Portfólio Classe Hospitalar
Curso: Pedagogia
Semestre: 6º/ 7º
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “As práticas de Leitura em uma classe hospitalar”. Escolhemos essa temática para favorecer o estudo sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares.
A partir da orientação realizada pela direção do hospital, a professora Laura começou a refletir sobre a elaboração do projeto solicitado, mas muitas dúvidas permearam seus pensamentos: “Esse projeto de leitura será somente para as crianças ou poderá ser ampliado para os seus familiares?”, “Como posso articular os livros lidos pelas crianças com os conteúdos de cada componente curricular?”,
Enquanto ainda estava conhecendo o hospital e imersa em meio a tantas perguntas, a direção do hispital comunicou a professora que ela deveria entregar por escrito um projeto de leitura para ser desenvolvido com as crianças que seriam atendidas na classe hospitalar no prazo de uma semana. A direção precisava do projeto em mãos para conseguir doações de livros para desenvolver o projeto.
A partir da informação recebida, a professora começou a elaborar o projeto.
O desafio de seu grupo, agora, é:
Se coloquem no lugar da professora Laura, reflita sobre as particularidades do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar e elaborem um projeto de leitura voltado às crianças de 6 a 10 anos de idade.
Texto 1: O papel da literatura infantil para crianças e adolescentes hospitalizados no enfrentamento dos medos infantis. (Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2011/pdf/5380_3364.pdf)
Texto 2: Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo. (Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7725)
Texto 3: Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. (Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/502/244)
b) Produzir um texto argumentativo sobre a relevância da atuação do pedagogo em espaços não escolares, as particularidades presentes na pedagogia hospitalar e o papel da leitura para crianças hospitalizadas.
c) Elaborar um projeto de leitura a ser aplicado em uma classe escolar com crianças de 6 a 10 anos de idade.
A partir da leitura da situação-problema apresentada e a necessidade de elaborar o projeto em questão, seguem algumas questões relevantes para nortear a reflexão sobre o caso relatado:
a) Quais as particularidades do acompanhamento pedagógico em classes hospitalares?
b) Quais os cuidados necessários para o trabalho a ser desenvolvido nesse ambiente?
c) Como é possível desenvolver um trabalho em parceria com a família?
Após a reflexão sobre essas questões, seguem orientações para o desenvolvimento do trabalho:
• Para o desenvolvimento da proposta de ensino, a ser elaborada para esta PTG, vocês deverão, obrigatoriamente, fundamentar-se nos conceitos teóricos desenvolvidos pelos estudos das disciplinas do semestre.
Avaliações
Não há avaliações ainda.