Portfólio Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional

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Portfólio Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional.

Curso: Enfermagem Semestre: 3º flex e 4º regular

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“Infecção de ferida cirúrgica por microrganismos resistentes e a prática profissional”. Escolhemos
esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Situação-problema
Hilda, sexo feminino, 71 anos de idade, portadora de hipertensão arterial sistêmica e diabetes
mellitus tipo 2, faz uso regular de Anlodipino 5mg, Captopril 50mg e Metformina 2g. Procurou o
atendimento hospitalar de emergência após ter sofrido uma queda da própria altura súbita sem
qualquer razão aparente, seguida de forte dor em membro inferior direito (MID).
Na admissão, Hilda foi atendida pelo enfermeiro responsável pelo acolhimento, o qual realizou o
exame físico e identificou, entre outros achados, taquicardia (100 bpm), hipertensão (150/90 mmHg)
e dor intensa no membro acometido, que se encontrava rotacionado externamente e muito
edemaciado. Em seguida, Hilda passou por avaliação médica para investigação de fratura de fêmur
D, sendo confirmada pelas imagens do Raio-x. Após realizar todos os procedimentos, a paciente foi
encaminhada ao Centro Cirúrgico para a realização de uma osteossíntese de fêmur de urgência, uma
cirurgia realizada para realizar a fixação da fratura. Após a cirurgia, Hilda foi encaminhada a Unidade
de Terapia Intensiva, conforme rotina do hospital.
Já no pós-operatório imediato, a paciente referiu dor em MID, sendo assim, o enfermeiro checou a
prescrição da paciente e preparou a Dipirona que estava prescrita. Ao chegar no leito, o enfermeiro
se deparou com a paciente dormindo, assim, o profissional administrou o medicamento
silenciosamente e a deixou descansando. No entanto, 30 minutos após, Hilda evolui com piora do
quadro geral, apresentando edema em pálpebras, lábios e língua, além de certa dificuldade para
respirar. Rapidamente, o plantonista prestou o atendimento de emergência, e o mesmo informou
que se tratava de um quadro de reação alérgica. Ao conversar com os familiares, foi confirmada a
alergia da paciente à Dipirona, que em nenhum momento foi questionada pelos profissionais do
hospital. O quadro de anafilaxia foi revertido, paciente segue estável até o momento. O enfermeiro
sem entender o ocorrido, foi verificar a prescrição médica, afinal, ele checou o medicamento
administrado. Ao conferir percebeu que a prescrição não era de Hilda e sim de Olga, ambas estão no
mesmo quarto, entretanto, em leitos diferentes. A coordenadora do setor alertou para o fato de que
além da prescrição de enfermagem, as pulseiras de identificação do paciente são instrumentos que
nos auxiliam a identificar o paciente e que devem ser utilizados em diversas situações, principalmente na administração de medicamentos, para que situações como esta não aconteçam,
entretanto, o enfermeiro não checou a pulseira de identificação.
Diante dessa situação-problema, reflitam e elaborem um texto com os seguintes desafios:

DESAFIO 1: Muitos erros relacionados aos cuidados de enfermagem acontecem por falta ou falha na
comunicação, tanto na escrita como na falada. Na nossa SGA, o enfermeiro cometeu um erro ao
administrar a medicação no paciente que era alérgico à dipirona. Uma das hipóteses é que o erro
aconteceu por desconhecimento dessa informação pelo profissional. Sendo assim, a forma mais
efetiva do enfermeiro levantar ao máximo o número de informações do paciente é por meio da
anamnese. Diante disso, responda:
1) O que é a anamnese e em qual etapa do Processo de Enfermagem ela acontece?
2) Quais são as fontes que o enfermeiro pode utilizar para levantar as informações do paciente?
3) Para a construção de um instrumento de anamnese para uso do enfermeiro, quais são as
informações considerados essenciais?

DESAFIO 2: O exame físico completo associado a uma anamnese de qualidade, possibilita identificar
os sinais e sintomas que irão contribuir para a definição do diagnóstico de enfermagem e
posteriormente, subsidiarão o plano de cuidados de enfermagem direcionado a essa paciente. Na
SGA descrita, a paciente apresenta alterações no sistema tegumentar e osteomuscular, tornando
importante que o enfermeiro reconheça as alterações desse sistema, tanto no momento da admissão
hospitalar, quanto no pós-operatório. Nesse sentido, descreva quais sinais e sintomas devem ser
investigados; os métodos propedêuticos utilizados para o exame físico dessa paciente.

DESAFIO 3: Embora pareçam semelhantes do ponto de vista conceitual, negligência, imprudência e
imperícia são termos que apresentam diferenças e consequências importantes dentro da atuação
dos profissionais de enfermagem, constituindo-se em modalidades de culpa, mesmo que diante de
prática não intencional de provocar um dano. Na presença ou ocorrência de tais institutos, há risco
para os profissionais envolvidos e muitas vezes, para os pacientes. Dito isso, agora é com você:

1- Explique a diferença entre os conceitos: negligência, imprudência e imperícia.
2- Na situação-problema dois dos três conceitos estão presentes, diga quais são eles e justifique.

DESAFIO 4: Em todos os aspectos do nosso trabalho enquanto enfermeiros trabalhamos com a
educação, podendo ser a educação em saúde, educação permanente e educação continuada. O
espaço entre educação e o mundo do trabalho em saúde precisa, portanto, ser ampliado em formas
e possibilidades como um dos caminhos para repensar e reconstruir a prática assistencial em saúde.
É preciso ousar, experimentar novas ideias, novas formas de enfocar problemas, como condição
inquestionável para essa reconstrução. Um dos problemas identificados na nossa SGA foi o erro
cometido pelo enfermeiro na administração do medicamento. É importante que o enfermeiro
enquanto educador realize treinamentos com sua equipe para que ela realize um cuidado de
enfermagem com qualidade e atenção. Diante desse contexto, primeiramente conceitue o que é
plano de aula e descreva a sua finalidade. E agora, você enquanto enfermeiro responsável pelo setor
de educação continuada, irá desenvolver um plano de aula que será utilizado para conduzir um
treinamento sobre “Segurança do paciente: prescrição, uso e administração de medicamento” para
a equipe de enfermagem.

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

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