Portfólio Real Beleza. Portfólio Retratos da Real Beleza. Portfólio Do conceito ao lançamento de produtos.
Curso:Administração
Semestre: 5º/6º
Disciplinas:
• Composto Mercadológico;
• Planejamento e Inteligência de Marketing;
• Pesquisa Mercadológica;
• Processo da Criatividade.
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: “Do conceito ao lançamento de produtos”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Portfólio Real Beleza
Dados sobre o negócio
A) Faça a descrição da empresa. Você pode utilizar uma empresa já existente em sua região ou fictícia. No entanto, a linha de produtos deve ser criada por você, integrante do Time de Marketing da organização. Para tanto, é necessário constar:
1) Em qual região está localizada a empresa? Quais são as regionalidades (particularidades)?
2) Breve histórico da empresa.
3) Nome da marca – nome da linha de produtos Skincare (recomenda-se que este item seja desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).
4) Descrição sucinta dos produtos (ou do produto principal) a serem lançados (recomenda-se que este item seja desenvolvido após a etapa de elaboração do conceito dos produtos).
5) Público-alvo (quais são os temas relevantes, por exemplo: sororidade, empoderamento, igualdade de gênero, diversidade) – isso ajudará na construção da comunicação do seu produto e imagem da empresa.
Conhecendo o mercado e o setor de atuação
B) Pensando no item 5 (Público-alvo), será necessário desenvolver uma pesquisa de potencial de mercado. Ela auxilia você a conhecer o número de clientes (público-alvo) que comprarão os seus produtos e quantos permanecerão comprando dos concorrentes, mensurando assim o volume das vendas total compartilhado entre os concorrentes nesse segmento. Para desenvolver essa pesquisa, siga os passos a seguir:
• Defina os objetivos de sua pesquisa para a nova linha de produtos Skincare. Para começar, é necessário se perguntar quais são os objetivos de sua pesquisa, os motivos ou as necessidades pelas quais você decidiu realizá-la.
• Defina o público-alvo do estudo de mercado. Nenhuma pesquisa pode ser feita sem que o público-alvo esteja bem delimitado, por exemplo: Homens, de 25 a 35 anos, que trabalham com marketing digital e/ou tecnologia em geral. LEMBRE-SE: os temas relevantes influenciarão na definição do seu potencial público-alvo.
• Decida o método. É hora de decidir qual método você usará para coletar os dados. Enquetes on-line?; Observação?; Entrevistas?; Questionários? Faça um esboço de como será o seu instrumento e explique o motivo da escolha a partir do objetivo da pesquisa.
• Estude os concorrentes. Na pesquisa de mercado, o estudo dos concorrentes é parte fundamental, por isso, apresente três concorrentes diretos e três concorrentes indiretos.
Desenvolvendo o conceito de produto e o mix de marketing
C) A partir da decisão de lançar a nova linha de produtos de cuidados com a pele, você deve apontar para o seu time de marketing qual é a sequência do processo de desenvolvimento de novos produtos, descrevendo o passo a passo.
1) Sua equipe de marketing já realizou boas pesquisas até aqui! Conforme explica Castro (2019), nosso cérebro vasculha dados na memória e cria associações entre eles. Quanto mais dados, mais chances de surgirem conexões inusitadas e ideias criativas. Cada novo conhecimento é como um ingrediente extra. Com mais opções, dá para criar mais receitas novas. Devorar cultura agrega valor ao banco de dados do cérebro e aumenta as chances de recombinações criativas.
A geração de ideias em conceitos ocorre constantemente. O time de marketing do qual você faz parte precisa transformar ideias em conceitos de produtos para a linha Skincare da empresa de cosméticos. Para isso, utilize o modelo proposto por Slack (1996), descrevendo a forma, função, objetivo e benefícios globais dos produtos, para que, posteriormente, sejam avaliados pela organização e colocados à venda.
Você deve fazer esse exercício com seu time para pelo menos três ideias de produtos relacionados a cuidados com a pele que integrarão a nova linha Skincare da empresa.
IMPORTANTE: com os conceitos desses produtos da linha Skincare definidos você terá mais subsídios para desenvolver as próximas etapas.
2) Agora, chegou o momento de alertar o time sobre a possibilidade de aproveitar as embalagens da nova linha de produtos como um atributo que agregue valor. Portanto, oriente-os sobre as ações que a embalagem pode cumprir como uma ferramenta do marketing.
A criação de uma embalagem ilustrativa não é obrigatória, mas enriquecerá o seu trabalho e é um exercício de criatividade que ajuda a tangibilizar o conceito dos produtos em lançamento.
3) Você deve apresentar ao seu time informações a respeito do processo de adoção do novo produto e uma estratégia de marketing para acelerar o trajeto que os clientes fazem por cada uma de suas etapas, de forma a tornar este processo mais rápido.
4) Outra orientação que você deve dar ao time é sobre os níveis de canal que poderão ser utilizados, bem como os graus de concentração possíveis, exemplificando-os no contexto da empresa de cosméticos para a nova linha de produtos Skincare.
5) Você também deve indicar ao seu time o que deve ser considerado na estratégia de preço-alvo, que é considerada a mais adequada para o lançamento da nova linha de produtos.
6) Para uma empresa ser competitiva e se destacar no mercado é preciso que ela conheça o seu público- alvo. Estudar o comportamento do consumidor tem o objetivo de saber o porquê, quando, como e onde as pessoas compram, ou mesmo porque elas decidiram não adquirir determinados produtos ou serviços. Todo esse processo de compra envolve fatores emocionais, sociais e econômicos. Portanto, conhecer e compreender o processo de tomada de decisão das pessoas é crucial para desenvolver a vantagem competitiva.
Por isso, seu time de marketing deverá desenvolver os possíveis fatores influenciadores no comportamento do consumidor da nova linha de produtos Skincare. Complete o quadro a seguir com, no mínimo, três elementos que podem influenciar o comportamento do consumidor. Desenvolva ainda ações para potencializar ou neutralizar esses fatores.
7) Agora que a empresa já conhece os principais fatores que poderão interferir no comportamento de seus consumidores, oriente seu time sobre qual deve ser o resultado esperado em relação às vendas e lucratividade nas duas primeiras fases do ciclo de vida dos novos produtos desenvolvidos para a linha Skincare, bem como os tipos de estratégia para cada uma delas.
Portfólio Real Beleza.
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