Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares.
ATENÇÃO: Esse trabalho é do semestre 2021.1 e apenas algumas partes correspondem ao trabalho mais atual.
Procure em nossa Loja o trabalho mais atual ou entre em contato.
Curso: | Licenciaturas | Semestre: 1º |
Disciplinas: | • Ed Cultura Digital • Educação a distância • Educação e Diversidade • Educação Inclusiva • Inovação Educacional • Libras – Língua Brasileira de Sinais • Sociedade Brasileira e Cidadania |
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática Os
desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em
instituições escolares. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar
dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, também, para que você possa
consolidar uma consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência na escola
pública que oferta educação básica.
Em meados de março de 2020, foi instituído no Brasil a realização do ensino remoto em
diferentes níveis da educação para conter a contaminação ocasionada pela pandemia do novo
Coronavírus (COVID-19). Sendo assim, as escolas públicas e privadas tiveram que reestruturar suas
atividades pedagógicas para atender aos estudantes brasileiros a partir dos meios digitais. Esse
cenário apresenta a relevância da presença de tecnologias, tanto nas práticas pedagógicas quanto
nos processos de formação de professores, visto que se tornam recursos de comunicação e
disseminação de saberes e informações que poderão ser socializados em diferentes tempos e
espaços de modo síncrono e assíncrono.
Essa conjuntura apresenta inúmeros desafios para os profissionais da educação, uma vez que
existem dificuldades de acesso aos recursos necessários e falta de formação para lidar com essa
situação inesperada. Vale ressaltar que, apesar dos percalços encontrados na atualidade, devemos
refletir sobre os caminhos que podem ser trilhados para a garantia de uma educação efetiva que
atenda todos os alunos, considerando suas necessidades e singularidades.
Nesse sentido, esta produção de texto tem a finalidade de te oportuniza reflexões sobre as
possibilidades de organização de um trabalho pedagógico que viabilize o conhecimento para todos a
partir dos recursos digitais. Para isso, você deverá articular as discussões propiciadas nas diferentes
disciplinas do semestre.
1) INTRODUÇÃO (até uma página)
Elaborar um texto que contextualize a temática abordada na produção textual.
2) DESENVOLVIMENTO (quatro a seis páginas)
Construir um texto teórico com o tema: “A importância das ferramentas digitais na construção de
uma educação para todos”. Para subsidiar essa atividade, observe as questões abaixo e relacione
essas questões com os materiais indicados. O seu texto, para as questões abaixo, não deve ser
apresentado em forma de perguntas e de respostas. Essas questões devem ser utilizadas para
nortear a produção do texto:
a) A educação brasileira está sendo afetada pela crise sanitária acarretada pela COVID-19 no
contexto atual. Nesse sentido, a escola precisou se reinventar para assegurar a continuidade
dos estudos de milhares de brasileiros, o que ocasionou a necessidades de novas práticas e
ações pedagógicas. Considerando esses aspectos, quais são os desafios e as possibilidades da
organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia?
Este texto pode auxiliar vocês: ALMEIDA, Luana Costa; DALBEN, Adilson. (re)organizar o trabalho
pedagógico em tempo de Covid-19: no limiar do (im)possível. Revista Educação e Sociedade.
Campinas. v. 41. n. 02. p. 01-20. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v41/1678-4626-
es-41-e239688.pdf Acesso em: 15. dez. 2020.
b) Por conta do cenário atual, verifica-se a ampliação do uso das tecnologias digitais para
inúmeras ações sociais. No que tange ao contexto educacional, qual a importância e as
contribuições das tecnologias para a Educação?
Este texto pode auxiliar vocês: ARAUJO, Sérgio Paulino de; VIEIRA, Vanessa Dantas; KLEM, Suelen
Cristina dos Santos; KRESCIGLOVA, Silvana Binde. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel
e diversidade. In: IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD. UEL, 2017. Disponível
em: https://bityli.com/345JF. Acesso em: 15 dez. 2020.
c) Na atual conjuntura, o processo de escolarização do público-alvo da educação especial deve
ser realizado em uma perspectiva inclusiva que garanta o acesso, a permanência e o sucesso
escolar. Para que isso se efetive, é fundamental a utilização de recursos e metodologias, as
quais viabilizam a apropriação do conhecimento científico, por meio do atendimento às
singularidades dos alunos. Com base no exposto, como a tecnologia assistiva pode contribuir
para a construção de práticas pedagógicas inclusivas?
Este texto pode auxiliar vocês: FACHINETTI, Tamires Aparecida; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. A
tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura.
Revista de Política e Gestão Educacional. Araraquara, v.21, n.3, p. 1588-1597, dez., 2017. Disponível
em:
https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10093/7162.%20%20Acesso%20em:%2018.%20
dez.%202020 . Acesso em 17. dez. 2020.
3) CONSIDERAÇÕES FINAIS (até uma página)
Escreva um texto que sintetize as principais contribuições dessa atividade para sua formação.
Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares.
VEJA TAMBÉM
Portfólio Consultoria ao Banco Digital BANKUS S.A
Portfólio de produtos da Queen Orange
Portfólio Avaliação nutricional e orientações nutricionais na gestação e no envelhecimento
Portfólio A indústria de colchões magnéticos Good Dream
Portfólio importância da saúde física, mental e psicológica do trabalhador
Avaliações
Não há avaliações ainda.