Portfólio O caso do bolo Natural Cake

R$ 10,00R$ 30,00

Padrão  disponível para compra.
Exclusivo e Vip, sob encomenda.

Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago

Portfólio O caso do bolo Natural Cake

A presente proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como temática central um case
fictício:
O caso do bolo Natural Cake.
Tal temática foi escolhida a fim de possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
trabalhados nas disciplinas deste semestre. Na PTI, você deverá conhecer a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA) para a realização das atividades previstas. Sigam as orientações as instruções
disponibilizadas neste manual, além de demais fontes de conteúdo complementares!

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O caso do bolo
Natural Cake
A empresa Natural Cake é uma empresa do ramo alimentício Alma Natural, localizada na
região Sul do Brasil, onde existem mais 5 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado, sendo
possível verificar a existência de barreiras financeiras à entrada de novas empresas no mercado,
sendo a empresa muito conhecida em sua cidade – a qual possui cerca de 600 mil habitantes – e em
seu estado, crescendo muito desde sua fundação no ano 2000. É uma empresa reconhecida por
produtos de qualidade e com bom custo x benefício.

A Alma Natural tem em seu portfólio produtos variados do segmento natural/funcional:
creme de avelã, pastas de amendoim, mini bombons, doce de leite zero açúcar, mel, óleo de coco,
entre outros – todos com uma proposta natural e funcional. Ou seja, a diferença dos produtos da
Alma Natural para os demais está nos ingredientes, os quais visam substituir os tradicionais ao dar
preferência para insumos integrais, com baixa adição de açúcar e sem conservantes ou aditivos
químicos, sem lactose ou glúten. Sendo assim, as receitas buscam equilibrar perfeitamente os
ingredientes, trazendo sabor associado à saúde e bem-estar!
A partir de estudos de mercado e muito planejar estrategicamente, a Alma Natural decidiu
inserir um novo produto no mercado: o
Natural Cake, o qual consiste em misturas (massa de preparo)
para bolo sem glúten e em embalagens de 500g e 1kg.
Para dar início a esta nova empreitada a empresa verificou a necessidade de desenvolver um
projeto para este novo produto, visando não só à concepção de um produto de qualidade, mas que
vá de encontro às expectativas de seu público-alvo!
Neste contexto, a empresa precisaria levantar vários pontos importantes como, por exemplo,
alocação de recursos financeiros para este projeto, se haverá a necessidade de contratação de mais
profissionais nas linhas produtivas para produzirem o
Natural Cake, legislações ou prerrogativas
legais que podem incidir sobre o novo produto ou o ambiente organizacional etc.
A empresa sabe que existe uma oportunidade de mercado colocando o
Natural Cake em sua
linha produtiva e, também, conhece e confia em sua equipe no que tange ao desenvolvimento de
receitas diferenciadas para atender ao seu nicho com qualidade e excelência!

Desse modo esse será o cenário que você irá atuar a fim de contribuir para que a empresa
Alma Natural elabore um bom planejamento para seu projeto, sendo capaz de realizar a gestão do
mesmo em tempo hábil e de maneira satisfatória.
Para ampliar nosso olhar frente às associações que esta PTG propõe, vejam os trechos das
notícias abaixo:

ETAPA 1:
Como parte da equipe que desenvolve o projeto do novo produto da empresa Alma Natural,
qual seja, o
Natural Cake, em uma determinada reunião de planejamento, sua equipe recebeu uma
proposta da equipe de
marketing que consistia em enviar uma embalagem de 500g para todos os
consumidores que adquirissem outros produtos da empresa Alma Natural sem qualquer
identificação do produto.
Essa sugestão de estratégia de marketing teve como principais objetivos fazer com que o
consumidor tivesse a sua curiosidade despertada ao receber um produto sem nenhum tipo de
identificação e buscasse informações acerca do novo produto que estava sendo colocado no mercado
pela empresa. Além disso, o envio do
Natural Cake aos consumidores tinha como proposta fazer com
que o produto pudesse ser experimentado pelo consumidor.
Diante dessa sugestão e, com base nos conhecimentos acerca do Direito do Consumidor,
análise e responda aos questionamentos a seguir:
a) O Código de Defesa do Consumidor permite o envio de produto não solicitado pelo consumidor?
Quais as consequências da adoção da estratégia de envio do produto ao consumidor?
b) As regras relativas aos direitos e às garantias que nossa legislação tutela aos consumidores,
permitem o envio de um produto sem a sua identificação?

ETAPA 2:

De maneira geral, um Projeto configura um conjunto de ações diferente de tudo o que já foi
feito até aquele momento (ou seja: cada projeto é único e, de certa forma, inédito), tendo objetivos
específicos a serem alcançados e que tem recursos limitados para ser executado, associado a um
prazo delimitado de começo, meio e fim!
Logo, com base em seus conhecimentos, frente à problemática expressa na SGA, responda às
questões a seguir:
a) Todo projeto tem um objetivo claro do que deve ser realizado, sendo definido em termos de
produto final, cronograma e orçamento. Sobre o caso apresentado na SGA, qual seria o objetivo (ou
objetivos) do projeto voltado à elaboração do produto em questão (o
Natural Cake), nas duas
embalagens?
Neste contexto, é importante sustentar os objetivos do projeto (de maneira geral, um diagnóstico
interno da organização associado à uma análise do ambiente externo sustentará o projeto como um
todo, justificando os objetivos elencados). Sendo assim, é preciso justificar os objetivos de sua
resposta com base em fatores internos e externos à organização.
b) Ainda, um projeto, antes que inicie sua execução deve ser muito bem planejado! O planejamento
envolve a determinação do que deve ser feito (ou seja, o escopo do projeto), como será feito
(atividades, sequências etc.), quem o fará (divisão de recursos, atividades e responsabilidades),
quanto tempo demorará, quanto custará (orçamento) e quais são os riscos envolvidos no projeto.
Sendo assim, visando que seus resultados sejam assertivos frente ao planejado, é preciso prever as
possíveis falhas inerentes ao projeto a fim de que seja possível identificá-las previamente. Frente à
SGA, cite ao menos três falhas que podem ocorrer no projeto em questão.

