Portfólio empresa de cosméticos Vital Care
Portfólio Vital Care.
Curso: | Semestre: 2º e 3º Flex |
Para atingir os objetivos desta produção textual individual, você deverá seguir as instruções
voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor
a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta
é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso da empresa Vital
Care, apresentado na sequência.
Passo 1:
A criação de um novo produto e a sua devida comercialização exigem muita
responsabilidade e planejamento, principalmente quando o produto, no caso o álcool gel da Vital
Care, diz respeito à proteção da saúde e integridade física do adquirente do produto.
As diversas formas atuais de veiculação de informação têm permitido às pessoas
conhecerem dados e pesquisas sobre a pandemia do coronavírus, aumentando significativamente a
consciência acerca da importância do uso contínuo de álcool gel. Consequentemente, esta grande demanda contribuiu para a elevada oferta do produto. Todavia, isso não impediu que fornecedores
distribuíssem o produto sem a quantidade exigida de álcool ou criassem publicidades enganosas e
abusivas.
No entanto, tendo em vista que você é um gestor experiente e responsável, a fabricação e
a distribuição do álcool gel da Vital Care atenderá a todas as normas de saúde, respeitando a figura
do consumidor. Por isso, você impedirá que a Vital Care:
• Produza e comercialize o álcool sem a quantidade suficiente de todos os componentes
exigidos, de modo que o rótulo do produto retrate a real quantidade e qualidade, com o
devido respeito ao consumidor;
• Faça publicidade de ordem apelativa, explorando o medo e a superstição do consumidor.
A partir do contexto apresentado, reflita e responda, de forma fundamentada, a seguintes
indagações:
1. Caso a Vital Care não siga as recomendações do gestor e das normas de saúde, fabricando,
comercializando e divulgando o álcool gel com concentração de etanol diversa da indicada na
embalagem (informando ser de 70%, enquanto, na realidade, era de apenas 50%), estar-se-á diante
de uma publicidade enganosa ou abusiva? Explique.
2. Na hipótese de a Vital Care veicular propagandas e ofertas explorando o medo dos consumidores,
mostrando, por exemplo, diversas pessoas contaminadas pelo Covid, de forma sensacionalista, no
sentido de estimular o consumo do álcool gel, estar-se-á diante de uma publicidade enganosa ou
abusiva? Explique.
3. O fornecedor responde por eventuais danos decorrentes de publicidade enganosa ou abusiva?
Explique.
Passo 2:
Sabe-se que um projeto é uma ação diferente de tudo o que já foi feito até aquele momento
(ele é único), que tem recursos limitados para ser executado e um prazo para começar e terminar. O
projeto tem administração e estrutura administrativa próprias. Possui um período específico, tendo
uma data de início (por exemplo, 10 de janeiro) e uma data para ser concluído (por exemplo, 18 de
maio). Possui um patrocinador (aquele que fornece recurso financeiro para o projeto acontecer) que
pode ser: a própria empresa (pessoa), um banco, um consorcio etc.
Logo, com base em seus conhecimentos adquiridos em aula acerca da gestão de projetos e
considerando o projeto do novo produto “Álcool Care”, analise as colocações a seguir:
1. É conhecido que todo projeto tem um objetivo claro do que deve ser realizado, sendo definido
em termos de produto final, cronograma e orçamento. Sobre o a Vital Care, qual é o objetivo de seu
novo projeto?
2. Em um projeto, durante a gestão do mesmo, devemos considerar que sua eficiência mostra o
sucesso no cumprimento das metas estipuladas. Logo, em relação ao impacto no cliente como a
Vital Care poderia realizar esta análise e mensuração?
Passo 3:
A pandemia do novo coronavírus, traz um contexto diferente para as empresas. Mesmo
recorrendo às entregas, a tendência é que seja mais difícil manter o ritmo de vendas de antes e nesse
caso ganha relevância a atenção que deve ser dada a uma das estratégias mercadológicas mais
cruciais: a precificação.
A adequada determinação dos preços de venda é questão cada vez mais fundamental para
sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou da área de atuação.
