Projeto de Extensão – Formação Pedagógica em Matemática
Projeto de Extensão – Formação Pedagógica em Matemática
Relatório final de Atividades Extensionistas
CURSO: |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Formação Pedagógica em Matemática, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Identificar e problematizar questões inerentes a Matemática, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos;
II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Formação Pedagógica em Matemática idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Planejamento e organização
Criatividade e inovação Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Formação Pedagógica em Matemática está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos. |
CONTEÚDOS: |
I – Tecnologias e inovações em educação;
II – Educação inclusiva e valorização da diversidade; III – Didática, planejamento e avaliação; IV – Políticas educacionais e ensino. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e
Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018. CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educaçao Inclusiva Aplicada as Deficiencias: Visual, Auditiva, Fisica e Intelectual. Sao Paulo: Contentus, 2020. SANT’ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestao e legislaçao escolar. 1. ed. Sao Paulo: Erica, 2014. CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepçoes de Educaçao: Espaços, Praticas, Metodologias e Trabalhadores da Educaçao Nao Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS |
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
VEJA TAMBÉM:
Projeto de Extensão I – Cibersegurança
Projeto de Extensão I – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto de Extensão I – Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais |
Projeto de Extensão I – Engenharia Elétrica |
Projeto de Extensão – Gestão de Saúde Pública |
Avaliações
Não há avaliações ainda.