Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas

R$ 30,00

Padrão pronto para download imediato
Encomende o exclusivo por whatsapp

Até 12x sem cartão com a Linha de Crédito. Saiba mais
Compre parcelado sem cartão com a Linha de Crédito Mercado Pago
1
Adicione o produto ao carrinho de compras e, na hora de pagar, selecione “Linha de Crédito”.
2
Inicie sessão no Mercado Pago.
3
Escolha o número de parcelas que melhor se adapte a você e pronto!

Crédito sujeito a aprovação.

Dúvidas? Confira nossa página de Ajuda.

Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas

 

Curso: Administração Semestres: 5° e 6°

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como
temática “Empreendedores: o caso da
Le Charme Porcelanas”. Escolhemos esta temática para
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste
semestre. Sigam as orientações fornecidas neste material, além de outras fundamentações teóricas
(livros didáticos das disciplinas, aulas, entre outros materiais complementares).
TEXTO PARA LEITURA
Marketing para pequenas empresas: o que é essencial?
Empreendedores de pequenas empresas podem se diferenciar pelo setor em que atuam,
formas de trabalho, entre outras características. Porém, sem dúvida, um ponto em comum entre
todos eles são o objetivo de atrair e reter clientes e, consequentemente, aumentar os
rendimentos. E uma das maneiras mais eficientes de se alcançar esse objetivo é por meio de um
bom plano de Marketing para pequenas empresas.
Há quem pense que não é possível estabelecer um bom plano de Marketing para
pequenas empresas, ou que ele deve se basear apenas em anúncios pontuais em jornais ou revistas de bairro ou do trade. Porém, é possível construir um planejamento eficaz mesmo
quando há limitação para o investimento. Investir em marketing, ainda mais nos dias de hoje, é
obrigatório para empresas que desejam manter-se competitiva e queira crescer. E, no que diz
respeito ao investimento, principalmente, com o marketing digital é possível realizar campanhas
criativas sem comprometer o orçamento. 

(…)

Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM
Empreendedores: o caso da
Le Charme Porcelanas
Luís Augusto e sua sócia Conceição são empreendedores que abriram sua primeira loja de
porcelanas “
Le Charme Porcelanas”, em março de 2022, na cidade de Teresina, Piauí. Luís Augusto
ficará responsável pela gestão da empresa, enquanto Conceição irá produzir de forma artesanal
todas as peças.
Eles pretendem ser reconhecidos pela qualidade e bom gosto dos seus produtos, são peças
únicas e exclusivas. Analisando o cenário atual, Luís Augusto percebeu que os consumidores estão
cada vez mais conectados, há muita concorrência, e a loja precisa presença no “mundo on-line”.
Por isso, ele resolver contratar você, como freelance para criar uma identidade visual para a
marca que irá postar nas redes sociais.

(…)

Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas

Agora é com você!
Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de
nosso semestre, você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e sua missão é
associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel semântico para criar uma identidade
visual para a marca “
Le Charme Porcelanas”. Siga as etapas a seguir:
Conhecendo o cenário
Uma empresa deve acompanhar importantes forças macroambientais e significativos fatores
microambientais que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de
inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes, além de identificar
oportunidades e ameaças associadas a elas (KOTLER; KELLER, 2012)

Figura 1 – Análise SWOT
Fonte: adaptada de Kotler e Keller (2012).
Por isso, o primeiro passo é você elaborar uma análise SWOT do cenário atual da empresa “
Le
Charme Porcelanas
”. Aponte as 4 principais variáveis de cada quadrante.

Análise SWOT
Fatores Positivos Fatores Negativos
Fatores Internos 1.
2.
3.
4.
1. Conhecer o público-alvo
2.
3.
4.
Fatores Externos 1.
2.
3.
4.
1.
2.
3.
4.

Conhecendo o público-alvo
Na análise SWOT foi constatado que um fator negativo é a falta de conhecimento do público-alvo.
Com intuito de melhorar a comunicação e ofertar maior valor aos seus clientes, os gestores solicitam realizar uma pesquisa mercadológica para conhecer melhor o consumidor desta empresa, atendendo
a demanda da análise ambiental. Neste contexto, responda:
a) Tratando-se de uma pesquisa de descrição do perfil do consumidor, qual será o tipo de pesquisa
que deverá ser adotada? (exploratória, descritiva ou causal) Justifique a resposta.
b) Apresente aqui, algumas perguntas essenciais que deverão ser incluídas nesta
pesquisa de perfil
do consumidor, incluindo 5 perguntas de aspectos demográficos, e 5 perguntas de aspectos
psicográficos.
Definindo a comunicação
Para criar a identidade visual, você vai precisar definir o seu público-alvo, para que as decisões a
respeito da identidade visual, sejam mais assertivas, chamem realmente a atenção do seu público,
que ele se identifique com sua marca. Você já sabe que seu produto é sofisticado de boa qualidade,
peças únicas e exclusivas, isso também diz muito a respeito do preço. Agora com a definição do
público-alvo,
defina que tipo de estratégia de comunicação nos meios digitais, você irá trabalhar
com seu público. O conteúdo da comunicação, a mensagem em si, deve conter um apelo que atraia
e conecte o público-alvo com a marca, o qual pode ser lógico e/ou emocional, baseado nos atributos
do produto/serviço ou em questões ligadas ao perfil do público, ou pode se basear na fonte que
transmite a mensagem (e.g. uma celebridade). Múltiplos apelos podem ser combinados para tornar
a mensagem mais atraente para o público-alvo.
 

Figura 2 – Desenvolvimento de uma comunicação eficaz
Fonte: adaptada de Kotler e Keller (2012).
Agora que você já levantou todos os pontos importantes do cenário da empresa, utilize o painel
semântico que irá facilitar a construção da identidade visual “Le Charme Porcelanas”.
a) Crie uma conta na Trakto
Você pode começar com uma conta gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail ou
acessar diretamente com sua conta do Google ou Facebook. Link: https://dashboard.trakto.io/
Segue o link de um tutorial de como fazer o painel semântico nessa ferramenta:
https://youtu.be/X6Tbvb2-6bo
b) Utilizando o painel semântico qual a identidade da marca você irá desenvolver para marca “Le
Charme Porcelanas”?
c) Coleta
Que tipo de imagem, fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa
para transmitir ao consumidor uma identidade da marca? Crie ainda uma frase, uma logo da marca
para ser utilizado na comunicação.
d) Com as referências (imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o
profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo desejado.
Pensando na questão da identidade de marca no anúncio, como a empresa pode fazer para que uma ideia ou ação
não seja apenas momentânea, mas se mantenha aplicável ao longo do tempo, fortalecendo a marca
da empresa?
e) Apresentação – salve seu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão
“Baixar” e escolha o formato JPG. Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta para salvar
em Word.


Referências
JULIANO, Márcio de Cassio. Pesquisa mercadológica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2016.
KOTLER, P.; KELLER, K. L.
Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,
2012.
YASUDA, A.; OLIVEIRA, D.M.T.D.
Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de
mercado. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. 


VEJA TAMBÉM:

Portfolio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado?

Portfolio Aplicativo APP É dia de Feira

Projeto Integrado IV: Humanização e engajamento da marca

Portfólio A balança comercial Brasileira

Portfólio A implementação de Políticas Públicas e a interlocução com as contribuições do Serviço Social a esses processos

 

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas”
Carrinho de compras
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Interessado no Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas?
Custa apenas R$ 30,00!