Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II (História)

R$ 27,00

32 páginas no total

Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago

Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II (História)

PLANO ENSINO FUNDAMENTAL – HISTÓRIA

Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II (História)

1. PLANO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS,
E ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado
devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Educação Infantil,
Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais).

Plano de Trabalho Reformulado

Atividade A: Ler os textos indicados.
Atividade B: Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Atividade C: Conhecer a atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica
e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do
desenvolvimento da disciplina.
Atividade D: Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio
ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia).
Atividade E: Pesquisar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.
Atividade F: Elaborar 2 (dois) planos de aula, conforme campo de estágio.
Atividade G: Produzir Relatório de Estágio.

 

1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES

A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de
Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais
dos cursos de Licenciatura, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o
período da pandemia COVID-19.
Verifique seu campo de estágio no Plano de Trabalho original, de acordo com seu curso
e semestre.

 

ATIVIDADE A – Ler os textos indicados

Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na
pasta “Leitura – Textos do Plano de Trabalho – COVID-19”.
Ao acessar a pasta, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique
na respectiva pasta para visualizar o texto.

Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo-
argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos

autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.

 

ATIVIDADE B – Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância
para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa
sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional
brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a
necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar,
professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e as
necessidades da realidade escolar que representa.
Leia um exemplo de PPP disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura –
Textos do Plano de Trabalho – COVID-19”.
A partir da leitura realizada, responda:
1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define
as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação
básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse
documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais
da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de
aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos
que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de
que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.

ATIVIDADE C – Conhecer a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica
e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do
desenvolvimento da disciplina

Identifique, a seguir, seu campo de estágio. Depois, veja os vídeos disponíveis e
responda às respectivas perguntas:
Campo de estágio: Educação Infantil
Vídeos:
1. Vídeo 1 (Tema: Atuação do professor da Educação Infantil)
2. Vídeo 2 (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. Vídeo 3 (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. Vídeo 4 (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação
infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do
professor e explique como essas atividades devem ocorrer.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.

Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Vídeos:
1. Vídeo 1 (Tema: Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
2. Vídeo 2 (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. Vídeo 3 (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. Vídeo 4 (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem
trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da
atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das
regulamentações apresentadas na BNCC?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.

Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Finais
Vídeos:
1. Vídeo 1 (Tema: Atuação do professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental)
2. Vídeo 2 (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. Vídeo 3 (Tema: Atuação da equipe administrativa)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na
Educação Básica recentemente. Esse documento fornece orientações e determina
competências, habilidades e componentes essenciais para estudantes de todas as
escolas brasileiras, públicas e privadas. Porém, esse não é o único documento que
o professor deverá considerar no momento de planejar a sua prática pedagógica.
a. Por que a BNCC não pode ser o único documento orientador do
planejamento docente?
b. Quais outros documentos deverão ser considerados?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.

As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2
páginas.

ATIVIDADE D – Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC
(meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e
tecnologia)

Além dos conteúdos estruturantes, conforme orientações dos documentos oficiais que
norteiam o ensino no país, todo professor deve proceder à abordagem de conteúdos
transversais: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e
ciência e tecnologia. Para isso, as escolas podem contar com a disponibilização de materiais
de apoio para a abordagem desses temas, além de, em alguns casos, receber o auxílio da
atuação de uma equipe multidisciplinar, constituída para o gerenciamento de ações nessa
esfera.
Leia o texto disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura – Textos do
Plano de Trabalho – COVID-19”.
A partir da leitura do texto, você deverá responder às questões listadas a seguir:
1. Como podemos entender o termo Transversalidade?
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu
curso de graduação?
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos
TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua
perspectiva sobre essa metodologia.

As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final.

ATIVIDADE E – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme
respectivo estágio

A partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura –
Textos do Plano de Trabalho – COVID-19”, e da situação-problema nele apresentada, você
deverá redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de
aula.

O texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas.com a solução da situação-
problema, deve ser inserido no relatório final.

 

ATIVIDADE F – Elaborar Planos de Aula

A partir da situação-problema da atividade E, você deverá elaborar uma sequência de
2 (dois) planos de aula para uma turma fictícia, de acordo com seu campo de estágio.
Para a elaboração de cada um dos planos de aula, utilize o modelo a seguir.

