Roteiro Aula Prática Algoritmos e Programação Estruturada
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: Algoritmos e Programação Estruturada
OBJETIVOS |
Definição dos objetivos da aula prática: |
– Entender a ferramenta VisualG.- Elaborar algoritmos e testar utilizando a ferramenta VisualG. |
INFRAESTRUTURA | |
Instalações: | |
Computador com VisualG | |
Materiais de consumo: | |
Descrição | Quantidade de materiais por procedimento/atividade |
Computador | 1 por aluno |
Software: | |
Sim ( X ) Não ( ) | |
Em caso afirmativo, qual? VisualG | |
Pago ( ) Não Pago ( X ) | |
Tipo de Licença: Gratuíta | |
Descrição do software: | |
O VisualG é um software que permite criar, editar, interpretar e que também executa os algoritmos em portugol (estruturado português) como se fosse um “programa” normal de computador. A ferramenta é de uso gratuito e de domínio público. | |
Equipamento de Proteção Individual (EPI): | |
– NSA |
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS |
Elaborar dois algoritmos utilizando a ferramenta VisualG |
Atividade proposta: |
Elaborar dois algoritmos e testar utilizando a ferramenta VisualG.1. Para o primeiro algoritmo, o usuário deverá informar a sua idade e em seguida deverá ser informada uma mensagem se ele for menor ou maior de idade.2. O segundo algoritmo, você deverá criar uma estrutura de repetição com teste no início para calcular a potenciação. Você deverá escrever um algoritmo que resolva a expressão , sendo a e b números inteiros e positivos. |
r a = b
3
Procedimentos para a realização da atividade: |
Nessa prática, você deverá utilizar a ferramenta VisualG para criar e testar os seus pseudocódigos que foram propostos.• Primeiramente, você deverá fazer download da ferramenta VisualG, acessando o seguinte link:https://visualg3.com.br/• Descompacte a pasta do VisualG.• Dentro da pasta descompactada, acesse o ícone do aplicativo, o ícone é chamado visualg30, conforme aFigura 1 a seguir.Figura 1. Pasta descompactada VisualG.Fonte: Captura de tela Pasta VisualG.• Abrir o visual G e criar a estrutura do pseudocódigo.Figura 2: Tela VisualG |
4
Fonte: Captura de tela VisualG.• Lembre-se que a estrutura no VisualG deve obedecer a seguinte sequência:Algoritmo “Nome do algoritmo”Var// Crie as suas variáveisInicio// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc…Fimalgoritmo1° Algoritmo: para o primeiro algoritmo, você deverá elaborar o algoritmo que o usuário informe a sua idade e caso a idade seja maior ou igual a 18 incluir a mensagem “Maior de idade” e caso contrário “Menor de idade”.2° Algoritmo: para o segundo algoritmo você deverá apresentar o resultado da potenciação, lembrando que a estrutura da potenciação é a seguinte:Você deverá atentar-se para a lógica entre o número de repetições e a variável b (Dica: observe que a variável b é quem irá controlar a quantidade de repetições)Escreva o algoritmo:1. Início e declaração de variáveis2. Obtenção dos valores das variáveis pelo usuário |
2 3 4
2 2 2
2 2 2 2
2 2 2 2 2
b
a
5
3. Cálculo do exponencial4. Impressão do resultado |
Checklist: |
– Abrir a interface da ferramenta VisualG- Criar o pseudocódigo para o primeiro algoritmo que informa o maior ou menor idade.- Deixar o algoritmo indentado.- Testar o algoritmo.- Você deverá entregar o algoritmo e o print do resultado do algoritmo.- Criar o pseudocódigo do algoritmo para o cálculo da potência.- Indentar o algoritmo.- Executar o algoritmo.- Você deverá entregar o algoritmo e o print do resultado do algoritmo. |
RESULTADOS |
Resultados da aula prática: |
Conseguir propor a resolução de problemas via algoritmos utilizando a ferramenta VisualG. Você deverá entregar dois algoritmos referentes aos problemas propostos bem como, os prints dos resultados na tela. Além do conhecimento das técnicas de programação, você também deve ter conhecimento matemático para resolver diversas situações do cotidiano.
Roteiro Aula Prática Algoritmos e Programação Estruturada |
Avaliações
Não há avaliações ainda.