Projeto de Extensão I – Terapias Cognitivas e Complementares
Projeto de Extensão I – Terapias Cognitivas e Complementares
Relatório final de Atividades Extensionistas
CURSO: |
CST EM TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
|
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de CST em Terapias Cognitivas e Complementares, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Autocuidado, fitoterapia, qualidade de vida, terapias alternativas, SUS
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Conhecer e aplicar princípios de homeopatia, farmacologia, cosmetologia e fitoterapia em terapias integrativas e complementares;
II – Conhecer os fundamentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano;
III – Conhecer e aplicar gestão e conduta ética, em clínicas, consultórios ou instituições de saúde;
IV – Conhecer e aplicar práticas integrativas de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de CST em Terapias Integrativas e Complementares idealizado pela IES proporciona a formação do Tecnólogo Terapeuta Integrativo que, de acordo com as determinações legais do Curso Superior de Tecnologia em Terapias Integrativas e Complementares, tenha uma formação humanizada, crítica, ética profissional, social e ambiental, nas atividades relativas à área de Terapias Alternativas e Complementares, por meio de competências específicas que proporcionará o desenvolvimento das habilidades voltadas para aplicar terapias como: Biodança, Dança circular, Constelações Familiares, Bioenergética, Metafísica Quântica, Terapias com Florais, Geoterapia, Reflexologia Podal, Ozonioterapia, Hidroterapias, Ayurveda, Shantala, Reiki, Musicoterapia, Arteterapia, Auriculoterapia, Acupuntura, Moxabustão, Ventosas, dentre outras, sempre buscando a promoção da saúde e prevenção de doenças, possibilitando o bem-estar dos pacientes.
O Programa de Contexto a Comunidade permitirá o desenvolvimento de habilidades como conhecer e aplicar práticas integrativas de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva; Conhecer os mecanismos para proporcionar e manter a estabilidade física, mental e emocional do ser humano, compreendendo as complexidades envolvidas. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Terapias Integrativas e Complementares vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. |
CONTEÚDOS: |
I – Biossegurança;
II – Sistema Único de Saúde;
III – Fitoterápicos. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
ALMEIDA FILHO, Naomar. Saúde coletiva : teoria e prática. Rio de Janeiro : MedBook, 2014.
Cardoso, Telma Abdalla de Oliveira. Biossegurança e qualidade dos serviços de saúde. Curitiba: InterSaberes, 2016.
FITOTERAPIA contemporânea: tradição e ciência na prática clínica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS |
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
|
VEJA TAMBÉM:
Projeto de Extensão I – Gestão da Qualidade
Portfolio Individual – Projeto de Extensão – Pedagogia
Projeto de Extensão I – Ciências Contábeis
Projeto de Extensão I – Nutrição
Projeto de Extensão I – Gestão Financeira
Projeto de Extensão I – Processos Gerenciais
Projeto de Extensão I – Administração
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?
Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.
Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?
Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).
Como funciona o processo de correção gratuita?
O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.
Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?
Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.
Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?
O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.
Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?
Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.
Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?
Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.
Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?
Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.
Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?
A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.
Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Avaliações
Não há avaliações ainda.