PORTFÓLIO FARMÁCIA QUINTAESSÊNCIA
CORRIGIDO EM 30/10/2019
PRODUÇÃO TEXTUAL – NUCLEO COMUM – Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA.
CST em: Empreendedorismo; Gestão Comercial; Gestão Financeira; Gestão Hospitalar; Gestão da Produção Industrial; Gestão Pública; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Logística; Marketing; Marketing Digital; Processos Gerenciais.
Semestre 1º / 2º
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA que possui unidades de negócios em Bonsucesso, Tijuca, Méier, Flamengo e Barra da Tijuca, fundada em 1986 por quatro jovens que queriam montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamento, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com médicos fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente. Assim, a QUINTESSÊNCIA atualmente possui cinco lojas, dois laboratórios, uma para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos. Uma equipe de 15 farmacêuticos e cerca de 100 funcionários no total. Sua Missão é: “Promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.” Já a Visão da empresa é: “A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.”
Seus Valores estão estabelecidos da seguinte forma:
– Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade; – Excelência na gestão; – Direcionamento para o cliente; – Exigência de rigor nos processos; – Foco em Resultados; – Valorização das pessoas;
Nestes 22 anos no mercado, a empresa recebeu alguns prêmios e certificações por sua atuação tanto na área farmacêutica (Certificação SINAMM-Sistema Nacional de Aperfeiçoamento Magistral- 2008) quanto na área de gestão de pessoas (Prêmio gestão com pessoas Luís Carlos Campos – 2008). A empresa possui algumas estratégias em consolidação e sente cada vez mais a necessidade de construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão e na capacitação de seus profissionais.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA gostaria de contar com para através de uma consultoria, assumir o desafio de avaliar as práticas adotadas, relatadas no estudo de caso, e sugerir práticas atuais que levem a QUINTAESSÊNCIA a se manter na vanguarda da gestão estratégica empresarial, promovendo e desenvolvendo pessoas, tornando a organização cada vez mais sustentável e competitiva, conforme os direcionamentos das disciplinas do semestre. Essa produção textual está baseada no estudo de caso desenvolvido pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing junto à empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA. Para auxiliá-lo na realização dessa atividade acesse o link abaixo. http://www2.espm.br/sites/default/files/quintessencia.pdf Acesso em:01/07/2019
Desafio 1 – Planejamento Estratégico
Sabemos que as etapas que compõem o processo de planejamento estratégico são cinco, sendo estas: a análise do ambiente externo e interno; o estabelecimento da diretriz organizacional; a formulação da estratégia; a implementação da estratégia; e, por fim, o controle estratégico. Para uma empresa se posicionar de maneira estratégica no mercado é necessário que ela realize um planejamento de acordo com a realidade do mercado e da empresa em questão, ou seja ela deve analisar o ambiente interno e externo. Posteriormente, é necessário o estabelecimento de uma diretriz organizacional, a qual engloba, inicialmente, a missão, a visão e os valores da organização, como já vimos o da QUINTAESSÊNCIA. E é nesta etapa que focaremos nossos esforços para ofertar uma consultoria eficaz direcionada à QUINTAESSÊNCIA.
Sua atividade é responder:
a. O que simbolizam a missão, a visão e os valores de uma empresa? Descreva o que são cada um destes conceitos. b. A missão, a visão e os valores impactam nos objetivos organizacionais? Por quê? c. A missão, a visão e os valores da QUINTAESSÊNCIA atendem aos conceitos destes termos? Demonstre o porquê? d. Sabemos que é fundamental que o objetivo de uma organização esteja diretamente relacionado à sua missão, isto é, a razão pela qual a organização existe. Dentro da missão da QUINTAESSÊNCIA, quais objetivos você pode identificar? Descreva-os.
Desafio 2 – Matemática Financeira
Com a intenção de investir no Marketing de vendas, aumentar a competitividade no mercado, e consequentemente atender as necessidades da Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA, que se vê com ótimas possibilidades de evolução, você e a sua equipe de consultoria sugeriram a busca por um empréstimo empresarial, pois a empresa não possui recursos financeiros necessários para tal crescimento. Três propostas de empréstimo empresarial, à juros compostos, foram apresentadas para análise.
Quadro 1 – Propostas a serem analisadas
BANCO INVISTA FÁCIL Capital: R$100.000,00 Taxa de juros: 3,69% a.m Período: 2 anos
BANCO CONTRATO CERTO Capital: R$100.000,00 Taxa de juros: 2,54% a.m Período: 2 anos e meio.