ETAPA 3:

Os gestores da Alma Natural Ltda sabem que, há tempos, existe a necessidade de ampliação
da quantidade de mão contratada pela empresa, tanto no que se refere a colaboradores da produção
quanto aos funcionários do corpo administrativo. Desse modo, uma vez que os estudos de mercado
demonstram uma grande demanda para os novos produtos, a empresa resolveu então, para fins de
atender plenamente os seus consumidores, contratar novos colaboradores. Além disso, a Alma
Natural sabe também que, por se tratar de um produto que até então nunca fora produzido, será
necessário um levantamento dos custos incorridos nesse novo projeto uma vez que tais custos serão
o ponto de partida para a precificação dos novos lançamentos.
Após pesquisas realizadas pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e com as
contribuições do Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção, os custos
iniciais previstas foram os demonstrados no quadro:
Quadro 1: Gastos totais para a produção dos dois produtos (500 Gr. r 1 Kg)

GASTOS TOTAIS
Gasto Valor R$ Gasto Valor R$
Farinha de Arroz (MP) R$
15.000,00
Novos Colaboradores- Produção- MOD
(ao mês)
R$
20.000,00
Fermento (MP) R$
12.000,00
Novos Colaboradores- Administrativo (ao
mês)
R$
30.000,00
Goma Xantana (MP) R$
35.000,00
Embalagem Primária (consumo total) R$
15.000,00
Aroma Natural (MP) R$
18.000,00
Gastos com Vendas R$
40.000,00
Total das Matérias
Primas
R$
80.000,00
Gastos com Transportes (Distribuição) R$ 5.000,00

Fonte: Elaborada pelo autor (2022)
Ao longo do primeiro mês, serão produzidas 80.000 unidades, sendo: 32.000 unidades do
pacote de 500 gramas e 48.000 unidades do pacote de 1 quilo. Para fins de alocação dos custos os
gestores definiram os seguintes critérios:

a) Os gastos com matérias primas (MP) e mão de obra direta (MOD) devem ser alocados aos seus
respectivos produtos em concordância com o
percentual de insumos consumidos por cada um, ou
seja, 40% para o pacote de 500 gramas e 60% para o pacote de 1 quilo (dados informados pela
empresa).
b) Os gastos com demais custos devem ser alocados em concordância com o
percentual do volume
de produção
previsto para cada um dos produtos, ou seja, 32.000 unidades para o pacote de 500
gramas e 48.000 unidades para o pacote de 1 quilo.
Desse modo, de posse de todas essas informações, você e sua equipe deve determinar:
1) O total dos Custos Diretos;
1.1) Os Custos Diretos Unitários;
2) O Total dos Custos Indiretos;
2.1) Os Custos Indiretos Unitários;
3) Os Custos Totais de Produção;
3.1) O Custos Unitários Totais Unitários.
OBS: Custos referentes a cada um dos novos produtos a serem lançados no mercado.

ETAPA 4:
Considerando “apenas” a região Sul do Brasil, onde a empresa do ramo alimentício Alma
Natural
, está localizada, na qual existem mais 5 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado,
identifique a estrutura de mercado a qual a empresa pertence e apresente um relatório destacando
as principais características de acordo com o Quadro 1 abaixo.
Após identificar as características, proponha que tipo de estratégia a empresa deve adotar
para fortalecer sua marca e preços no mercado de acordo com a estrutura de mercado a qual está
inserida.

ETAPA 5:
A Alma Natural está desenvolvimento um projeto para o desenvolvimento do produto
Natural Cake. Para que esse produto seja comercializado, a empresa terá que expandir sua estrutura
produtiva da fábrica em 50 metros quadrados, realizar a compra de máquinas e equipamentos,
contratar 5 funcionários, e comprar matérias-primas para a produção e embalagem do produto.
Tendo como base o montante a ser investido de R$ 750.000,00, a principal atividade neste
momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre
a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo. Com base nos
orçamentos de custos e aquisições para a produção e comercialização do novo produto, bem como
das receitas esperadas do produto
Natural Cake, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo
de caixa para o período de 5 anos.

Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos
investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:
a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?
d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?


VEJA TAMBÉM:

Portfólio Formação Continuada

Portfólio Alterações pulmonares e distúrbios de coagulação sanguínea e sua relação com a atuação do enfermeiro

Portfólio Indústria de baterias BatFlex

Portfólio a compreensão da relação entre as aplicações radiológicas e atuação profissional

Portfólio Desafios na Gestão Pública Municipal: buscando uma gestão efetiva em um contexto atípico

 

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

Tipo

Padrão A, Padrão B, Exclusivo, Vip, Parte

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio O caso do bolo Natural Cake”
Carrinho de compras
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Interessado no Portfólio O caso do bolo Natural Cake?
Custa apenas R$ 10,00!