Portfólio Rede de Mini Mercados Luza.
Curso: | CST em Logística | Semestre: 2º Flex e 3º Reg |
Disciplinas: | • Norteadoras do 3º semestre regular / 2º semestre Flex |
Seja bem-vind@ a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o Aumento das entregas delivery, a partir da COVID-19, e
as ações de distribuição, e seus impactos financeiros, para atender o volume de pequenas entregas,
apresentado na sequência.
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a Rede de Mini Mercados Luza S.A.
Você foi contratado para auxiliar o diretor e deverá resolver as seguintes questões em relação
a Rede de Mini Mercados Luza S.A:
Passo 01: No que se refere ao Gerenciamento de Transportes e Abastecimento
Ao pensar em entrar no e-commerce, com um site onde atenderá seus clientes, a Rede Luza
S.A. deverá definir a forma de abastecer os seus clientes. Hoje a empresa tem estoques em cada
unidade, espalhados pela cidade de Londrina e região. Para atender aos pedidos realizados no site,
você deverá estruturar um sistema de armazenagem que consiga atender de maneira eficiente os
futuros clientes do site. Para atingir este objetivo, você terá que responder as seguintes questões:
1. Como podemos conceituar a armazenagem?
2. Quais são os equipamentos que podemos utilizar para aumentar a eficiência de uma
armazenagem?
3. No caso da Rede Luza S.A. quais seriam os equipamentos e estruturas mínimas para atender
eficientemente os seus clientes do site?
Passo 02: No que se refere à Gestão da Qualidade
De maneira geral, a administração de toda e qualquer atividade inerente à oferta de bens e
serviços, independentemente do campo de atuação, requer a gestão da qualidade e sua aplicação
nos processos e práticas a fim de possibilitar que a organização desempenhe sua função de maneira
mais efetiva e rentável!
Deste modo, no contexto da rede de Mini Mercados Luza S.A não é diferente e, logo, a decisão
frente à ampliação das vendas por e-commerce e entregas por delivery passou a demandar a
utilização de ferramentas importantes em qualidade no que tange ao controle das tarefas essenciais
nesses processos com objetivo central de definir, identificar e eliminar falhas, problemas ou erros
potenciais – para que, assim, o produto final possa chegar corretamente ao usuário.
Partindo do exposto na SGA, você deverá então aplicar o método de Análise dos Modos e
Efeitos de Falha – ou Failure Mode and Effects Analysis – (FMEA) a fim de gerenciar alguns dos
aspectos da qualidade inerentes às demandas enfrentadas pelos Mercados Luza, em especial, no que
tange ao e-commerce e delivery. Para isto, conforme teoria proposta, você deverá seguir o roteiro a seguir, o qual compõe tal mecanismo para controlar os processos de vendas e entregas a partir da
lógica de redução de riscos de ocorrência das falhas:
Pensando nas principais atividades relativas às vendas e delivery, responda, de maneira
objetiva, conforme ferramenta proposta:
1. Descrição do item e/ou funções (atividade, tafera etc.)
2. Qual seria a falha potencial que poderia acontecer nesta atividade?
3. Qual seria o problema acarretado ao usuário decorrente da ocorrência desta falha?
4. Quais foram os motivos que levaram a esta falha?
5. Como seria feito o controle para prevenir que esta falha viesse a ocorrer?
6. Como seria feito o acompanhamento para detecção da falha?
7. Quais as ações práticas para prevenção ou até mesmo extinção da falha?
8. Qual o responsável pela ação a ser realizada e em qual etapa do processo produtivo?
9. Como será acompanhado o plano de ação e seus respectivos resultados para a produção
deste produto?
10. Quais foram os principais aspectos do produto levados em consideração para este processo
analisado?
Passo 03: No que se refere aos Processos Logísticos
Como você pode constatar na SGA, a Rede de Mini Mercados Luza S.A tem enfrentado vários
problemas em relação às usas entregas e isso tem gerado uma grande insatisfação por parte dos seus
clientes. Portanto, para que tais problemas sejam resolvidos, o Senhor João, proprietário da empresa,
recorreu a você, um profissional muito experiente na área de logística, para que lhe auxilia-se. Desse
modo, você sugeriu ao proprietário que fosse adotado o indicador denominado “Pedido Perfeito”
tanto para identificar o atual percentual de nível de serviço entregue aos consumidores quanto para
futuros acompanhamentos e controle.
Portanto, após analisar um mês de operações de toda a rede, constatou-se o seguinte: dos
10.520 pedidos realizados pelo site ou por telefone, 113 pedidos foram registrados de forma errada;
507 pedidos foram separados erroneamente; 304 pedidos foram entregues em desacordo com o
prazo prometido ao cliente; 198 pedidos apresentaram algum produto com avaria e; 97 pedidos
foram faturados de forma incorreta.
Desse modo, de posse dessas informações e considerando que o índice de Pedido Perfeito
Ideal é de 98%, você deve calcular o índice apresentado pela empresa Luza S.A a fim de mensurar o
nível de serviço atual para que eventuais correções e melhorias possam ser aplicadas. Após
determinar o nível de Pedido Perfeito Atual, você deve sugerir algumas melhorias que possam
contribuir para a elevação desse indicador.
Passo 04: No que se refere a Análise de Custos
A margem de contribuição se define no quanto cada produto ou serviço irá contribuir para o
negócio na empresa, com o objetivo de cobrir os gastos fixos e propiciar o lucro. Em linhas gerais,
este elemento é que determinará o tamanho do esforço que a organização deverá empreender para
alcançar os resultados desejados.
A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde
financeira da empresa assim como o cálculo do lucro.
Os gestores da Rede de Mini Mercados Luza S.A estão preocupados com essas informações,
pois precisam tomar algumas decisões para melhorar o desempenho da empresa.
Nesse sentido foram levantadas algumas informações financeiras em determinado período
em 2020, sendo os mesmos listados a seguir:
✓ Receita total: R$ 312.000,00
✓ Custos fixos totais: R$ 84.500,00
✓ Custos variáveis totais: R$ 73.200,00
✓ Despesas variáveis totais: R$ 37.800,00
✓ Despesas fixas totais: R$ 29.200,00
Considerando as informações listadas, calcule a Margem de Contribuição total e o Lucro do
período em questão.
Passo 05: No que se refere aos Sistemas de Informação Gerencial
Com o objetivo de desenvolver a sua compreensão sobre os aspectos, ferramentas e tipos de
sistemas de informação gerencial como tecnologia de gestão organizacional, agora vamos focar
nossa atenção para os sistemas empresariais, entendendo o quanto sua implementação contribui
para a eficácia operacional e estratégica de uma empresa. Dessa forma, nesta etapa do trabalho, o objetivo é analisar os principais sistemas de informação empresariais e suas aplicabilidades no
cenário empresarial.
Sendo assim, com relação ao caso proposto e suas intersecções com os sistemas de
informação e os processos empresariais, neste momento, duas etapas deverão ser contempladas,
para que possamos analisar a relevância dos sistemas empresariais frente aos desafios e processos
da empresa em questão:
1. Faça uma análise geral sobre a importância dos sistemas empresariais e elabore uma
avaliação considerando quais seriam os sistemas empresariais mais adequados para a
melhoria dos principais processos da empresa.
2. Destaque quais são as principais ‘vantagens’ e ‘desvantagens’ que a empresa pode vir a
enfrentar, com a implementação do(s) sistema(s) proposto(s) na etapa anterior.
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