o Hospital San Martin caso todos os requisitos e critérios não
estejam de acordo com este manual.

DESAFIO 5 – Bioética e Biossegurança:
Todas as instituições geradoras de resíduos de serviços de saúde devem elaborar um Plano de
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, também conhecido pele sigla PGRSS. Esse plano
dever ser baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação destes, estabelecendo
as diretrizes para o seu manejo. Percebe-se que a Unidade de Terapia Intensiva apresenta fragilidades no Plano de Gerenciamento de Resíduos por falta de local adequado para armazenar o
lixo no local de geração. Diante desse problema identificado na Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), conceitue o que é Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e qual
o seu objetivo. Após isso, pensando enquanto gestor hospitalar, pontue e explique o passo-a-passo
da elaboração do PGRSS.
 


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Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

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