Portfólio A Reinvenção da Sociedade Empreendedora.
Curso: | Curso Superior de Tecnologia | Semestre: 1º Reg./4º Flex / 6º Flex |
Disciplinas: | Norteadoras do Semestre Letivo |
Prezad@ alun@!
Seja bem-vind@ a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções
voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor
a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta
é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso “A Reinvenção da
Sociedade Empreendedora”, apresentado na sequência.
Você, o sócio do Carlos, ajudará na criação da microempresa. O momento atual exige
muito mais do que coragem e ter uma ideia de negócio nas mãos. Para abrir uma microempresa,
independente do setor, o empreendedor precisa inovar, oferecer um produto de qualidade e ser
um diferencial no mercado.
Para tal, responda as questões a seguir pensando na criação da sua microempresa
com poucos recursos financeiros e, assim, estruture o projeto.
Passo 1
Você, como sócio de Carlos, sabe que o Planejamento Estratégico possui fases, a
segunda fase é intitulada “estabelecimento da diretriz organizacional” e visa estabelecer os objetivos
da empresa, uma vez que, toda empresa, independente do porte, deve ter seus objetivos
estabelecidos.
Logo, você e Carlos estão iniciando uma microempresa e sabem que possuem poucos
recursos no início, contudo, querem definir objetivos alcançáveis para que sua empresa possa crescer
e ser uma boa fonte de renda para ambos.
Você já analisou os cenários, tanto internamento quanto externamente, agora, chegou
a hora de definir a diretriz organizacional, ou seja, os objetivos a serem alcançados. É fundamental
que os objetivos estejam alinhados com a missão da empresa, isto é, a razão pela qual ela existe.
Para tal, responda:
a) O que é a declaração da missão de uma empresa?
b) Por que uma empresa deve definir sua missão?
c) Elabore a missão de sua microempresa (use sua criatividade).
d) Os objetivos e as estratégias de uma empresa estão relacionados? Por quê?
e) Defina 3 objetivos a serem alcançados em médio prazo (5 anos), seja criativo.
Passo 2
Para abertura do novo negócio, você, como sócio da microempresa, realizou um
levantamento e concluiu que será necessário realizar um empréstimo no valor de R$ 85 000,00. Para
isso, foi realizada uma pesquisa em duas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada,
conforme a tabela:
Banco A | Banco B | |
Taxa de juros | 0,9% ao mês | 1,1% ao mês |
Números de parcelas |
180 meses | 120 meses |
Assim, de acordo com as taxas da tabela acima, você deve analisar cada uma das
opções apresentadas, Banco A e B, com o intuito de apresentar ao Carlos a que considera mais
vantajosa para a microempresa.
Você deve determinar:
a) O valor da prestação de cada uma das opções e o montante de cada uma das
opções.
b) A partir do item “a” apresentar ao Carlos o banco que considera mais vantajoso
a microempresa realizar o financiamento.
Passo 3
Reflita sobre as questões a seguir:
1. Analisando o caso apresentado e especialmente o trecho “quando as pautas, as dinâmicas e
a sistemática da vida são definidas por aquilo que está na internet, no smartphone ou nas
redes sociais, podemos dizer que nos tornamos apêndices da tecnologia…é nesse sentido que
a gente desumaniza”, o que você entende? Quais pontos devem ser considerados quando
temos o desafio de inovar, criando uma microempresa que se preocupe com o aspecto da
humanização no ambiente de trabalho?
2. Na sua opinião é possível conciliar a lucratividade / rentabilidade com a humanização? De
quais maneiras?
3. Agora reflita como a conciliação entre lucratividade / rentabilidade e humanização pode
acontecer na microempresa que você e Carlos, seu sócio, estão criando.
Passo 4
A sustentabilidade ambiental apresenta hoje grande importância no processo de
criação e de gestão dos negócios, pois a sociedade tem percebido que nossas necessidades são
infinitas e os recursos naturais são limitados. Por esse motivo, diversas empresas têm investido na
criação de negócios sustentáveis ou na incorporação de processos sustentáveis em seus negócios.
Outra questão importante é o chamado Marketing Ambiental ou Marketing Verde,
uma estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços baseados nos seus
benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma
imagem ecologicamente consciente.
Imagine que na criação desse empreendimento, uma das premissas seja a
responsabilidade socioambiental e você deseja divulgar as práticas de sustentabilidade adotadas pela
empresa em suas redes sociais.
Sendo assim, você deve elaborar uma postagem para a página de Instagram da
empresa, a fim de divulgar as boas práticas adotadas em prol do meio ambiente. Você deve inserir
nesse passo do trabalho a imagem utilizada para a publicação, o texto explicativo e as “hashtags” que
você utilizaria.
Como sugestão, você pode utilizar a plataforma gratuita Canva (canva.com) para
elaboração da imagem utilizada na postagem.
Passo 5
Após a finalização das etapas anteriores, você e seu amigo Carlos precisam elaborar
um documento, no formato de um projeto, a fim de que vocês possam visualizar com mais clareza
todas as etapas necessárias para a abertura da empresa. Sendo assim, a organização e formatação
devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Devem ser observados os seguintes quesitos:
fonte utilizada, parágrafo, espaçamento entre linhas e citações. As citações devem seguir as
orientações para citações diretas e indiretas (NBR 10520 de 2002). Finalizando o projeto, também
devem ser apresentadas as referências (NBR 6023 de 2002) utilizadas para a elaboração do
documento.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio o caso da empresa Lancaster
Portfólio Uma gestão participativa em ambientes digitais
Portfólio O caso da paciente Cristina
Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos
Avaliações
Não há avaliações ainda.