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Portfólio Gamificação Educação Infantil.

A gamificação em propostas de Educação Infantil

Curso: Pedagogia Semestre: 2º / 3º sem

Portfólio Gamificação Educação Infantil

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A gamificação em
propostas de Educação Infantil
. Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa
metodologia, uma vez que suas principais ideias podem ser consideradas em práticas voltadas à
Educação infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiências apresentados pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aprovada em 2018, a BNCC vem alterar não somente os currículos da Educação Básica, mas a
perspectiva da atuação docente que, especificamente na Educação Infantil, deve considerar como
eixos estruturantes “[…] as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem
construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações” (BRASIL, 2018, p.
33), interações essas que ocorrem com os pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens,
desenvolvimento e socialização, evidenciando o cotidiano da infância, transferindo aprendizagens e
potenciais para o desenvolvimento integral das crianças.
(BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A
Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018)
A partir desses eixos, a BNCC está estruturada em cinco campos de experiências: o eu, o outro
e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, os quais são permeados por
ludicidade, inovação e ampliação das possibilidades de aprendizagem.
Com as alterações promovidas pela BNCC, os contextos de aprendizagem têm sido
organizados de maneira diferente daquela usualmente tradicional, em que o professor assume o
centro da atenção durante as aulas. As transformações sofridas pela sociedade nas últimas décadas
influenciaram a comunicação, as relações sociais, o lazer, o trabalho e, consequentemente, o modo
de estudar e aprender, o que nos faz perceber a necessidade de mudanças que vão ao encontro das
metodologias ativas por meio de experiências inovadoras, significativas, que condizem com as
expectativas atuais dos alunos. Essas propostas também asseguram a ludicidade, com o
desenvolvimento de características como a cooperação, espontaneidade, autonomia, capacidade de
abstração e atenção por serem intrigantes e estimulantes.
Entre as estratégias que podem ser utilizadas no trabalho pedagógico está a gamificação, que
se refere ao processo de inserir princípios e elementos dos jogos no processo educativo. Não é
necessário obrigatoriamente utilizar e manipular um game (jogo), mas é preciso criar situações de
aprendizagem mediadas pelo desafio, prazer e entretenimento. Essas situações podem ser
desenvolvidas em “cenários escolares e não escolares que potencializam o desenvolvimento de
habilidades cognitivas (planejamento, memória, atenção, entre outras), habilidades sociais
(comunicação, assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outras) e habilidades
motoras”. (FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. (Orgs.). Gamificação na Educação. São Paulo:
Pimenta Cultural, 2014).
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de
Aprendizagem. 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define
o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e
desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na Educação Infantil, o documento direciona o trabalho
pedagógico a partir de campos de experiências tomando as interações e a brincadeira como eixos
estruturantes.
Os estudos da BNCC são fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações
presentes no documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala
de aula considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil.
Considerando a necessidade de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a formação continuada
dos professores, a coordenadora da escola Maria Montessori organizou um grupo de estudos sobre
a BNCC. Durante os estudos as professoras terão a oportunidade de conhecer os campos de
experiências e aprofundar os conhecimentos sobre a importância da ludicidade para o
desenvolvimento infantil.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens a serem considerados:
1º) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, o acadêmico
também poderá utilizar para a elaboração da produção textual os materiais disponibilizados pelas
disciplinas do semestre:
Texto 1: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil” (da página
35 até 52). Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03
dez. 2021.
Texto 2: Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em:
https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/. Acesso em: 03 dez. 2021.
Texto 3: INÁCIO, Raul; RIBAS, Vania; MARIA, Luciane. A gamificação e a sistemática de jogo:
conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: FADEL, Luciana Maria; ULBRICHT, Vania
Ribas; BATISTA, Claudia Regina.
Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=r6TcBAAAQBAJ&lpg=PP1&hl=ptBR&pg=PT3#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 03 dez. 2021.
2º) Elaborar a
Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer uma
apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua
realização (A introdução deverá ter 1 lauda).
3º) Para o
Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas atividades
indicadas a seguir: (O Desenvolvimento deverá ter de 2 a 3 laudas)
a) elaboração de um texto sobre a gamificação e as possibilidades de trabalho a partir de sua
utilização.

b) elaboração de um plano de aula (modelo em anexo) para a Educação Infantil contemplando a
perspectiva de gamificação na educação a partir de jogos on-line contidos na brinquedoteca
virtual da instituição, hospedada em uma pasta específica da disciplina “Ludicidade e Educação”.
4º) Para finalizar, você deverá fazer suas
Considerações finais apresentando a sintetização dos
elementos discutidos. (As considerações finais devem ter 1 lauda).
5º)
Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para
desenvolver o trabalho.

Portfólio Gamificação Educação Infantil


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Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

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