BANCO BOM NEGÓCIO Capital: R$100.000,00 Taxa de juros: 2,37% a.m Período: 3 anos
Considerando que a empresa decidiu por realizar o empréstimo de R$100.000,00, o necessário para alavancar os negócios da empresa, avalie qual dos três bancos apresenta a melhor proposta, ou seja, aquela que apresenta o menor juro ao final do financiamento. Para tanto, cumpra com o que é solicitado em cada um dos itens a seguir:
a. Determine o montante, considerando o regime de juros compostos, para cada uma das três propostas apresentadas. b. A partir dos montantes encontrados no item a, determine os juros a serem pagos em cada uma das três propostas apresentadas. c. A partir dos valores encontrados no item b, decida pela melhor proposta. Justifique a decisão. Obs.: Para os itens a e b, apresente todos os cálculos, e considere para os arredondamentos quatro casas decimais
Desafio 3 – Responsabilidade Social e Ambiental
A Quintessência se mostra uma empresa preocupada com as questões ambientais e sociais. Realiza algumas ações como o tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, por meio do convênio com a empresa Residuo- All; – Projeto “Estou vidrado nessa ideia”, que consiste na doação de vidros de medicamentos a serem reciclados por uma grande indústria do mercado de vidros, resultando em cerca de 8 cestas básicas que são doadas mensalmente a entidades carentes. Este projeto foi desenvolvido há 5 anos e foi um dos selecionados para participar do vídeo produzido para a noite de premiação do Prêmio Destaque Responsabilidade Socioambiental da ASCOFERJ – Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro-2008. – Parceria com a ONG “Ação Pelo Semelhante”, com a visão de ampliar os benefícios da Homeopatia a comunidade carente do Morro dos Cabritos – em Copacabana; – Apoio à ONG “Médicos Solidários”, uma vertente da ONG “Médicos Sem Fronteiras”, formada por uma equipe multidisciplinar que atende a pessoas de diferentes comunidades carentes.
Dentro desse contexto, analisando as ações praticadas pela Quintessência responda: a. Se a empresa está cumprindo a sua Função Social Empresarial explicando o conceito que você aprendeu nas aulas e no livro didático. b. Em relação a Imagem Empresarial ou Corporativa, qual a importância dessas ações para empresa, explique utilizando o conceito de Imagem Empresarial e exemplificando. c. Em relação ao ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, você acredita que a Quintessência pode participar do ISE? Justifique sua resposta. d. Em relação a Responsabilidade Social e Ambiental, cite um exemplo de uma empresa em sua cidade que não cumpre com sua Função Social Empresarial, traçando estratégias de como essa empresa poderia melhorar.
Desafio 4 – Gestão de Pessoas
Os diretores e gerentes da Quintessência possuem conhecimentos profundos e aplicados para as atividades relacionadas à gestão farmacêutica, porém existe uma deficiência no que concerne à realização da prática de gestão de pessoas. Para as atividades relacionadas aos recursos humanos, a empresa adotava o modelo tradicional, com ênfase em administração de RH e não de gestão de pessoas. Toda loja dispõe de uma equipe de funcionários treinados para exercer as atividades e responsabilidades requeridas e padronizadas por função. Contudo, observa-se desníveis no conhecimento, habilidades e atitudes destes funcionários, que podem ter consequências na qualidade do atendimento ao cliente, considerada uma importante vantagem competitiva para a empresa. A troca de conhecimento é feita a partir de treinamentos presenciais, atendendo a duas demandas principais:
Informar o funcionário novo sobre todos os procedimentos técnicos e organizacionais da Quintessência;
• Retreinar funcionários dentro das necessidades detectadas a partir das auditorias internas; porém não existem medidas nem indicadores de efetividade destes retreinamentos periódicos.
• Existem também informativos internos veiculados através de murais ou distribuídos para todos os funcionários com informações sobre novas iniciativas da empresa em serviços e produtos.
Diante do contexto acima apresentado, responda as seguintes questões:
a. Qual a importância de a Quintessência modificar o modelo mais tradicional focado na administração de recurso humanos para a gestão de pessoas? O que essas diferentes denominações indicam? b. São observados desníveis no conhecimento, habilidades e atitudes dos funcionários que podem comprometer a qualidade do atendimento ao cliente, como a empresa pode enfrentar esse problema através dos processos de recrutamento e seleção? Explique a diferença entre recrutamento e seleção. c. Uma das demandas da empresa é: “informar o funcionário novo sobre todos os procedimentos técnicos e organizacionais da Quintessência”. Como que essa demanda pode ser atendida pelo processo de integração? Explique o que é um programa de integração e quais os conteúdos podem ser abordados e quando ele pode ser utilizado.
Desafio 5 – Metodologia Científica
Desenvolver o trabalho de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas da ABNT- Segue em anexo o material intitulado “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio” para consulta e facilitar a realização da atividade.
VEJA TAMBÉM O PORTFÓLIO CARTOGRAFIA E FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA NO ENSINO.
Avaliações
Não há avaliações ainda.