Portfólio empresa de consultoria Minerva

R$ 10,00R$ 30,00

Padrão A disponível para compra.
Exclusivo: encomende via whatsapp.

Até 12x sem cartão com a Linha de Crédito. Saiba mais
Compre parcelado sem cartão com a Linha de Crédito Mercado Pago
1
Adicione o produto ao carrinho de compras e, na hora de pagar, selecione “Linha de Crédito”.
2
Inicie sessão no Mercado Pago.
3
Escolha o número de parcelas que melhor se adapte a você e pronto!

Crédito sujeito a aprovação.

Dúvidas? Confira nossa página de Ajuda.

Portfólio empresa de consultoria Minerva

 

Curso: Gestão Hospitalar Semestre: 2º e 3º

A proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como tema a empresa de consultoria
“Minerva”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
trabalhados neste semestre letivo.
Na PTG você conhecerá uma Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), aborda a história da
“Minerva”, que é uma empresa de consultoria especializadas em clínicas, consultórios e hospitais.

Você é funcionário da “Minerva” e precisará auxiliar os clientes nas duas dúvidas, inserindo-se nesse
contexto, para realizar as atividades previstas. Siga as orientações fornecidas neste material, além de
outras fundamentações teóricas (livros didáticos das disciplinas, tele aulas, web aulas, entre outros
materiais complementares) para enriquecer seus estudos.
Vamos conhecer a nossa SGA?
Leia primeiro o texto abaixo retirado do site esaudemarketing.com.br
Link do site: https://esaudemarketing.com.br/entenda-importancia-da-consultoria-hospitalar/

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA HOSPITALAR
A contratação de uma consultoria hospitalar pode ser a saída para melhorar processos dentro
das unidades de saúde. Além de auxiliar na administração, pode se tornar essencial para a correta
gestão de pacientes.
Antes de pensar em contratar o serviço, é preciso fazer uma análise minuciosa do que pode
ser melhorado ou mudado dentro da instituição. No diagnóstico, soluções ligadas a TI, marketing,
planejamento estratégico e gestão médica precisam ser consideradas.
Quando se escolhe uma boa empresa, o custo-benefício é compensatório e oferece
resultados expressivos. Para isso, é preciso ter bem definido o que se espera da ação conjunta e
envolver os colaboradores nos planos que forem propostos.
A demanda de contratação de um profissional que ofereça orientações estratégicas pode vir
do desejo de crescimento da empresa ou de alguma fragilidade observada. O consultor,
primeiramente, faz um diagnóstico situacional, depois traça uma meta e aplica uma metodologia.
Quem presta consultoria hospitalar?
O profissional que trabalha com consultoria hospitalar precisa ter uma formação específica
em sua área de atuação. É preciso, também, que ele conheça e tenha experiência no setor, para falar
com propriedade das melhorias que podem ser implantadas.
Existem empresas de segmentos específicos que prestam esse serviço. Os focos são diversos
e específicos, sendo possível encontrar consultoria para as seguintes áreas:
• Liderança e gestão de pessoas;
Qualidade acreditação;
• Hotelaria hospitalar;
• Gestão de risco e segurança do paciente;
• Marketing;
• Auditorias;
• Finanças e custos;
• Empreendedorismo;
• Arquitetura clínica;
• Direito em saúde;
• Gestão ambiental e de resíduos;
• Tecnologia da informação;
• Gerenciamento de projetos;
• Economia

A necessidade de uma consultoria em marketing médico
Não dá para negar que o marketing médico se tornou indispensável para a sobrevivência e
crescimento de instituições de saúde dos mais variados portes e segmentos de atuação.
Apesar de sua importância, são poucos os profissionais de saúde que conhecem as estratégias
e sabem qual o melhor caminho que devem seguir para atingir os resultados esperados. Por esse
motivo, dentre as diversas áreas da consultoria hospitalar, o marketing merece uma atenção
especial.
O universo digital oferece inúmeras possibilidades que podem ser usadas a seu favor, mas é
preciso conhecê-las a fundo e saber quais delas se adequam às suas necessidades. Nesse sentido,
uma consultoria em marketing médico pode oferecer uma grande ajuda para sua clínica.
Entenda melhor como ela pode te ajudar!
Diagnóstico de problemas
Com uma consultoria especializada, é possível diagnosticar os principais problemas que estão
impedindo sua instituição de atingir os objetivos que você deseja e garantir um crescimento
contínuo.

