Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Curso: | Pedagogia | Semestre: 3º / 4º sem |
A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema A utilização de
ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos
essa temática para favorecer a reflexão sobre a utilização das tecnologias no contexto educacional,
visando a articulação com as competências gerais e componentes curriculares apresentados pela
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aprovada em 2018, a BNCC apresenta competências que devem ser desenvolvidas ao longo
da educação básica, entre elas, a competência 5: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”
(BRASIL, 2018, p. 9). (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de
Educação Básica, 2018).
A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens a serem considerados:
1º) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você também
poderá utilizar para a elaboração da produção textual os materiais disponibilizados pelas disciplinas
do semestre:
Texto 1: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p-
53-89 e 94-107. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10
jun. 2022.
Texto 2: MOREIRA, V. N.; BATISTA, S. C. F.; RANGEL, I. R. da G. Alfabetização e letramento:
avaliação de aplicativos móveis para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Vértices, Campos dos
Goytacazes/RJ, v.22, n.2, p. 298-320, maio/ago. 2020. Disponível em:
https://oaji.net/articles/2020/8925-1598234024.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
Texto 3: PANTOJA, P. F.; FREITAS, S. P. da E.; SILVA, G. A. da. Avaliação formativa como ação
significativa do processo de aprendizagem no ensino fundamental. Cairu em Revista – Sociedade, Educação Gestão e Sustentabilidade, Salvador – BA, no 11 – Ano 7 – Dez. 2018, disponível em:
https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/20182/art_02.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
Texto 4: BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais
facilitadoras da prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015.
Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969/21198. Acesso em:
12 jun. 2022.
2º) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer uma
apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua
realização (A introdução deverá ter 1 lauda).
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas atividades
indicadas a seguir (O desenvolvimento deverá ter de 2 a 3 laudas):
a) elaboração de um texto sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos
anos iniciais do Ensino Fundamental.
b) elaboração de um plano de aula (modelo em anexo) voltado ao 1º e/ou 2º ano do Ensino
Fundamental utilizando ferramentas tecnológicas (tablets, computadores, aplicativos, jogos online, sites, lousa digital, entre outros, considerando as especificidades do processo de
alfabetização e letramento dos alunos).
4º) Para finalizar, você deve fazer as Considerações finais apresentando a sintetização dos
elementos discutidos. (As considerações finais devem ter 1 lauda).
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para
desenvolver o trabalho.
A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Avaliações
Não há avaliações ainda.