Portfólio O case de sucesso das Havaianas
Portfólio caso de reestruturação de um produto da sua região.
Portfólio O case de sucesso das Havaianas.
Curso: | Administração | Semestre: 5º / 6º |
Disciplinas: | • Composto Mercadológico • Planejamento e Inteligência de Marketing • Pesquisa Mercadológica • Processo Criativo |
Para atingir os objetivos desta produção textual, o seu grupo deverá seguir as instruções
voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a
Distância, considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o caso de reestruturação de um produto da sua região,
apresentado na sequência.
Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve o case de sucesso das Havaianas.
Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por vocês).
TAREFAS
O desafio será escolher uma empresa local e realizar a revitalização de um produto, para isso
você terá que utilizar os 4’Ps (produto, preço, praça e promoção) para reposicionar e revitalizar o
produto no mercado. Você deverá apresentar um relatório que precisará ser entregue aos gestores,
em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1 – Produto
A geração de ideias e novos conceitos ocorre constantemente. Quando nos referimos às
organizações, empresas e indústrias, podemos afirmar que a geração de ideias para novos produtos
é concentrada no marketing, responsável por captar informações de fontes internas (análise de
consumidores, sugestões do departamento de atendimento ao cliente, pesquisa e desenvolvimento,
entre outros) e de fontes externas (pesquisa de mercado, sugestões de clientes, ações da
concorrência). O primeiro passo é que você consiga definir os produtos para o negócio (bens e/ou
serviços). Essa definição deve passar pela transformação das ideias em um novo conceito,
exemplificada na Figura 1:
Figura 2 – Transformação da ideia em conceito (SLACK, 1996)
Fonte: Santos, Ferreira e Piaia (2004, p. 3).
Utilize o modelo apresentado para criar o conceito de dois novos produtos (bens ou serviços)
que serão divulgados. Para tanto, todos os requisitos devem ser apresentados: ideia inicial, forma, função, propósito e benefícios, para que se chegue a um conceito de produto satisfatório, aderente
às expectativas do mercado e alinhado com as pesquisas realizadas previamente.
Passo 2 – Preço
O Composto Mercadológico, também conhecido como Mix de Marketing, configura as
principais variáveis que norteiam todo o desenvolvimento de um negócio, desde a sua concepção, e
sua gestão ao longo de sua existência no mercado! Essas variáveis consistem nos 4 P’s que você já
conhece e, aqui nesta etapa, nosso enfoque será no P de PREÇO.
De maneira geral, o Preço tem inúmeras implicações na estratégia e gestão organizacional. É
através do preço de venda que a organização se mantém rentável (pois é a partir da venda de
produtos e serviços que ela obtém sua receita indispensável para arcar com seus custos e obter o
lucro desejado); que atrai seu público-alvo; tem o poder de aumentar ou diminuir sua demanda; se
posiciona no mercado etc.
Pensando em um reposicionamento de produto/marca, gerenciar o preço é fundamental! Ao
conhecer profundamente o público-alvo e os aspectos que agregam valor ao produto para este
público, o preço entra como um fator decisivo na criação de uma relação lucrativa e duradoura com
os clientes.
No contexto da empresa escolhida por você e do produto ofertado por tal empresa, sua
missão consiste no desenvolvimento de uma estratégia efetiva de precificação a partir da tarefa
abaixo:
• A partir da ideia de revitalização/reposicionamento do produto em questão,
como o novo preço deve ser estipulado? Quais informações são necessárias?
• Quais elementos/variáveis precisam ser analisados no processo de
precificação? (Liste esses elementos e variáveis para cada vertente que compõe o processo
de precificação: Preço baseado no consumidor; Preço baseado na concorrência; Preço
baseado em custos).
Passo 3 – Praça
Apresentado o conceito do produto durante o processo de inovação, está na hora de realizar
a pesquisa mercadológica para validar esta ideia. Neste sentido, os gestores podem realizar a
“pesquisa de desenho do produto”, validando a ideia e, ainda, receber o feedback para introduzir o
novo produto/serviço ao mercado com maior garantia e sucesso. Desta maneira, seguem as
atividades a serem realizadas:
1. Explique o que é pesquisa de desenho de produto e relacione a sua importância
com a reestruturação e o desenvolvimento de um novo produto/serviço.
2. Quais são as três etapas que esta pesquisa desenvolve? Aponte e explique cada
uma delas, contextualizando o novo produto/serviço que está sendo criado. Imagine quem
será o público-alvo, que tipo de pessoas ou local (praça) poderá ser submetido os testes na
prática.
Passo 4 – Promoção
As ações de marketing precisam ser coerentes, coordenadas e adequadas aos objetivos
estabelecidos. Dentro do composto de marketing o P de promoção tem a função de divulgar o
produto, para que isso aconteça se utiliza de diversas estratégias para mostrar as vantagens e
benefícios do produto, assim como o preço e a localização de onde o produto pode ser encontrado.
A promoção dentro do composto de marketing tem a função de estimular a demanda pelo
produto junto ao público-alvo. Portanto o P de promoção envolve ações e decisões relacionadas a
propaganda; venda pessoal; promoção de vendas; publicidade; relações públicas; assessoria de
imprensa; merchandising; redes sociais; blog; influenciadores.
A promoção é a parte que é responsável de realizar a comunicação da marca com o públicoalvo. Portanto, você deverá escolher quais estratégias de comunicação serão utilizadas para divulgar
os dois novos produtos escolhidos. As estratégias de promoção devem ser empregadas tanto nas
mídias tradicionais (TV, rádio, outdoor, etc) quanto nas mídias digitais (redes sociais, blogs, sites, etc).
Você deverá criar toda campanha de divulgação dos produtos, como, criação de conteúdo,
interação, postagens, plataformas sociais a serem utilizadas (Facebook, Instagram, blogs, etc),
representantes da marca (embaixadores e promotores) e definir os valores que devem ser
transmitidos nas campanhas.
Portfólio O case de sucesso das Havaianas.
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