Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos
ATENÇÃO: Clique aqui para ver o trabalho pedido para 2022.2 com o mesmo tema.
Curso: | Pedagogia | Semestres: 5º / 6º sem |
Disciplinas: | Adolescência e Juventude no século XXI Temas atuais em Educação Gestão Educacional Pedagogia em espaços não escolares Relações Interpessoais e Administração de Conflitos |
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar abordará o protagonismo juvenil no
contexto escolar. E o tema do trabalho será: Projeto de Vida e a formação integral dos
sujeitos. Escolhemos essa temática com o intuito que você possa adquirir novos saberes
docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos
nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.
Refletir sobre a construção do Projeto de Vida pelos jovens estudantes do Ensino
Médio vem ao encontro das novas propostas para essa etapa da Educação Básica que
entraram em vigor com a Lei 13.415/2017, que alterou a LDB 9394/96 e ficou conhecida
como a Reforma do Ensino Médio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também
contempla o Projeto de Vida entre as suas dez competências gerais, que devem ser
trabalhadas em todas as etapas da Educação Básica.
Sendo assim, é fundamental que os profissionais da educação que atuam na
etapa do Ensino Médio, seja como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores,
reflitam sobre o Projeto de Vida, considerado como uma das premissas para a formação
integral dos estudantes.
O principal objetivo de trabalhar com o Projeto de Vida com os jovens
estudantes é que eles desenvolvam as competências e habilidades necessárias para
assumirem o protagonismo de suas vidas e possam tomar decisões no âmbito pessoal,
social e profissional com autonomia, consciência e responsabilidade. Nas etapas de desenvolvimento do Projeto de Vida, os estudantes irão adquirir conhecimentos
necessários para atuarem no mercado de trabalho, se tornarem cidadãos responsáveis
e éticos, assim como escolherem estilos de vida sustentáveis
Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Tendo como base essas considerações, você deverá organizar a produção
textual, observando os seguintes itens:
1º) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você
poderá utilizar, para a elaboração da produção textual, os demais materiais
disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº
13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de
junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do
Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto- Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005;
e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo
Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-
2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 06 jul. 2021.
Texto 2: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
Brasília, 2018, p. 461-468.
Texto 3: SILVA SANTOS, K.; BRAZ FERREIRA GONTIJO, S. ENSINO MÉDIO E
PROJETO DE VIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Nova Paideia – Revista
Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19 – 34, 2020. DOI:
10.36732/riep.v2i1.52. Disponível em:
http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 6 jul. 2021.
Texto 4: MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações
progressivas e profundas no currículo. Aprendizagem Conectada. Governo do Mato
Grosso. s.a. Disponível em: http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/. Acesso
em: 08 jul. 2021.
2º) Elabore a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá redigir,
com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor
os objetivos e a importância de sua realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas
atividades indicadas a seguir:
a) Construa um texto composto de três a quatro páginas com o seguinte tema “O
Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos”. Para essa elaboração utilize
as leituras do item anterior.
b) Elabore uma apresentação sobre os principais aspectos relacionados ao Projeto
de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas que foram pontuados
no texto. Essa apresentação será destinada aos professores do colégio para
orientá-los na mediação do trabalho de construção do projeto de vida por parte
dos estudantes do Ensino Médio.
Para elaborar a apresentação, você pode utilizar as sugestões de ferramentas
abaixo, ou alguma outra que conhecer.
– Google Slides
– Zoho Show
– Prezi
– Canva
– Slidebean
Siga o roteiro a seguir para organizar a apresentação:
Capa / título | No primeiro slide, deve constar o título da apresentação e o nome do colégio. |
Objetivo | Descreva os objetivos que pretende atingir ao abordar a temática. |
Introdução | Apresente o tema investigado e o contextualize em relação à prática pedagógica |
Principais aspectos sobre o Projeto de Vida |
O que é; Quais objetivos da elaboração do Projeto de Vida; Qual a importância do Projeto de Vida no Ensino Médio; Quais dimensões da vida do jovem o Projeto de Vida pode englobar; Como criar um Projeto de Vida na escola; entre outros. |
Papel do professor na mediação da construção do Projeto de Vida a partir das metodologias ativas |
O que são metodologias ativas; Como aplicar as metodologias ativas na construção do Projeto de Vida; Como o professor atua nesse processo, entre outros. |
Referências | Indique os materiais que utilizou para elaborar a apresentação. |
Faça prints (captura de tela) das telas da apresentação e insira as imagens no
desenvolvimento do trabalho.
4º) Para finalizar, você deverá elaborar as Considerações finais, em até uma
página, para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos
no seu texto. Importante manifestar opiniões sobre o assunto trabalhado,
fundamentado nas referências. Apresente também as contribuições que o trabalho
trouxe para o seu aprendizado.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram
utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio O case de sucesso das Havaianas
Trabalho Gestão do Projeto Educativo
Portfólio A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas
Portfólio transparência na gestão pública
Avaliações
Não há avaliações ainda.