Portfólio Escassez de Recursos Hídricos

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Portfólio Escassez de Recursos Hídricos

Curso: CST em Gestão Ambiental Semestre: 6º

Leitura e interpretação da SGA
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA
) “Escassez de Recursos Hídricos”.
Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga
as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por você). 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
“Escassez de Recursos Hídricos”.
A cidade fictícia de “Rio Largo” se situa no Bioma Mata Atlântica, na região Sul do
Brasil. Nos anos de 2020 e 2021, a baixa quantidade de precipitação pluviométrica fez com
o Município enfrentasse um racionamento de água, pois os níveis do Rio que abastece a
cidade estão extremamente baixos.
Como a cidade não possui outra fonte de captação de água para abastecimento
público, a Secretaria de Meio Ambiental solicitou um estudo socioambiental para que futuras
crises hídricas possam ser enfrentadas com maior tranquilidade.
Para realização do estudo, um escritório de consultoria e assessoria ambiental foi
contratado para realizar um estudo sobre as principais causas e consequências
socioambientais da falta d’água no município.
O estudo foi dividido em grupos de trabalho. Você ficou responsável pelos estudos
relacionados às áreas de Gestão e Saneamento Ambiental e Planejamento Estratégico.
Deste modo, você deverá buscar informações técnicas e científicas que embasem a
construção do relatório a ser entregue.

Tarefa 1:Gestão e saneamento ambiental
A lei 14.026 de 15/07/2020, atualiza o marco legal do saneamento básico no Brasil, ela
estabelece que o saneamento básico é um conjunto de serviços públicos, infraestruturas e
instalações operacionais de:
a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades e pela disponibilização e
manutenção de infraestruturas e instalações operacionais necessárias ao abastecimento
público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e seus instrumentos de
medição;
b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades e pela disponibilização e manutenção
de infraestruturas e instalações operacionais necessárias à coleta, ao transporte, ao
tratamento e à disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais
até sua destinação final para produção de água de reuso ou seu lançamento de forma
adequada no meio ambiente;
c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: constituídos pelas atividades e pela
disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta,
varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo,
tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e
dos resíduos de limpeza urbana; e
d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: constituídos pelas atividades, pela
infraestrutura e pelas instalações operacionais de drenagem de águas pluviais, transporte,
detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas, contempladas a limpeza e a fiscalização preventiva das
redes.
Elabore um texto enfatizando a importância em planejar estes quatro serviços de maneira
integrada.
Faça um levantamento na literatura e na legislação relacionada aos recursos
hídricos sobre as ações tomadas por comitês de bacias quando a priorização de
uso da água quando um determinado recurso hídrico passa por um processo de
escassez.
Discuta, brevemente, sobre os principais motivos antrópicos que favoreçam
episódios de escassez de água em uma determinada localidade, além de casos
relacionados com a falta de chuvas. Por fim, apresente soluções para que estes
motivos possam ser amenizados em áreas urbanas.
A escassez da água pode em muitas situações estar associada à falta de uma
gestão integrada dos serviços que integram o saneamento básico de uma cidade
(abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo
de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas).  

Tarefa 2: Gestão Ambiental
O ciclo da água, conhecido como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na
hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
Por ser tratar de um ciclo (sistema fechado), a quantidade de água em nosso planeta se
mantém constante, dessa maneira, a preservação de recursos é de fundamental
importância, já que a água é considerada um recurso essencial para todos os seres vivos.
Apesar de ser um recurso fundamental, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil,
quase 40% da água potável no Brasil é desperdiçada. Diante disso, ações voltadas
para preservação, conscientização e conservação dos recursos hídricos deve ser
tratada como prioridades pelo governo, população e setor produtivo da economia.
1. Elabora um fluxograma caracterizando o ciclo hidrológico em bacias
hidrográficas, assinalando os fluxos e armazenagens e identificando
influências artificiais:
2. Devido a diversos fatores como a crescente demanda do uso da água
para consumo humano, agrícola, e industrial, a deterioração dos
mananciais, a falta de manejo dos recursos hídricos, o lançamento
inadequado de efluentes, o uso irracional da água, a quantidade e
qualidade de água disponível para o consumo têm sido diretamente
afetadas. Com isso, há um aumento da procura por novos caminhos que
levem à uma melhoria contínua visando racionalizar a utilização dos
recursos hídricos e mitigar os impactos negativos gerados pelas
indústrias.
Diante desse cenário, descreva de que maneira a aplicação de ferramentas
associadas a Gestão Ambiental pode colaborar, diminuir e reaproveitar o uso
da água nos diferentes setores (humano, agrícola e industrial), cite pelo
menos dois exemplos e os descreva os seus processos:

