Portfólio Pandemia COVID-19 e Lockdown
Portfólio Pandemia COVID-19 e Lockdown: efeitos nas receitas empresariais e remuneração dos colaboradores
Portfólio Pandemia COVID-19 e Lockdown. Portfólio Pandemia COVID-19 e Lockdown: efeitos nas receitas empresariais e remuneração dos colaboradores.
Curso: | CST em Processos Gerenciais | Semestre: 4º Regular/3º Flex |
Disciplinas: | • Norteadoras do 4º Semestre / 3º Flex. |
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática:
“Pandemia COVID-19 e Lockdown: efeitos nas receitas empresariais e remuneração dos
colaboradores”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos
conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Passo 1 – Competitividade e Criatividade em tempos de pandemia
1. O que é e para que serve a Gestão do Conhecimento? No contexto de pandemia apresentado,
quais são as características que apontam para a necessidade de implementar a Gestão do
Conhecimento?
2. Considerando o trecho “para ter sucesso e garantir longevidade, as organizações atuais
devem criar, disseminar e incorporar novas tecnologias e produtos ou serviços aos clientes ou
consumidores”, defina o que diferencia o capital intelectual do capital físico e explique de que
que maneira é possível se tornar uma empresa “inteligente” frente aos concorrentes, garantindo
sua longevidade?
3. Quais características as empresas devem apresentar do ponto de vista da valorização do
conhecimento?
Passo 2 – A informação financeira em tempos de pandemia.
a. De que a forma a contabilidade contribui para o processo de tomada de decisão na gestão de
receitas e despesas, considerando a Demonstração de Resultado do Exercício, diante de um
cenário de pandemia?
b. Um levantamento contábil feito em uma filial de uma empresa comercial pelo departamento
de contabilidade levantou os dados sobre as seguintes contas de resultados, cujos dados estão
demonstrados no quadro abaixo:
Contas Contábeis | Antes da pandemia (período anterior) |
Durante a pandemia |
Comissões sobre Vendas | $ 2.800 | $ 500 |
Contribuição Social sobre o Resultado Operacional | 9% | 9% |
Custo das Mercadorias Vendidas | $ 35.000 | O custo reduziu 60% em relação ao período anterior |
Despesas Financeiras | $ 2.040 | $ 3.000 |
Energia elétrica da administração | $ 1.200 | $ 1.500 |
Imposto de Renda sobre o Resultado Operacional | 15% | 15% |
Impostos sobre Vendas | 18% | 18% |
Participações sobre o Resultado Operacional Líquido | $ 5.000 | $ 900 |
Receitas de Vendas de Mercadorias | $ 72.000 | A receita reduziu 60% em relação ao período anterior |
Receitas Financeiras | $ 500 | $ 600 |
Salários dos vendedores | $ 5.000 | $ 3000 |
Vendas Canceladas | $1.500 | $ 500 |
Tendo em vista a necessidade de gerar uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
para checar o desempenho da filial antes e durante a pandemia, utilize os dados acima e estruture,
de formar ordenada, uma DRE, apurando o resultado de cada período de forma comparativa.
c. Com base no mesmo quadro apresentado anteriormente, classifique as contas de resultado
em: receitas, custos e despesa.
Passo 3 – Incertezas do período de Pandemia e as decisões de investimento com impactos
financeiros, aumentou a responsabilidade.
• O que vem a ser e qual o objetivo do planejamento financeiro? Ele sofre impacto de períodos
como este de pandemia?
• O que vem a ser e qual o objetivo do capital de giro? Qual impacto das decisões de combate
ao COVID-19 sobre o Capital de Giro das empresas?
• Em qual grupo da estrutura patrimonial se encontra o capital de giro das empresas?
• No caso de não aquisição do equipamento, quais variáveis deveriam ser analisadas?
• No caso de aquisição à vista do equipamento, quais variáveis deveriam ser analisadas?
• No caso de aquisição a prazo com os fornecedores, quais variáveis deveriam ser analisadas?
• No caso de aquisição com financiamento bancário, quais variáveis deveriam ser analisadas?
Passo 4 – Planejamento de Marketing em tempos de pandemia.
• Quais estratégias você indicaria para alavancar as vendas? (Indique pelo menos três
estratégias).
• Como seria a divulgação dos produtos? (quais recursos seriam utilizados para a divulgação).
• Como o pequeno empresário pode divulgar o seu produto para aumentar as vendas sem ter
grandes gastos com marketing?
• Seria realizado uma análise dos produtos através da matriz BCG?
Passo 5 – Liderança em tempos de crise
a). Como um bom líder pode ser um diferencial diante dos impactos da pandemia e Lockdown. No
texto apresentado das 2,744 milhões de empresas em funcionamento no Brasil, 17% relataram
que o efeito da pandemia foi pequeno e 10,6% afirmaram ter percebido um aumento nas
vendas com o COVID-19.
b). Enumere no mínimo três estratégias e ações que você considera ser um diferencial de gestão
para as organizações que conseguiram ter um efeito pequeno ou até mesmo ter uma melhora
nas suas vendas durante o período de pandemia. Você pode justificar utilizando artigos e cases,
porém deve explicar com suas palavras o diferencial de gestão.
Portfólio Pandemia COVID-19 e Lockdown. Portfólio Pandemia COVID-19 e Lockdown: efeitos nas receitas empresariais e remuneração dos colaboradores.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Reinvenção das Vendas
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