Portfólio Análise da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX

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Portfólio Análise da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX

 

Portfólio Análise da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX

Curso: Formação Pedagógica em História

Semestre: 3° – Área Afim

POSSUI UM TOTAL DE 10 PÁGINAS

 

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como temática:
Análise da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX. Nesse momento o foco será a dinâmica da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX. Para isso, também será importante pensar sobre a economia, o tráfico negreiro, as alforrias e resistências escravas. Escolhemos esta temática por possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) e, também, da Situação-problema
fornecerá os elementos necessários para a elaboração da produção textual.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Ao realizar um levantamento de livros e artigos científicos que tratam sobre a escravidão no
Brasil, nos deparamos com várias questões abordadas sobre o tema, como por exemplo, a ideia de que a escravidão no Brasil foi mais “benigna”. Observe os trechos abaixo:

“Essa visão começou a modificar-se no início do século XIX, de início pela pena dos
viajantes europeus que então passaram a percorrer ou morar no Brasil. O inglês Henry
Koster, por exemplo, senhor de escravos em Pernambuco na segunda década do
oitocentos, não deixou de observar a facilidade com que escravos crioulos e mulatos
obtinham a alforria no Brasil, contrastando-a com as dificuldades encontradas pelos
escravos do Caribe inglês. Reside aí, nos relatos de viajantes europeus, a origem da
imagem da escravidão brasileira – e mesmo – ibérica – como mais ‘benigna’ do que a
escravidão anglo-saxônica.” (MARQUESE, 2006, p. 107).
“[…] Vários autores consideraram a tese da benignidade uma mera expressão da
ideologia das camadas dominantes no século XIX; sua divulgação, especialmente no
exterior, faria parte dos esforços do governo imperial no sentido de disseminar uma
imagem amena da escravidão e, com isso, contrapor-se ao movimento abolicionista.”
(VERSIANI, 2007, p. 163)

A ideia de que a escravidão no Brasil foi mais “benigna” é uma questão que merece um olhar
crítico e reflexivo. Contudo, há outras questões que também devem ser analisadas: Como se
caracterizaram as resistências de africanos escravizados, no Brasil, entre os séculos XVII e XIX? Quais mecanismos foram usados para garantir a reprodução da sociedade escravista brasileira no tempo e evitar um quadro social tenso? São sobre essas questões que você deverá refletir ao desenvolver essa produção textual.

Situação-problema

Galdino é aluno do curso de Formação Pedagógica em História e foi convidado para escrever
um texto sobre “A escravidão no Brasil”. O texto será publicado em um jornal no mês de maio,
quando se comemora a abolição da escravidão. Galdino pensou em várias possibilidades de
abordagens, como: a abolição da escravidão ou a escravidão no Brasil atual. Mas, optou por abordar questões relacionadas à dinâmica da escravidão entre os séculos XVII e XIX.

Com o objetivo de abordar a escravidão no Brasil, entre os séculos XVII e XIX, Galdino iniciou uma pesquisa e selecionou dois artigos, que embora não sejam recentes, tratam de elementos importantes acerca do período que pretende analisar. O primeiro artigo é “A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX”, e o segundo é “Escravidão ‘suave’ no Brasil: Gilberto Freyre tinha razão?”. Esses artigos chamaram a atenção de Galdino para algumas questões pouco discutidas sobre a escravidão, como a ideia de que no Brasil a escravidão foi mais “benigna”.

Ao escrever um texto sobre “Análise da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX”,
Galdino tem como objetivo refletir sobre os seguintes aspectos: atividades econômicas baseadas na escravidão, formas de resistência, legislação escravista portuguesa, relação entre alforrias e tráfico negreiro transatlântico, meios de reprodução da sociedade escravista brasileira no tempo, a ideia de que a escravidão no Brasil foi mais “benigna”.

Orientações para a execução do trabalho

A partir da leitura da situação-problema apresentada, seu desafio é de se colocar no lugar de
Galdino e produzir um texto dissertativo e argumentativo sobre: Análise da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX. Para isso, siga as orientações abaixo:

1o – Leia os textos indicados a seguir:

MARQUESE, Rafael de Bivar. A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e
alforrias, séculos XVII a XIX. Novos estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 74, p. 107-123, mar. 2006.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
33002006000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 14 jul. 2021.
VERSIANI, Flávio Rabelo. Escravidão “suave” no Brasil: Gilberto Freyre tinha razão? Revista de
Economia Política, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 163-183, jun. 2007. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572007000200001. Acesso em:
14 jul. 2021.

2o – Elabore um texto sobre a: “Análise da escravidão no Brasil entre os séculos XVII e XIX”.
Elencamos abaixo sete pontos relevantes que deverão ser contemplados no seu texto:

 Discorra, brevemente, sobre as atividades econômicas que se basearam na mão-de-obra do
africano escravizado;
 Analise as formas de resistência do africano escravizado entre o séc. XVII e início do séc. XIX;
 Relacione o escravismo de plantation, o quadro demográfico existente e a resistência escrava
coletiva;
 Explique os mecanismos usados para garantir a reprodução da sociedade escravista brasileira
no tempo e evitar formas de resistência, como a de Palmares, e um quadro social tenso;
 Discorra sobre a relação entre as alforrias e a acentuação do tráfico negreiro transatlântico;
 Discorra sobre o panorama da escravidão no Brasil na passagem do séc. XVIII para o XIX;
 Analise os argumentos usados para justificar que a escravidão no Brasil foi mais “benigna”.


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Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

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