Para Megliorini (2012), o mark-up consiste em uma margem que, via de regra, se apresenta
na forma de um indicador, que é incorporado justamente ao custo de produção ou custo variável
(dependendo do sistema de custeio), para determinar ao final o preço do produto ou serviço.
A empresa Vital Care tem uma oportunidade de mercado colocando o Álcool Care em sua
linha produtiva e para isso precisa elaborar seu preço de venda corretamente a fim de que este item
seja competitivo e que traga à empresa a lucratividade estimada.
Em uma análise os gestores, chegaram aos seguintes dados. Despesas administrativas: 7%;
Despesas comerciais: 6%; Comissões: 5% e Tributos (ICMS, PIS, Cofins): 27,25%. A margem de lucro
esperada pela empresa é de 15%. O custo de produção é de R$ 9,54 por unidade.
Sendo assim, determine o preço de venda unitário do Álcool Care utilizando o mark-up
multiplicador, considerando que o preço de mercado é R$ 26,00.
Ao final, faça uma análise entre o preço encontrado em relação ao preço de mercado.
Para elaborar o preço de venda, utilize a seguinte fórmula:
Passo 4:
Em tempos atuais, considerando à crise, à grande concorrência e globalização econômica, as
empresas para aumentarem sua participação de mercado “Market-Share” (bem como para maximizarem seus lucros), procuram por estratégias que possam oferecer ao consumidor uma
“cesta” com produtos e serviços diferenciados. No entanto, isso vai depender da estrutura de
mercado no qual a empresa participa. Desse modo, surge diversas estruturas de mercado que podem
definir a forma de atuação dos negócios, seja ele nacional ou internacional.
Conforme as informações evidenciadas no texto, você deverá apresentar um relatório
destacando as principais características da estrutura de mercado no qual a empresa Vital Care está
inserida de acordo com a região e comparar com as características da estrutura de mercado das
demais regiões.
Passo 5:
Considerando o desenvolvimento do projeto do produto Álcool Care:
Para que esse produto seja comercializado, a empresa terá que expandir sua estrutura
produtiva da fábrica em 70 metros quadrados, realizar a compra de máquinas e equipamentos,
contratar 10 funcionários, e comprar matérias-primas para a produção e envase do Álcool.
Tendo como base o montante a ser investido de R$ 500.000,00, a principal atividade neste
momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre
a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo. Com base nos
orçamentos de custos e aquisições para a produção e comercialização do novo produto, bem como
das receitas esperadas do produto Álcool Care, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo
de caixa para o período de 5 anos.
Tabela 01: Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Lucro do produto Álcool Care.
Projeções (R$) | Ano 01 | Ano 02 | Ano 03 | Ano 04 | Ano 05 |
Receitas das Vendas | 725.000,00 | 650.000,00 | 580.000,00 | 420.000,00 | 390.000,00 |
( – ) Custo da matéria prima |
290.000,00 | 292.500,00 | 261.000,00 | 189.000,00 | 175.500,00 |
( = ) Lucro Bruto | 435.000,00 | 357.500,00 | 319.000,00 | 231.000,00 | 214.500,00 |
( – ) Despesas Operacionais |
31.000,00 | 33.170,00 | 35.491,90 | 37.976,33 | 40.634,68 |
( = ) LAJIR | 404.000,00 | 324.330,00 | 283.508,10 | 193.023,67 | 173.865,32 |
( – ) Despesas Financeiras | 4.500,00 | 4.950,00 | 5.445,00 | 5.989,50 | 6.588,45 |
( – ) Amortizações de dívidas |
100.000,00 | 100.000,00 | 100.000,00 | 100.000,00 | 100.000,00 |
( = ) LAIR | 299.500,00 | 219.380,00 | 178.063,10 | 87.034,17 | 67.276,87 |
( – ) IR (15%) | 44.925,00 | 32.907,00 | 26.709,47 | 13.055,13 | 10.091,53 |
( = ) Fluxo de Caixa Líquido |
254.575,00 | 186.473,00 | 151.353,64 | 73.979,04 | 57.185,34 |
Fonte: Elaborado pelo autor (2020).
Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos
investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:
ATIVIDADE A) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento? B) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa? |
Boa atividade
Portfólio Vital Care.
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