Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura reformulação devido à pandemia covid-19 estágio II ensino fundamental (pedagogia)
ATUALIZADO: 21/03/2021
DOIS TRABALHOS PELO PREÇO DE UM!
Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura reformulação devido à pandemia covid-19 estágio II ensino fundamental (pedagogia).
1. PLANO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS,
E ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado
devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Educação Infantil,
Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais).
Plano de Trabalho Reformulado
Atividade A: Ler os textos indicados.
Atividade B: Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Atividade C: Conhecer a atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica
e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do
desenvolvimento da disciplina.
Atividade D: Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio
ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia).
Atividade E: Pesquisar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.
Atividade F: Elaborar 2 (dois) planos de aula, conforme campo de estágio.
Atividade G: Produzir Relatório de Estágio.
1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de
Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais
dos cursos de Licenciatura, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o
período da pandemia COVID-19.
Verifique seu campo de estágio no Plano de Trabalho original, de acordo com seu curso
e semestre.
ATIVIDADE A – Ler os textos indicados
Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na
pasta “Leitura – Textos do Plano de Trabalho – COVID-19”.
Ao acessar a pasta, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique
na respectiva pasta para visualizar o texto.
Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo-
argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos
autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.
ATIVIDADE B – Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância
para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa
sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional
brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a
necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar,
professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e as
necessidades da realidade escolar que representa.
Leia um exemplo de PPP disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura –
Textos do Plano de Trabalho – COVID-19”.
A partir da leitura realizada, responda:
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define
as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação
básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse
documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais
da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de
aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos
que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de
que modo a escola apresenta o processo de avaliação?
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.
ATIVIDADE C – Conhecer a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica
e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do
desenvolvimento da disciplina
Identifique, a seguir, seu campo de estágio. Depois, veja os vídeos disponíveis e
responda às respectivas perguntas:
Campo de estágio: Educação Infantil
Vídeos:
1. Vídeo 1 (Tema: Atuação do professor da Educação Infantil)
2. Vídeo 2 (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. Vídeo 3 (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. Vídeo 4 (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação
infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do
professor e explique como essas atividades devem ocorrer.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Vídeos:
1. Vídeo 1 (Tema: Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
2. Vídeo 2 (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. Vídeo 3 (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. Vídeo 4 (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem
trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da
atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das
regulamentações apresentadas na BNCC?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Finais
Vídeos:
1. Vídeo 1 (Tema: Atuação do professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental)
2. Vídeo 2 (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. Vídeo 3 (Tema: Atuação da equipe administrativa)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na
Educação Básica recentemente. Esse documento fornece orientações e determina
competências, habilidades e componentes essenciais para estudantes de todas as
escolas brasileiras, públicas e privadas. Porém, esse não é o único documento que
o professor deverá considerar no momento de planejar a sua prática pedagógica.
a. Por que a BNCC não pode ser o único documento orientador do
planejamento docente?
b. Quais outros documentos deverão ser considerados?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.
ATIVIDADE D – Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC
(meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e
tecnologia)
Além dos conteúdos estruturantes, conforme orientações dos documentos oficiais que
norteiam o ensino no país, todo professor deve proceder à abordagem de conteúdos
transversais: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e
ciência e tecnologia. Para isso, as escolas podem contar com a disponibilização de materiais
de apoio para a abordagem desses temas, além de, em alguns casos, receber o auxílio da
atuação de uma equipe multidisciplinar, constituída para o gerenciamento de ações nessa
esfera.
Leia o texto disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura – Textos do
Plano de Trabalho – COVID-19”.
A partir da leitura do texto, você deverá responder às questões listadas a seguir:
1. Como podemos entender o termo Transversalidade?
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu
curso de graduação?
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos
TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua
perspectiva sobre essa metodologia.
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final.
ATIVIDADE E – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme
respectivo estágio
A partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura –
Textos do Plano de Trabalho – COVID-19”, e da situação-problema nele apresentada, você
deverá redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de
aula.
O texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas.com a solução da situação-
problema, deve ser inserido no relatório final.
ATIVIDADE F – Elaborar Planos de Aula
A partir da situação-problema da atividade E, você deverá elaborar uma sequência de
2 (dois) planos de aula para uma turma fictícia, de acordo com seu campo de estágio.
Para a elaboração de cada um dos planos de aula, utilize o modelo a seguir.
MODELO DE PLANO DE AULA
Plano de Aula
Identificação
Disciplina Especificar disciplina
Série Xo ano
Turma X
Período Matutino / Vespertino / Noturno
Conteúdo Descrever, em tópicos, os conteúdos a serem contemplados.
*Atentar-se para a quantidade adequada de conteúdos.
Objetivos
Objetivo geral
Iniciar por verbo, em um único tópico, para indicar o resultado geral
relativo à execução de conteúdos e procedimentos da aula.
Objetivos específicos
Iniciar por verbo, indicando resultados mais específicos, alcançáveis
pelos alunos, e não pelo estagiário.
Inserir entre três e quatro objetivos.
Utilizar as sugestões de verbos a seguir.
Verbos ligados ao:
– nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir,
descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar,
sumariar, contar;
– nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar,
estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar,
prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
– nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor,
concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar,
desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.
Metodologia
Descrever, em tópicos, as ações a serem executadas pelo professor
estagiário para o alcance dos objetivos propostos, com ênfase em sua
abordagem teórica e prática.
Inserir, no mínimo, cinco tópicos.
Seguir exemplos como os apresentados abaixo, que retratam uma aula
baseada na abordagem da oralidade.
12
1) Inicialmente, os alunos ouvirão um pequeno trecho de um texto oral
e, em grupos, deverão transcrevê-lo.
2) A partir da transcrição, serão explicadas, aos alunos, as diferenças
entre a língua falada e a língua escrita.
3) Após a explicação, os alunos realizarão uma atividade prática, em que
deverão retextualizar, em grupos, o texto transcrito por eles
anteriormente, eliminando marcas estritamente interacionais,
hesitações e partes de palavras.
4) Na sequência, os alunos deverão reestruturar o texto, introduzindo
pontuação e excluindo repetições, reduplicações e redundâncias,
bem como deverão reconstruir as estruturas truncadas e as
concordâncias, além de reordenar o texto sintaticamente.
5) Ao final, cada grupo apresentará o texto reestruturado para a turma.
Recursos
Descrever, em tópicos, os recursos utilizados (impressos, objetos,
equipamentos etc.).
Atenção: é obrigatório o uso de um recurso tecnológico digital para a
execução das atividades em, pelo menos, uma das aulas a serem
ministradas. Por exemplo: para uma atividade de leitura, podem ser
mobilizados textos digitais, como vídeos, memes ou outros hipertextos,
além de dispositivos móveis como suportes (celulares ou tablets).
Avaliação
Descrever o modo como a avaliação será realizada na aula,
discriminando, em tópicos, os itens a seguir:
Atividades
Exemplos: solução de situações-problema; debate; discussão
roteirizada; lista de exercícios; análise de textos/imagens etc.
Critérios
Exemplos: completude da proposta; quantidade de acertos; interação
com os colegas etc.
Referências
Inserir as referências consultadas para a preparação da aula e/ou das
atividades, seguindo as normas da ABNT:
SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, 0000.
SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em:
www.site.com.br. Acesso em: 7 jun. 2019.
ATIVIDADE G – Produzir Relatório de Estágio
Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas no Plano de Trabalho.
2.1 Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.
2.2 Elementos textuais
Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo
o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Atenção:
Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.
O relatório deve ser postado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese,
trabalhos enviados em PDF.
2.3 Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Desafios de um prefeito – Tecnologia em Gestão Pública 3º sem.
Portfólio A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas
Portfólio A intervenção pedagógica do professor de Educação Física
Portfólio Violência contra a Mulher : a pandemia que não cessa.
Avaliações
Não há avaliações ainda.