Portfolio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos
Curso: | Pedagogia | Semestre: 5º / 6º |
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) abordará o protagonismo
juvenil no contexto escolar e o tema do trabalho será Projeto de Vida e a formação integral dos
sujeitos. Escolhemos este tema para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um
ambiente de reflexão.
Nesse escopo, destacamos que, no ano de 2016, a Presidência da República instituiu a Medida
Provisória nº 746, convertida posteriormente na Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017,
que trouxe alterações para as diretrizes e bases da educação nacional. Entre as alterações ocorridas,
encontra-se a mudança na estrutura do Ensino Médio e a inclusão de trabalho voltado para a
construção de propostas de Projeto de Vida para os estudantes nos currículos desta etapa da
Educação Básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o Projeto de Vida
entre as suas dez competências gerais, que devem ser trabalhadas em todas as etapas da Educação
Básica. Diante dessa demanda, as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de reforma curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de formação dos
estudantes
(…)
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A evasão escolar representa um dos maiores desafios da educação brasileira, em especial, na
etapa do Ensino Médio. Entre suas causas, podemos citar questões socioeconômicas, raciais,
familiares e de saúde. Na escola estadual “Clarice Lispector”, esse tem sido um desafio a ser enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão aumentaram nos últimos cinco anos,
principalmente, entre os alunos do Ensino Médio.
A direção da escola é ocupada pela pedagoga Rute, que tem buscado compreender os fatores
desse aumento e, assim, traçar estratégias para reverter a situação. A diretora prima pela gestão
democrática dentro da escola e, nesse sentido, constantemente convida os professores e equipe
pedagógica para refletir sobre essas questões.
(…)
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
A equipe gestora e os professores do colégio estadual “Clarice Lispector” decidiram
implementar o trabalho de construção do Projeto de Vida com os estudantes do Ensino Médio. Para
tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas para que os estudantes
assumissem o protagonismo no processo.
Nesse trabalho, os estudantes irão refletir sobre seus sonhos, ambições, onde almejam chegar
e quem pretendem ser, tanto na sua vida pessoal e social quanto na profissional. O objetivo é que os
estudantes projetem uma visão de si no futuro e compreendam a importância dos estudos para que
essas projeções se concretizem. O Projeto de Vida deve proporcionar experiências para compreender
a realidade, os desafios do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada de decisões
éticas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.
Alguns professores afirmaram que não tinham clareza em como o Projeto de Vida seria
construído pelos estudantes e sobre qual o papel dos professores na mediação desse processo, visto
que deveriam colocar em prática propostas voltadas às metodologias ativas. Assim, a diretora Rute
se comprometeu, junto à equipe pedagógica do colégio, a elaborar um infográfico explicativo sobre
os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas, que
servirá como orientação para os professores.
Acadêmico, agora é com você!
VEJA TAMBÉM:
Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Trabalho Gestão do Projeto Educativo: Ensino Híbrido
Estágio Supervisionado em Programas Estratégicos
Estágio CC – Empresa INDÚSTRIA RECOMEÇO LTDA |
Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas |
Avaliações
Não há avaliações ainda.