PROJETO DE EXTENSÃO I – LETRAS-PORTUGUÊS
CURSO: |
LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL – LICENCIATURA |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – LETRAS-PORTUGUÊS |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Letras – Português E Inglês, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Identificar e problematizar questões inerentes a Linguagem Portuguesa e Espanhola, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos;
II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Letras – Português E Inglês Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Planejamento e organização Criatividade e inovação Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Letras – Português E Inglês está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos. |
CONTEÚDOS: |
I – Tecnologias e inovações em educação;
II – Educação inclusiva e valorização da diversidade; III – Didática, planejamento e avaliação; IV – Políticas educacionais e ensino. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018.
CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. SANT’ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
VEJA TAMBÉM:
PROJETO DE EXTENSÃO II – PEDAGOGIA
Projeto de Extensão I – Gestão da Produção Industrial
Práticas Pedagógicas: Identidade docente – Pedagogia |
Avaliações
Não há avaliações ainda.