Trabalho Gestão do Projeto Educativo – Pedagogia: : Ensino Híbrido
1. APRESENTAÇÃO
O objetivo da disciplina de Gestão do Projeto Educativo é proporcionar, para
você, reflexões e investigações, as quais terão como resultado a produção de um
projeto. O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do curso de Pedagogia
sobre a elaboração projeto, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que possa unir
os saberes do aluno às contribuições da ciência, para promover o seu desenvolvimento
intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências, realizadas durante
o curso, vinculadas às inovações que encontramos na atualidade.
Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento acadêmico e a realidade
estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de um projeto direcionado para
o contexto escolar e contexto não escolar.
Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o projeto é
condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse sentido, é
avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo com os critérios
de avaliação estabelecidos.
É importante reforçar que o trabalho se constituirá de uma elaboração teórica
que não precisará ser, efetivamente, aplicada, seja em contexto escolar ou contexto não
escolar.
2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), o projeto que deverá ser
produzido por você transcende a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado
mais vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um
conceito que remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e
da colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente.
A qualidade de um projeto, característica que leva à sua efetividade, está
atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência significativa da área
do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à realidade social mais
geral” (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um projeto na disciplina
de Gestão do Projeto Educativo vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos de aula; a elaboração de um projeto envolve todo um processo de construção
do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se deve atentar,
sintetizadas, conforme Vasconcellos (2002), em três dimensões:
análise da realidade;
projeção de finalidades;
formas de mediação.
Em síntese, por meio da organização deste projeto, você deverá: analisar as
contribuições das metodologias ativas no processo de gestão dos processos educativos;
compreender determinado contexto de atuação pedagógica (comunidade, escola,
alunos); delimitar o alcance das ações previstas em sua execução (objetivos, metas,
resultados esperados) e definir os procedimentos necessários e adequados ao seu
desenvolvimento (metodologias, recursos).
A partir dessas premissas, para a elaboração de seu projeto, o acadêmico deve
considerar os seguintes elementos:
Introdução (Apresentação do Tema);
Objetivos;
Problematização;
Referencial Teórico;
Método;
Cronograma;
Recursos;
Avaliação;
Referências.
Os livros das diversas disciplinas cursadas na graduação são uma fonte
importante de informação. Os conteúdos estudados nesses componentes curriculares
ajudarão na escolha e interligação dos temas que podem ser contemplados no projeto.
2.1 TEMA
Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se deseja
provar ou desenvolver” construindo uma ideia inovadora sobre o que está sendo
estudado. A escolha de um tema está balizada, frequentemente, por fatores internos
(afinidade pessoal, compatibilidade com a área) ou externos (tempo, acesso a materiais
etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003).
O tema do Projeto deve ser direcionado para a atuação do pedagogo,
contemplando as principais questões que perpassam o processo de ensino e
aprendizagem. Deve ser uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem
mais ativa e participativa dos alunos.
Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e
competências propiciadas a partir da utilização de metodologias ativas, as quais são
desenvolvidas pelo pedagogo e que possibilite o domínio pedagógico do conteúdo e ou
a gestão escolar que trabalha com a organização e acompanhamento dos processos da
educação em espaços formais e não formais.
É importante que o projeto se efetive como um instrumento para a construção
de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma visão mais global da
realidade.
O enfoque deverá apresentar coerência com a habilitação que o seu curso
proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso.
Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como:
(…)
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Do inglês project-based learning (PBL), faz com que os alunos construam seus saberes
de forma colaborativa, por meio da solução de desafios. Assim, o estudante precisa
se esforçar para criar, explorar e testar as hipóteses a partir de sua própria vivência.
O professor pode incluir tecnologias como vídeos ou fóruns digitais, além de propor
atividades que envolvam elementos físicos, bem como cartazes e maquetes.
Parte-se da ideia de permitir que o estudante busque o saber por si mesmo por meio
da presenta do professor como mediador e orientador, dando feedbacks e mostrando
erros e acertos ao longo do processo.
SALA DE AULA INVERTIDA
A sala de aula invertida, também chamada de flipped classroom, é derivada do ensino
híbrido. Seu diferencial reside no uso da tecnologia – especialmente a internet –, pois
mistura a experiência digital e de sala de aula, potencializando o aprendizado.
Trata-se de uma pré-aula que pode ser um vídeo, um texto ou outro material, o qual
o aluno estuda por conta própria para, então, na aula, o professor poder conduzir a
aula em continuidade com o que fora estudado.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
É focada na parte teórica da resolução de casos. O método promove a
interdisciplinaridade, um dos focos centrais da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC).
Propõe-se a construção de conhecimento por meio de debates e júris, discutindo em
grupo um problema. Na prática, o aluno estuda um determinado assunto antes da
aula. Depois, traz suas dúvidas e dificuldades para o encontro com o professor e os
colegas, debatendo sobre sua interpretação.
GAMIFICAÇÃO
É o uso de elementos como jogos e desafios em situações de sala de aula. Utilizada,
principalmente, para gerar maior engajamento, motivar a ação, promover a
aprendizagem ou resolver problemas de modo criativo. Dessa forma, o professor
gamifica aspectos normais de sala de aula por meio de desafios individuais ou em
grupo, promovendo maior engajamento em sala de aula.
(…)
Projeto Integrado Multidisciplinar VI – PIM VI
Portfólio Caso empresa Metal América S.A.
Portfólio Caso do restaurante Alho & Cebola
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