Tarefa 3: Planejamento Estratégico
Para que a cidade “Rio Largo” não sofra no futuro com mais crises hídricas é
imprescindível que você como consultor elabore um projeto sobre o uso racional da água, e
este projeto deverá fazer parte do relatório.
Um projeto é um processo único, e que envolve pessoas que buscam atingir um
determinado objetivo. Para isso são utilizadas recursos, metodologias, técnicas, entre
outros. Uma das características do projeto é o fato dele ter começo, meio e fim.
Uma das ferramentas bastante utilizadas em projetos é a 5W2H, o foco dessa
ferramenta é definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como
e quanto custará. É um instrumento bastante visual e importante para o projeto.
What? (O quê?): Objetivo, meta.
Why? (Por que?): Motivo, benefício.
Where? (Onde?): Local, lugar onde ocorrerá o projeto.
When? (Quando?): Data, cronograma, prazo.
Who? (Quem?): Quem será o responsável.
How? (Como?): Atividades, processos, metodologia.
How Much? (Quanto?): Orçamento, gastos com o projeto.

Tarefa 4: Metodologia Científica
Após a finalização de todas as etapas anteriores, é necessário que seja escrito um
relatório de caráter dissertativo-argumentativo apresentando todas as questões que foram
propostas e desenvolvidas. É necessário que o texto seja coerente e contemple as propostas
de reflexão apresentadas anteriormente. Dessa forma, as partes do texto devem “conversar
entre si”, de modo que seja possível perceber como eles se relacionam.
Lembre-se de construir um texto dentro dos padrões científicos, em que seja possível
perceber a relevância da argumentação apresentada a respeito da temática, e não apenas
informações soltas. Para isso o texto precisa ser coerente, coeso e conciso, apresentando
uma escrita crítica e reflexiva. Sempre que necessário retome as aulas de Metodologia
Científica para se lembrar de como um texto acadêmico/científico precisa ser estruturado.
Sendo assim, a organização e formatação devem ser feitas de acordo com as normas
da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devem ser observados os seguintes
quesitos: fonte utilizada, parágrafo, espaçamento entre linhas e citações. As citações devem
seguir as orientações para citações diretas e indiretas (NBR 10520 de 2002). Ao finalizar o
texto também devem ser apresentadas as referências (NBR 6023 de 2018) utilizadas para
a elaboração do documento.

BARBOSA, R. P.; IBRAHIN, F. I. D. Resíduos sólidos: Impactos, manejo e gestão
ambiental. São
Paulo: Érica, 2014. p. 176.
BITTENCOURT, C.; PAULA, M. A. S. de. Tratamento de água e efluentes:
fundamentos de saneamento ambiental e gestão de recursos hídricos. São Paulo:
Érica, 2014. p. 184.
CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Gestão Ambiental e dos
Recursos Hídricos. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguassubterraneas/informacoes-basicas/gestao-ambiental-e-dos-recursos-hidricos/.
Acesso em: 28/06/2022.
SANCHEZ, L. H. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. 2. ed. São
Paulo:
Oficina de Textos, 2013. p. 583.
PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina. Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
UFPEL, Universidade Federal de Pelotas. Ciclo Hidrológico. Disponível em:
http://www2.ufpel.edu.br/iqg/livrovirtual/estanteamb_arquivos/hidro.pdf. Acesso em
28/06/2022.

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

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