MODELO DE PLANO DE AULA
Plano de Aula

Identificação

Disciplina Especificar disciplina
Série Xo ano
Turma X
Período Matutino / Vespertino / Noturno
Conteúdo  Descrever, em tópicos, os conteúdos a serem contemplados.
*Atentar-se para a quantidade adequada de conteúdos.

Objetivos

Objetivo geral
 Iniciar por verbo, em um único tópico, para indicar o resultado geral
relativo à execução de conteúdos e procedimentos da aula.
Objetivos específicos
 Iniciar por verbo, indicando resultados mais específicos, alcançáveis
pelos alunos, e não pelo estagiário.
 Inserir entre três e quatro objetivos.
 Utilizar as sugestões de verbos a seguir.
Verbos ligados ao:
– nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir,
descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar,
sumariar, contar;
– nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar,
estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar, desempenhar,
prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar, usar;
– nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor,
concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar,
desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.

Metodologia

 Descrever, em tópicos, as ações a serem executadas pelo professor
estagiário para o alcance dos objetivos propostos, com ênfase em sua
abordagem teórica e prática.
 Inserir, no mínimo, cinco tópicos.
 Seguir exemplos como os apresentados abaixo, que retratam uma aula
baseada na abordagem da oralidade.

12
1) Inicialmente, os alunos ouvirão um pequeno trecho de um texto oral
e, em grupos, deverão transcrevê-lo.
2) A partir da transcrição, serão explicadas, aos alunos, as diferenças
entre a língua falada e a língua escrita.
3) Após a explicação, os alunos realizarão uma atividade prática, em que
deverão retextualizar, em grupos, o texto transcrito por eles
anteriormente, eliminando marcas estritamente interacionais,
hesitações e partes de palavras.
4) Na sequência, os alunos deverão reestruturar o texto, introduzindo
pontuação e excluindo repetições, reduplicações e redundâncias,
bem como deverão reconstruir as estruturas truncadas e as
concordâncias, além de reordenar o texto sintaticamente.
5) Ao final, cada grupo apresentará o texto reestruturado para a turma.

Recursos

 Descrever, em tópicos, os recursos utilizados (impressos, objetos,
equipamentos etc.).
 Atenção: é obrigatório o uso de um recurso tecnológico digital para a
execução das atividades em, pelo menos, uma das aulas a serem
ministradas. Por exemplo: para uma atividade de leitura, podem ser
mobilizados textos digitais, como vídeos, memes ou outros hipertextos,
além de dispositivos móveis como suportes (celulares ou tablets).

Avaliação

Descrever o modo como a avaliação será realizada na aula,
discriminando, em tópicos, os itens a seguir:
Atividades
 Exemplos: solução de situações-problema; debate; discussão
roteirizada; lista de exercícios; análise de textos/imagens etc.
Critérios
 Exemplos: completude da proposta; quantidade de acertos; interação
com os colegas etc.

Referências

Inserir as referências consultadas para a preparação da aula e/ou das
atividades, seguindo as normas da ABNT:
 SOBRENOME, Nome. Título do livro. Cidade: Editora, 0000.
 SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em:
www.site.com.br. Acesso em: 7 jun. 2019.

ATIVIDADE G – Produzir Relatório de Estágio
Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas no Plano de Trabalho.

2.1 Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.

2.2 Elementos textuais
Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo
o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Atenção:
 Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.
 O relatório deve ser postado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese,
trabalhos enviados em PDF.

2.3 Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.


VEJA TAMBÉM:

Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura reformulação devido à pandemia covid-19 estágio II ensino fundamental (pedagogia)

Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura reformulação devido à pandemia covid-19 estágio i educação infantil (educação física)

Portfólio Politraumatismo e a atuação fisioterapêutica 

Portfólio Cirurgias Ortopédicas

Portfólio Violência contra a Mulher : a pandemia que não cessa.

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II (História)”
Carrinho de compras
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Interessado no Plano de trabalho dos estágios dos cursos de licenciatura Reformulação devido à pandemia Covid-19 estágio I ensino fundamental II (História)?
Custa apenas R$ 27,00!