Portfólio Desenvolvimento mobile 3 sem
Curso: CST em Desenvolvimento mobile Semestre: 3
a) Pilhas são estruturas de dados em que só é possível inserir um novo elemento no final da
pilha e só é possível remover um elemento do final da pilha.
Implemente a estrutura de dados do tipo PILHA em Python.
b) Suponha que lhe seja fornecida uma lista de números inteiros positivos e um número m.
Você pode assumir que todos os números na lista estão no intervalo [0, m]. Sua tarefa é
dizer quais números aparecem duplicados na lista.
c) Suponha que lhe seja fornecida uma lista de números. Sua tarefa é mover todos os zeros
para o final da lista, preservando a ordem dos números diferentes de zero. Por exemplo,
dada a lista [0, 1, 0, 3, 12], seu programa deve retornar [1, 3, 12, 0, 0].
Tarefa 2:
Qual a relação entre usabilidade e interface?
Um usuário interage com uma interface ou produto por um objetivo. Nesse processo de experiência,
a usabilidade do produto deve fornecer um conjunto de funções esperadas pela pessoa naquele
contexto. Uma pessoa entra em um aplicativo de banco online, por exemplo, para fazer uma
transferência.
Fonte: https://www.digitalhouse.com/br/blog/ux-e-usabilidade/
a) Pesquise, explique e exemplifique como fazer um bom planejamento de interfaces.
Tarefa 3:
Desenvolva um diagrama de casos de uso para um sistema de compra de roupas online, de acordo
com os seguintes requisitos:
O cliente pode navegar pelo catálogo de produtos da loja;
O cliente pode colocar suas peças de roupas favoritas no carrinho;
O cliente pode finalizar a sua compra;
Ao finalizar a sua compra, se o cliente já estiver cadastrado com um cartão de crédito válido,
o sistema deve realizar a fatura da compra;
Ao finalizar a sua compra, se o cliente é novo e necessita de cadastro, o cliente irá informar
seus dados e um cartão de crédito válido;
Após o informe dos dados do cartão de crédito, o sistema deve verificar os dados;
Tarefa 4:
Na programação que segue o paradigma de orientação a objetos, existem pilares que asseguram
características como a reutilização de código, indispensável na tarefa de criação de software, uma
vez que possibilita economizar tempo e custo. Por esse motivo, apresente um exemplo simples de
código de programação, utilizando a linguagem Java, que apresente ao menos dois dos quatro pilares
da programação orientada a objetos. Esses pilares são: herança, polimorfismo, encapsulamento e
abstração.
Tarefa 5:
1. Utilizando o banco de dados MySQL, crie um script contendo os comandos DDL necessários para
criar um banco de dados e suas tabelas que será utilizado em um sistema de uma clínica médica:
PACIENTE: armazena os dados pessoais dos pacientes (nome, cpf, endereço, …)
MÉDICO: armazena os dados dos médicos (nome, cpf, crm, salário, carga horária, especialidade…).
EXAME: armazena os dados dos exames realizados na clínica.
CONSULTA: tabela que agrega as informações de pacientes que passaram por consulta com algum
médico e realizaram exames.
Você deverá implementar obrigatoriamente estas quatro tabelas, porém ficará a seu critério a
definição dos atributos que cada tabela terá, e ainda poderá inserir mais tabelas desde que
continue de acordo com a temática da tarefa. Não se esqueça de definir corretamente os
relacionamentos entre as tabelas por meio da integridade referencial.
2. Elabore o código para uma consulta SQL que exiba corretamente os dados completos de uma
consulta, contendo nome do paciente, o número da consulta, o médico que o atendeu, e demais
informações que houver.
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