Os consultores de marketing realizam uma análise completa da sua instituição e do mercado
em que ela está inserida, identificando os pontos de melhoria que podem ser otimizados por meio
do marketing médico.
Elaboração de planejamento
Após o estudo aprofundado sobre a situação atual da sua instituição, a consultoria em
marketing elabora um planejamento que servirá como um guia ou um passo a passo que deve
orientar sobre o melhor caminho a ser seguido utilizando o marketing médico.
Além da análise de mercado e da própria instituição, o planejamento considera os objetivos
da empresa, metas a serem cumpridas, orçamento disponível, dentre outros.
Ao considerar todos esses fatores, o planejamento deve trazer as ações e estratégias de
marketing médico que podem ser colocadas em práticas, visando atingir os objetivos e metas
almejados pela instituição de saúde.
Atuação ética
O marketing médico possui uma série de proibições e particularidades impostas pelo Manual
de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina. Para evitar que você cometa erros ou
infrações de publicidade médica, a consultoria também pode ser uma grande aliada.
Profissionais que atuam com marketing médico conhecem os limites das estratégias de
marketing na área da saúde e podem te orientar melhor sobre o que você pode ou não fazer. Dessa
forma, fica muito mais fácil atuar de maneira ética e responsável.
Quais são os benefícios de uma consultora hospitalar?
Quem deseja crescer e se manter competitivo no mercado precisa dos serviços de um
consultor. Seja de forma preventiva ou para apoiar mudanças, o importante é conseguir alcançar os
objetivos. Assim, o trabalho se torna mais produtivo e satisfatório.
Quando a instituição se adequa às demandas do mercado, consegue fidelizar usuários e
aumentar a lucratividade. A consultoria estuda detalhadamente o mercado e o público-alvo, criando
um planejamento estratégico direcionado. Com isso, os principais benefícios são:
Visão estratégica

Com o auxílio de um profissional de fora, amplia-se a visão estratégica, aumentando, assim,
as oportunidades. Desse modo, é possível ter maior compreensão do nicho de mercado e traçar
metas compatíveis com a realidade.
Avaliação de cenários
Os consultores realizam a avaliação de cenários do negócio, uma ferramenta de gestão que
possibilitam a determinação de estratégias. Para viabilizar ideias, identificar os fatores que podem
impulsionar a empresa dentro de diferentes cenários.
Auxílio na tomada de decisões
Com uma visão mais ampla do processo, o consultor tem mais conhecimento das tendências
de economia e acontecimentos recorrentes do setor. Assim, as decisões são tomadas com base em
argumentos sólidos.
Experiência profissional
A consultoria envolve conhecimentos específicos, com profissionais que já atuaram em
diversas instituições. Por isso, conta com ampla experiência, habilidade e sensibilidade ao realizar
um diagnóstico.
Antes de contar com todos os benefícios de uma consultoria hospitalar, usar métricas é
fundamental para garantir a boa gestão. Os benefícios refletem no dia a dia e irão auxiliar o trabalho
do consultor, por isso, é primordial.
Fonte: Baseado em https://esaudemarketing.com.br/entenda-importancia-da-consultoria-hospitalar/.
Acesso em 26 jan. 2022.

AGORA É COM VOCÊ
Levando em consideração a SGA, responda todos os questionamentos apresentados abaixo.
A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.
A empresa de consultoria “Minerva” selecionou algumas perguntas que os clientes podem
ter, e você como consultor deverá responder esses questionamentos baseados nas teorias e
conceitos estudados.

TAREFA 1:
Uma das maiores dificuldades dos gestores é dimensionar e controlar os seus custos, sejam
eles fixos ou variáveis. Os custos influenciam diretamente no preço final do produto ou serviço
oferecido pela organização. Portanto, realize uma pesquisa bibliográfica sobre os itens abaixo:
• O que é a margem de lucro?
• O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde
financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. E os consultores devem saber como realizar
esses cálculos, pois eles são fundamentais para que os gestores possam tomar algumas decisões.
Nesse sentido foram retirados alguns dados de uma empresa em determinado período em 2021,
sendo listados a seguir:
• Receita total: R$ 950.000,00
• Custos fixos totais: R$ 75.000,00
• Custos variáveis totais: R$ 324.200,00
• Despesas variáveis totais: R$ 261.500,00
• Despesas fixas totais: R$ 92.300,00
Considerando as informações listadas, calcule a Margem de Contribuição Total (MCT) e o lucro do
período em questão.

