Projeto de Extensão I – Ciências Contábeis
Relatório final completo
atualizado em 09/01/2024
CURSO: |
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
Os potenciais benefícios da realização de atividades extensionistas no curso de Ciências Contábeis vinculadas pelo Programa de Contexto à Comunidade são estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências profissionais e de cidadania e soft skills específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Identificar e analisar processos contábeis com visão sistêmica e interdisciplinar;
II – Interpretar e aplicar as normatizações, os pronunciamentos e as legislações inerentes à contabilidade, gerando informações para o processo decisório;
III – Elaborar pareceres e relatórios, valendo-se da quantificação de informações. |
PERFIL DE EGRESSO: |
A IES busca que o egresso do curso de Ciências Contábeis seja um profissional que tenha como pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, propositivo, dinâmico, humanístico e reflexivo, capaz de atuar como profissional ético, produzindo informações contábeis que subsidiem os usuários para a tomada de decisões, pronto para exercer as funções contábeis com conhecimento e proficiência técnica e científica, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de vida. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Aprendizado Ativo |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
A extensão universitária do curso de Ciências Contábeis, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, tem como principal objetivo a geração do novo saber originário da aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações a partir de sua aprendizagem multidisciplinar adquirida no curso. |
|
CONTEÚDOS: |
I – Teoria da contabilidade;
II – Contabilidade e custos;
III – Legislação tributária;
IV – Sociedade e direitos humanos. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
ALVES, Robinson. Teoria da contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
FÉLIX, Gláucia Vieira. Legislação tributária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
POLIZEL, Gisele Zanardi; VILLAVA; Wagner Luiz; SANTOS, Willian Ferreira dos. Contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
PROENÇA, Fábio Rogério et al. Gestão de custo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. |
TEMPLATE PDCA: |
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. |
1. PLANEJAMENTO (PLAN) |
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
|
|
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
|
|
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. |
|
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. |
|
IDEIAS E ANOTAÇÕES: |
|
2. REALIZAÇÃO (DO) |
CRONOGRAMA: |
ATIVIDADES |
PER. 1 |
PER. 2 |
PER. 3 |
PER.4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. VERIFICAÇÃO (CHECK) |
Planejamento: |
Imersão realizada? |
() SIM |
() NÃO |
Ideação realizada? |
() SIM |
() NÃO |
Prototipação realizada? |
() SIM |
() NÃO |
Planejamento está ok? |
() SIM |
() NÃO |
Realização: |
Cronograma realizado? |
() SIM |
() NÃO |
Cronograma atende a realização do projeto? |
() SIM |
() NÃO |
Verificação: |
Cronograma atende a realização do projeto? |
() SIM |
() NÃO |
Projeto atende a proposta da instituição escolhida? |
() SIM |
() NÃO |
Houve necessidade de mudança de estratégia? |
() SIM |
() NÃO |
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? |
|
4. AÇÃO (ACT) |
AÇÃO PROPOSTA: |
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. |
|
|
VEJA TAMBÉM:
Projeto de Extensão I – Gestão Financeira
Estágio Ciências Contábeis – Empresa INDÚSTRIA RECOMEÇO LTDA
Portfolio Individual – Projeto de Extensão – Pedagogia
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?
Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.
Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?
Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).
Como funciona o processo de correção gratuita?
O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.
Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?
Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.
Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?
O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.
Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?
Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.
Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?
Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.
Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?
Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.
Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?
A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.
Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Avaliações
Não há avaliações ainda.