Portfólio Doença obstrutiva crônica e a atuação biomédica

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Portfólio Doença obstrutiva crônica e a atuação biomédica

 

Curso: Biomedicina Semestre: 3º/2º

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática
“Doença obstrutiva crônica e a atuação biomédica”. Esta temática foi desenvolvida com intuito de
aliar os aspectos práticos da profissão com o conhecimento das respostas fisiológicas e bioquímicas
diante dessa patologia.
Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM
Um paciente do sexo masculino, 57 anos, hipertenso e tabagista desde os 18 anos (fumante de
cerca de 20 cigarros por dia), relatou dispneia aos pequenos esforços e tosse produtiva crônica com
início há dois anos. Na última semana, observou acentuação da dispneia e da tosse com expectoração
purulenta. Não apresentava febre e nem dor torácica. Ainda durante a anamnese o paciente
comentou que é hipertenso há dez anos e faz uso de besilato de anlodipino 5mg/ 1x dia e furosemida
40 mg/ 2x dia. Também faz uso da sinvastatina 10 mg/1x ao dia para controle da hipercolesterolemia.
No exame físico, verificou-se a frequência respiratória de 22 rpm, respiração com lábios
semicerrados, aumento do diâmetro anteroposterior do tórax, hipersonoridade à percussão e alguns
sibilos expiratórios na ausculta. Após alguns exames laboratoriais e realização de espirometria, o
paciente foi diagnosticado com doença obstrutiva crônica (DPOC), sendo indicado o uso de xinafoato
de salmeterol/2x dia. O paciente foi encaminhado para a UBS do seu bairro para que pudesse iniciar sua terapia farmacológica para DPOC e dar continuidade ao tratamento para hipertensão e
hipercolesterolemia.
Baseado na situação geradora descrita acima produza um texto que aborde todos os tópicos
mencionados abaixo. Para isso, busque soluções para os problemas apresentados a seguir, mas,
lembrem-se de que TODOS os Desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com
a situação geradora de aprendizagem apresentada e a respectiva teoria. Logo, é fundamental
apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
 

DESAFIOS PROPOSTOS


Desafio 1
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) engloba dois tipos de doença obstrutiva que
acometem as vias aéreas: o enfisema, caracterizado pelo alargamento dos espaços aéreos e
destruição do tecido pulmonar, e a bronquite obstrutiva crônica, que resulta em aumento da
produção de muco, obstrução das vias respiratórias menores e tosse crônica. A causa mais comum
da DPOC é o tabagismo, embora haja outras causas e fatores predisponentes envolvidos. Nesse
contexto, explique quais são os efeitos do fumo no tecido pulmonar que propiciam o
desenvolvimento do enfisema na DPOC.

Desafio 2
A hipercolesterolemia corresponde ao aumento dos níveis de colesterol no sangue. Pensando no
exposto, descreva sucintamente a função e a importância que o colesterol desempenha no
organismo.

Desafio 3
A cada respiração, inalamos vários microrganismos, portanto, o trato respiratório superior é a
principal porta de entrada de patógenos. Na realidade, as infecções do sistema respiratório são o tipo
mais comum de infecção e estão entre as mais nocivas.
a) Considerando a situação apresentada, há algum indício de que o paciente pode apresentar uma
infecção bacteriana do trato respiratório? Justifique.
b) Explique qual é a relação das infecções do trato respiratório como um fator de risco para o
desenvolvimento da DPOC?

Desafio 4
Você aprendeu na disciplina de Farmacologia sobre os conceitos de Farmacocinética e
Farmacodinâmica, baseando-se nos seus conhecimentos prévios sobre a DPOC discorra sobre a
possível ação do fármaco xinafoato de salmeterol no tratamento farmacológico da DPOC.


Referências
BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo: patologia. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
LARINI, L.
Fármacos e medicamentos. 1. ed. Porto alegre: Artmed, 2008.
NELSON, D. L.; COX, M. M.
Princípios de bioquímica de Lehninger. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
NORRIS, T. L.
Porth: fisiopatologia. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
RODWELL, V. W., et al.
Bioquímica ilustrada de Harper. 30. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.
TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L.
Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.


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Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

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