TAREFA 2:
As organizações precisam conhecer e administrar os seus recursos de curto prazo, médio e
longo prazo. Sem o estudo adequado desses fatores a organização não tem condições de tomar
decisões contentes e assertivas. Para isso você deverá responder os questionamentos abaixo.
• O que é capital de giro? O que significa o capital de giro positivo, nulo e negativo?
• Realize uma pesquisa bibliográfica sobre o ROI (Retorno sobre o investimento).
• Caso o ROI apresente um resultado negativo, quais ações você adotaria?

TAREFA 3:
A contabilidade visa auxiliar no processo de tomada de decisão. Por meio das demonstrações
contábeis é possível compreender a posição patrimonial, financeira e econômica de uma empresa. A
contabilidade deve também registrar, processar e apresentar informações contábeis-financeiras
relativas as atividades operacionais de clínicas odontológicas, subsidiando o processo decisório. À
vista disso, discuta os seguintes pontos:
a) De que a forma a contabilidade contribui para o processo de tomada de decisão na gestão de
receitas e despesas?
b) Qual é a utilidade da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) na gestão de clínicas,
consultórios e hospitais?

TAREFA 4:
Ao realizar uma avaliação organizacional na área de saúde, é comum a identificação da falta
de gestão operacional e principalmente financeira. Mas além destas questões, verifica-se ainda, a
percepção de que muitos gestores da saúde não possuem nenhuma noção dos conceitos básicos de
marketing hospitalar e, assim, a consequência negativa são os clientes insatisfeitos quanto ao
atendimento e aos serviços prestados nestas instituições. Nesta perspectiva, a consultoria apresenta
os pressupostos básicos de marketing de serviço aliada ao serviço hospitalar. E após esta abordagem,
desenvolver algumas propostas de melhorias de serviços. Neste sentido, desenvolver:
a) Faça uma pesquisa bibliográfica e defina o que são serviços (diferente da oferta de
produtos). Explique do ponto de vista do marketing, porque as instituições da área de saúde devem
ter foco em gestão de serviços e quais são as abordagens específicas do marketing de serviços para
a melhora da satisfação do cliente destas instituições.
b) Compreendendo a importância da gestão de serviços, elabore três propostas essenciais
que melhora o atendimento e a satisfação do cliente das instituições de saúde.

TAREFA 5:Planejamento financeiro e orçamentário

Segundo Maximiano (2010) o planejamento envolve interferir na realidade, para passar de
uma situação conhecida a uma outra situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo.
Os níveis do planejamento são divididos em estratégico, tático e operacional. Uma organização para
obter sucesso precisa entender o ambiente na qual está inserida, conhecer os seus recursos e ter
objetivos definidos, para determinar as ações que deverão ser realizadas para obter o sucesso.
As organizações que desejam abrir o seu capital precisam ter uma saúde financeira forte e
robusta. E você como consultor da “Minerva” deve auxiliar os clientes em suas dúvidas.
a) Qual a funções da administração financeira?
b) Qual a importância do planejamento financeiro?
c) Qual a importância e função do planejamento orçamentário?
d) Qual a importância do orçamento de caixa?


VEJA TAMBÉM:

Plano de Trabalho Estágio III Gestão Adaptado Covid (Matemática)

Atividade prática Anatomofisiologia do Corpo Humano

Portfólio Impactos das dietas da moda

Portfólio Doença obstrutiva crônica e a atuação biomédica

Portfólio Pesquisa e Desenvolvimento de novos fármacos homeopáticos

 

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

Tipo

Padrão A, Padrão B, Exclusivo, Vip, Parte

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio empresa de consultoria Minerva”
Carrinho de compras
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Interessado no Portfólio empresa de consultoria Minerva?
Custa apenas R$ 10,00!