Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil
Curso: | Pedagogia | Semestres: 3º / 4º sem |
Disciplinas: | Aprendizagem da Matemática Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Corpo e Movimento Educação de Jovens e Adultos Ludicidade e Educação Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil Letramentos e Alfabetização |
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil
A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A
importância da ludicidade na Educação Infantil. Escolhemos essa temática devido à sua
relevância para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para as descobertas
e aprendizagens vivenciadas nesta etapa.
Crianças, jovens e adultos podem ter um envolvimento maior nas atividades
realizadas em sala de aula e uma aprendizagem mais significativa a partir de proposições
lúdicas. Segundo Luckesi (2000, p.52), a ludicidade é um fazer humano mais amplo, que
se relaciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um
sentimento, a atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de
celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de
plenitude que aquilo que é significativo e verdadeiro.
Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, a ludicidade torna-se
ainda mais relevante, visto que as interações e a brincadeira são eixos estruturantes das
práticas pedagógicas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, “[…] A
interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas
aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar
as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível
identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções” (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. Base Nacional
Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018).
Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), é
possível identificar diferentes formas de explorar a ludicidade. Entre os objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiência “O Eu, o outro e o nós”, por
exemplo, identificamos o respeito a regras básicas de convívio social nas interações e
brincadeiras, no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, observamos a
experimentação de diferentes possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em
ambientes acolhedores e desafiantes, entre outros objetivos de aprendizagem que
evidenciam esse viés com a ludicidade.
O modo como o professor aborda determinada temática, as estratégias que
utiliza ao longo das aulas, a proposição de um jogo, seja ele tradicional ou virtual ou as
relações estabelecidas com os campos de experiência e objetivos de aprendizagem,
estão diretamente ligadas à ludicidade.
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação
Geradora de Aprendizagem.
Tendo como base as considerações apresentadas, você deve organizar a
produção textual, observando os seguintes itens:
1º) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você
poderá utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais
disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil”
(da página 35 até 52). Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil. Acesso em: 09 jul. 2021.
Texto 2: CARMO, Carliani Portela da; VEIGA, Elaine Cristina Freitas; CINTRA,
Rosana Carla Gonçalves Gomes; LIMA, Sarah da Silvia Corrêa. A ludicidade na Educação
Infantil: Aprendizagem e Desenvolvimento. In XIII Educere – Congresso Nacional de
Educação. Curitiba, PR: 2017. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23662_12144.pdf. Acesso em: 09 jul.
2021.
Texto 3: ANJOS, Ana Maura Tavares dos. Organização do trabalho pedagógico na
Educação Infantil: desafios e possibilidades no trabalho com sequências didáticas.
Revista Educação Pública, v. 20, no 48, 15 de dezembro de 2020. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/48/organizacao-do-trabalhopedagogico-na-educacao-infantil-desafios-e-possibilidades-no-trabalho-comsequencias-didaticas. Acesso em: 09 jul. 2021.
2º) Elabore a Introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá redigir,
com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor
os objetivos e a importância de sua realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar as duas atividades
indicadas a seguir:
a) Construa um texto entre 3 a 5 páginas sobre a importância da ludicidade no
contexto educacional e especificamente, na Educação Infantil.
b) Elabore uma sequência didática (modelo indicado a seguir) voltada à Educação
Infantil contemplando a perspectiva lúdica e as vivências que podem ser
propostas a partir dos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e
“Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Estrutura apresentada em: ANJOS, Ana Maura
Tavares dos. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: desafios e
possibilidades no trabalho com sequências didáticas. Revista Educação Pública, v. 20,
no 48, 15 de dezembro de 2020.
Tema: __________________________________________ Tempo previsto:_________ | ||||
Agrupamento etário ou turma: 4 anos de idade | ||||
Apresentação da sequência: Breve descrição com a apresentação da proposta, sua estrutura, intencionalidades pedagógicas determinadas, justificativa da proposta. |
||||
Desenvolvimento da sequência: os planos contidos na sequência (realizar três planos diferentes) |
||||
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Campos de experiência |
Desenvolvimen to |
Recursos | Avaliação |
Citar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que serão explorados nas atividades. Exemplo: Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras |
Citar o campo de experiência escolhido. Exemplo: Corpo, gestos e movimentos |
Plano 1 Atividade 1: Descrição da atividade Atividade 2: Descrição da atividade |
Materiais que serão utilizados em cada plano |
Modo como as atividades serão avaliadas |
PRODUÇÃO TEXTUAL
(EXCLUIR AS INFORMAÇÕES INDICADAS APÓS FINALIZAR CADA ITEM)
4º) Para finalizar, você deverá elaborar as Considerações finais, sintetizando os
elementos discutidos, em até uma página. Manifeste o seu ponto de vista e
opiniões sobre o assunto trabalhado. Apresente também as contribuições que o
trabalho trouxe para o seu aprendizado.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram
utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil
VEJA TAMBÉM:
Projeto de ensino Educação física Tema: A inclusão de alunos com necessidades especiais
Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos
Avaliações
Não há avaliações ainda.