Portfólio Plástico Desafio Ambiental – Plástico como um grande desafio ambiental – GESTÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS – Análise de uma empresa do ramo de alimentos.
Curso: Administração – Semestre: 7º flex / 8º reg
A problemática ambiental
A problemática ambiental é considerada uma das questões mais urgentes que a humanidade enfrenta atualmente. Ao final da década de 1960, os problemas envolvendo as organizações e o meio ambiente ganhou destaque e se apresentou como ponto crítico na agenda política e econômica global (FOLADORI, 2001; O’CONNOR, 2002; LEFF, 2010). Noções como “sustentabilidade” e “desenvolvimento sustentável”, passaram a ser definidas e resignificadas sob diversos pontos de vista, buscando alinhar os interesses econômicos com as demandas sociais e a capacidade de suporte da natureza. Nesse período, ocorre também uma problematização sobre a questão dos resíduos sólidos, sendo esta uma temática frequentemente abordada em conferências internacionais. Quase tudo aquilo que é produzido para o consumo se transforma em lixo. Com isso, a geração de resíduos nos centros urbanos vem sendo apontada por ambientalistas como um dos problemas ambientais mais graves da atualidade (LAYRARGUES, 2011; JACOBI; BESEN, 2011).
– Observe e apresente pontos fortes e fracos, do ambiente interno, como também oportunidades e ameaças, do ambiente externo. Estes pontos devem ser identificados por vocês na empresa escolhida. Lembrando que o nosso foco é na utilização de materiais plásticos. Logo, atentem-se em nossa análise, para a observação da sustentabilidade e uso dos resíduos plásticos na empresa em questão. (Pelo menos dois pontos abordados em cada quadrante).
II – Após a montagem da SWOT, foquem nos pontos fracos (fraquezas) do ambiente interno, e, elaborem um objetivo a ser alcançado pela empresa, que vise uma melhoria dos pontos fracos no quesito consumo de plásticos, e a manutenção dos pontos fortes, que garante o aumento da sustentabilidade para a organização.
III – Com o objetivo definido, é necessário delinear ações para serem executadas através de um Plano de Ação, minimizando os impactos negativos e maximizando os positivos. Nele deve constar a Meta/Objetivo proposto (definido no tópico II) e as ações necessárias para seu alcance, o procedimento de como fazer, quem será o responsável pela ação, prazo estimado da execução e o status da ação (preencher de acordo com as siglas no rodapé do Plano de Ação).
Visão sistêmica: análise de ambiente externo e da concorrência:
A ideia nesta etapa é esboçar um breve panorama do contexto econômico ao qual a empresa selecionada está inserida. Para tanto, solicitamos a realização de pesquisas frente a alguns dados econômicos do mercado. É importante que se pesquise os seguintes pontos:
Levantamento de dados econômicos sobre o setor de alimentos rápidos (vendas do setor; do segmento; vendas nacionais e internacionais, etc). Neste ponto, é fundamental que se utilize fontes de pesquisa de caráter público para uma análise macroeconômica: relatórios governamentais: federais, estaduais e municipais sobre dados econômicos; relatórios de empresas de consultoria que avaliam o mercado; artigos científicos; matérias publicadas em jornais, revistas, sites, entre outras mídias.
Levantamento dos principais concorrentes (mínimo 02 concorrentes): destacar os principais concorrentes diretos (pelo menos 02) e descrever algumas características: breve descrição dos concorrentes: marca; endereço virtual; segmento; público-alvo; campo de atuação; outras informações que entenderem ser relevantes. Para coleta dessas informações, vocês podem trazer fontes bibliográficas, relatórios de mercado, reportagens revistas, jornais, etc.
Sobre a gestão de relacionamento
A ideia central para este tópico do trabalho, consiste em identificar e argumentar pontos importantes a respeito da gestão de clientes e consumidores e discutir aspectos que estejam alinhados com a problemática dos resíduos plásticos. Sendo assim, respondam as seguintes questões:
O que significa CRM e quais são os benefícios de sua utilização para a empresa?
Descreva, pelo menos duas estratégias, que sejam relacionadas aos processos da empresa selecionada e que busque a eliminação dos resíduos plásticos. Ações relacionadas aos processos internos de produção, embalagens, ações de comunicação, estratégias ambientais podem ser trabalhadas neste tópico.
Como a empresa deverá desenvolver novos clientes e trabalhar seus processos de comunicação integrada (redes sociais, feedbacks de clientes, canal de relacionamento, sistema de gestão de clientes), considerando um reposicionamento pautado em ações que visam minimizar os impactos dos resíduos plásticos, conforme destacados no tópico anterior? Descreva pelo menos duas estratégias que poderão ser aplicadas no sentido de melhorar o relacionamento com os clientes nesse contexto.
Encomende agora seu Portfólio Plástico Desafio Ambiental!
Dúvidas se este é o portfólio que você precisa? Entre em contato.
Avaliações
Não há avaliações ainda.