Portfólio Engenho Cooperativa. Empreendedorismo Sustentável” da cooperativa “ENGENHO – Cooperativa de Embalagens Sustentáveis.
Curso: | Curso Superior de Tecnologia em Marketing |
Semestre: 4º e 3º Flex |
Disciplinas: | Processos Logísticos Marketing Digital Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação Estratégia Empresarial e Negociação Trade Marketing |
Portfólio Engenho Cooperativa.
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática o
“Empreendedorismo Sustentável” da cooperativa “ENGENHO – Cooperativa de Embalagens
Sustentáveis”, que possibilitará a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos
nas disciplinas do semestre.
3. SITUAÇÃO PROBLEMA
A diretoria da ENGENHO – Cooperativa de Embalagens Sustentáveis decidiu buscar um serviço de
assessoria de marketing, com o intuito de aprimorar as estratégias de negócio e avaliar o
desempenho de seus canais de comunicação, considerando as demandas do mercado nacional .
Assim, contrataram a Wanna Assessoria de Marketing, empresa gerenciada por você, responsável
por auxiliá-los nesse desafio.
Conforme as atividades descritas a seguir, você deve propor soluções estratégicas para a
alavancagem dos negócios e para o enfrentamento desse cenário de crise. No processo de
consultoria, é importante propor soluções aos problemas apresentados, sugerir a utilização de
ferramentas e metodologias que possam ser implementadas para a melhoria das estratégias de
negócio e relacionamento e desenvolver soluções com base nas tendências de marketing.
Portfólio Engenho Cooperativa.
Etapa 1:
1. A logística compreende todos os processos e agentes responsáveis, direta ou indiretamente, por
produzir e disponibilizar um produto ou serviço ao mercado consumidor. Desse modo, para que
as operações logísticas ocorram de maneira eficaz e a fim de gerar valor para os consumidores,
torna-se imprescindível a integração dos quatro subprocessos que integram a logística. Nesse
contexto, discorra sobre esses subprocessos evidenciando as responsabilidades e incumbência
de cada um. Ao final, você deve apresentar exemplos que relacione cada subprocesso com as
atividades desenvolvidas pela Cooperativa ENGENHO.
2. A Wanna Assessoria de Marketing, em reunião com os gestores da cooperativa, afirmou que, de
nada adianta a comunicação externa ser eficiente, se os procedimentos internos forem
ineficazes. Isso compreende afirmar que os indicadores de desempenho interno devem
demonstrar índices favoráveis para que os consumidores possam constatar um elevado nível de serviço em relação à cooperativa. Desse modo, no intuito de verificarem os procedimentos
internos da cooperativa, foram levantados os seguintes dados sobre as operações do último
semestre:
Total de pedidos: 5.500;
105 falhas no registro de pedidos;
322 erros na separação (retrabalho);
185 pedidos entregue fora do prazo;
205 entregues com avarias;
95 falhas no faturamento.
Desse modo, de posse das informações disponibilizadas, você deverá calcular o Índice de Pedido
Perfeito da Cooperativa ENGENHO e, considerando que o objetivo proposto para esse índice é de
90%, determinar se a cooperativa apresenta ou não níveis satisfatórios.
Etapa 2:
Para que uma empresa tenha sucesso diante de seu mercado de atuação, é sempre importante que
ela esteja atenta aos desejos e necessidades de seus clientes. A “ENGENHO” sempre busca sempre
criar e oferecer produtos de qualidade e de acordo com os desejos de seus clientes.
Comentem sobre o significado de “Marketing de Conteúdo”.
Comentem sobre o significado de SEO.
Comentem sobre as vantagens de se recorrer ao Facebook para divulgar uma marca.
Comentem sobre as características do Instagram.
Comentem sobre as características do E-mail Marketing.
Proponham algumas Estratégias de Marketing Digital para a “ENGENHO
Etapa 3:
a) Ao processo de negócio de vendas das empresas cooperadas: quais tecnologias,
ferramentas, técnicas e/ou recursos podem contribuir para que as empresas cooperadas
acompanhem as tendências do mercado digital e conquistem o mercado nacional? Descreva
e justifique, no mínimo, dois exemplos de soluções tecnológicas viáveis para o segmento de
mercado das empresas cooperadas.
b) Ao processo de negócio de gestão do relacionamento com os clientes das empresas
cooperadas: quais tecnologias, ferramentas, técnicas e/ou recursos podem contribuir para
que as empresas cooperadas consolidem a comunicação e o acompanhamento do
relacionamento com os clientes? Descreva e justifique, um exemplo de solução tecnológica
viável para o segmento de mercado das empresas cooperadas
Etapa 4:
1. Existem vários fatores que influenciam uma negociação e que os cooperados precisam
conhecer antes de conversarem com os interessados em conhecer o modelo de negócio da
cooperativa. Quais são estes fatores e de que forma podem auxiliá-los na conquista de novos
investidores e parceiros?
2. As habilidades e comportamentos dos negociadores também influenciam o sucesso de uma
boa parceria. Descreva os principais comportamentos e habilidades que todo bom negociador
deve ter e como podem ajudar a ENGENHO a expandir seus negócios.
Etapa 5:
Qual a definição de “TRADE MARKETING”?
Comente sobre o significado de “Promoção de Vendas”.
Comente sobre o significado de “Merchandising”.
Quais poderiam ser as principais ações de Trade Marketing que poderiam ser
desenvolvidas pela ENGENHO?
Portfólio Engenho Cooperativa.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Atendimento Multiprofissional 2020
Portfólio Instituto Dr Rodrigues
Portfólio Gamificação Infantil
Avaliações
Não há avaliações ainda.