Portfólio Igualdade Gêneros. Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar.
Curso: Licenciaturas Semestre: 1º flex / 2º reg.
Situação-problema (SP)
A equipe pedagógica da escola aceitou a sugestão da professora Alessandra e elaborou um roteiro de estudos para os professores sobre o tema Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar. A professora Alessandra ficou responsável por conduzir a conversa com os professores, a partir da leitura e estudos dos materiais sugeridos pela equipe pedagógica. Dada a situação, agora é a sua vez: coloque-se no lugar da professora Alessandra, realize a
leitura e o estudo do material proposto e desenvolva uma produção textual que fundamente a fala que terá para com os professores.
1º) Pesquisar e realizar a leitura de materiais sobre diversidade e igualdade de gênero, com foco na fase da adolescência.
2º) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, o acadêmico também poderá utilizar para a elaboração do projeto os materiais disponibilizados pelas disciplinas de semestre:
3º) Após o processo de reflexão, dê início à elaboração da produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios:
Passo.1: Com base nas leituras indicadas, nos materiais pesquisados e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolva uma produção de no mínimo 4 laudas e no máximo 8 (sem contar introdução, conclusão e referências).
Passo.2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
Passo 3: Considere as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. Seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões abaixo. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto:
A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada pela transição da infância para a vida adulta. Nesta fase, várias são as transformações pelas quais os adolescentes passam, seja a nível biológico (com o crescimento dos ossos, amadurecimento das características sexuais secundárias), seja a nível psicológico (envolvendo alterações de humor, desejo de viver intensamente, atração sexual, necessidade de aceitação, questionamento sobre a vida, entre tantos outros). Todas essas mudanças levam o adolescente a um objetivo: conseguir sua autonomia e independência. Diante disto, questiona-se: qual a importância da família e da escola nesta fase do desenvolvimento? De que maneira o grupo de amigos, de iguais, pode influenciar, tanto positiva quanto negativamente, neste desenvolvimento?
A escola é o espaço de socialização do conhecimento científico, visto que a partir do acesso ao saber as pessoas realizam uma leitura do mundo e de sua participação social. Estudos apontam que a luta contra os preconceitos e desigualdades se dá por meio da reflexão crítica propiciada pelo saber. Por tais questões os professores devem conhecer os direitos de seus alunos e serem mediadores destas discussões que formam pessoas críticas e humanas, que
conhecem seus direitos e deveres. Com base no exposto e a partir das indicações dos artigos, reflita sobre as seguintes questões: O que as legislações revelam sobre o direito à igualdade de gênero? Quais são os caminhos possíveis para que isso se efetive na escola?
Portfólio Igualdade Gêneros. Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar.
VEJA TAMBÉM:
Avaliações
Não há avaliações ainda.