Portfólio A escolarização de Jovens e Adultos analfabetos ou com baixa escolarização.
Curso: Licenciatura Semestre: 2º e 3º
Disciplinas:
• Metodologia Científica
• Educação de Jovens e Adultos
• Fundamentos da Educação
• Educação Formal e Não Formal
• Didática: Planejamento e Avaliação
• Práticas Pedagógicas: Gestão da sala de aula
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “A
escolarização de Jovens e Adultos analfabetos ou com baixa escolarização”. Escolhemos esta
temática para possibilitar-lhe a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas
disciplinas desse semestre.
Por meio das discussões que perpassam este semestre, será possível observar que a história
da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é marcada por precariedades e descasos. No entanto,
inúmeras reivindicações foram realizadas para que essa modalidade fosse compreendida atualmente
como um direito social. Nesta lógica, refletir sobre práticas pedagógicas que vislumbrem a
concretização de uma escolarização de qualidade e a apropriação do conhecimento científico a este
público é fundamental para que esse direito se concretize.
Sendo assim, nesta atividade a intenção é promover a reflexão sobre tais questões e a
articulação entre os conhecimentos que permeiam este semestre, o que favorecerá a ampliação de
saberes essenciais ao exercício da docência na EJA.
Para lhe auxiliar na elaboração do texto, você deve realizar as seguintes etapas:
1. Pesquisar e realizar a leitura dos materiais indicados
2. Após o processo de reflexão, iniciar a elaboração da produção textual, organizando-a com
base nos seguintes critérios:
Passo 1: Com base nas leituras indicadas, nos materiais pesquisados e nos materiais das
disciplinas desse semestre desenvolva uma produção de no mínimo 4 e no máximo 8 laudas.
Passo 2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e
referências.
Passo 3: Considere as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. O texto não
deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões indicadas. Essas questões
devem ser usadas para nortear a produção do texto
A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados
pelos acadêmicos:
1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, o acadêmico poderá utilizar
os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre para responder às questões:
1. Quais são os fatores históricos, políticos e sociais que perpassam a Educação de Jovens e Adultos
na educação brasileira?
2. Qual a função social da escola, diante do processo de escolarização da população analfabeta e com
baixa escolarização?
3. Quais são os desafios e as possibilidades para a efetivação do direito à educação de Jovens e
Adultos?
4. Como o professor deve conduzir o processo avaliativo, tendo em vista saber como está a
aprendizagem dos estudantes que frequentam a EJA?
2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico a equipe deverá fazer, com até uma
página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância
de sua realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar um texto entre 4 a 6 páginas
respondendo às questões acima propostas. O desenvolvimento da produção textual é a parte dos
elementos-textuais na qual se concentram a fundamentação teórica, a apresentação dos dados
coletados pelo autor e o desenvolvimento das ideias. Nessa parte o autor precisa ser o mais claro
possível. Não é necessário ser breve, as ideias podem ser explicadas com calma e em detalhes, para
que o entendimento dos leitores seja o máximo possível. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão,
portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas.
4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, em até 1 página. Apresentar a
conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste o seu ponto
de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas.
Apresentem também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais utilizados para desenvolver o
trabalho.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Consultoria na Brasil Sul Shoes
Portfólio Farmacêutica ImunoVita S/A
Portfólio A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas
Avaliações
Não há avaliações ainda.