Portfólio Parceiro Magalu: plataforma de venda para pequenas empresas
Portfólio Parceiro Magalu.
Curso: | Gestão Comercial | Semestre: 3º e 4º |
Disciplinas: | • GERÊNCIA DE VENDAS • PLANEJAMENTO E INTELIGÊNCIA DE MARKETING • PESQUISA MERCADOLÓGICA • LOGÍSTICA E GESTÃO DA QUALIDADE • FORMAÇÃO DE PREÇOS E CUSTOS |
Portfólio Parceiro Magalu.
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como tema a estratégia
criada pela empresa Magalu, que criou uma plataforma de venda para pequenas empresas.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
1) Descreva a empresa.
• Nome e tamanho da empresa;
• Breve histórico e região;
• Descreva os principais produtos e/ou serviço.
2) GERÊNCIA DE VENDAS
Comente sobre as seguintes questões (Considerando o ambiente de operação de atividades
junto ao Magazine Luiza):
• Qual seria a importância da Área de Vendas para uma empresa?
• A importância do Recrutamento e Seleção de vendedores.
• A importância do Treinamento de vendedores.
• A importância da Motivação de vendedores.
• A importância da Avaliação de vendedores.
3) PLANEJAMENTO E INTELIGÊNCIA DE MARKETING
As dificuldades financeiras que a empresa está passando são resultados de processos
anteriores que não foram bem sucedidos. Antes de tomar qualquer decisão é interessante a empresa
realizar a análise das suas variáveis internas e externas. Essa análise irá afetar diretamente o
planejamento da empresa. Por isso a equipe deverá desenvolver a matriz SWOT da sua organização.
Elaborando a matriz SWOT os gestores irão identificar os pontos fortes e fracos (ambiente
interno) do negócio; assim como as oportunidades e ameaças (ambiente externo), o que possibilitará
desenvolver ações para potencializar as forças e ainda eliminar ou minimizar as fraquezas.
Para produzir a análise SWOT a equipe deverá escolher três fatores, de cada quadrante da
matriz para desenvolvê-la. Portanto, os fatores negativos internos e externos deverão apontar três
elementos (cada quadrante) que podem atrapalhar ou impedir a empresa. E o mesmo deverá ser
realizado para os fatores positivos. Para realizar a análise a equipe deverá apontar quais ações irão
desenvolver para minimizar ou eliminar os fatores negativos apontados na SWOT.
4) PESQUISA MERCADOLÓGICA
Após a análise SWOT, você já sabe os fatores positivos e negativos, além das oportunidades
e ameaças da sua empresa. Chegou a hora de elaborar uma pesquisa mercadológica. Pensando no
cenário atual (pessimista) para as vendas e expansão econômica, faça uma pesquisa de potencial de
mercado.
É a pesquisa de potencial de mercado que auxilia os tomadores de decisões a conhecerem o
número de clientes que comprarão os seus produtos ou serviços e quantos desses clientes
permanecerão comprando dos concorrentes, mensurando assim o volume das vendas total
compartilhado entre os concorrentes nesse segmento.
Para elaborar a pesquisa de potencial de mercado, siga os passos apresentados:
A. Definir os objetivos de sua pesquisa
Para começar, é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, ou seja, os
motivos ou a necessidade pela qual você decidiu realizá-la.
B. Definir o público-alvo do estudo de mercado
Nenhuma pesquisa pode ser feita sem que o público-alvo esteja bem delimitado. Exemplo:
Público-alvo possui uma definição mais ampla, como por exemplo: Homens, de 25 a 35 anos, que
trabalham com marketing digital.
C. Decidir o método
É hora de decidir qual método você usará para coletar os dados.
• Enquetes on-line?
• Observação?
• Entrevistas?
• Questionários?
D. Coletar os dados
Depois de ter muito claro o método que você vai utilizar e o número de pessoas que você
usará como amostra, é hora de coletar os dados. Para isso, você precisa projetar seu instrumento.
Por exemplo: Se você selecionou como um método de coleta de dados a entrevista ou questionário
você precisa elaborá-lo.
E. Estudar os concorrentes
Dentro da pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é uma parte fundamental, por
isso, apresente 3 concorrentes diretos e 3 concorrentes indiretos.
5) LOGÍSTICA E GESTÃO DA QUALIDADE
A pandemia trouxe grandes mudanças no modo de comercializar produtos e serviços. No caso
de produtos o impacto maior foi a mudança de canal de distribuição a ser utilizado, que antes poderia
ser presencial e no decorrer da pandemia mudou para a distância, por meio de sites e aplicativos de
celulares (app). O Magazine Luíza está dando a oportunidade para pequenas empresas e
empresários de comercializar os seus produtos em um ambiente digital, fornecendo toda a
infraestrutura de site e acesso. A sua missão aqui é pesquisar e discorrer sobre o futuro dos canais
de distribuição, conceituando o Market Place e o Omnichanell.
6) FORMAÇÃO DE PREÇOS E CUSTOS
• O que vem a ser os custos fixos de minha empresa?
• O que vem a ser os custos variáveis de minha empresa?
• Qual seria a diferença entre custo e despesa na minha estrutura de gastos?
• O que vem a ser o markup no processo de precificação?
• Qual a relação entre minha precificação de produtos, mercadorias e serviços com a lei do
mercado (lei da oferta e da procura) no qual eu atuo?
• Quais variáveis eu deveria considerar para tomar a decisão de colocar os meus produtos à
venda no canal de um grande player como o proposto pela Magalu, por exemplo. Ou de vender os
produtos do meu parceiro ao invés de meus próprios produtos?
Portfólio Parceiro Magalu.
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